Verão exige cuidados especiais com alimentação

by Diário do Vale

Para ajudar na hidratação: frutas com maiores quantidades de água, como melão e melancia, picolés de frutas e água de coco (Foto: Arquivo)

Volta Redonda – O cuidado com o corpo é primordial em todas as estações, porém o verão tem seus vilões quando se trata de alimentação: o organismo requer atenção para o melhor funcionamento durante esse período. Segundo Vanessa Vasconcelos Nutricionista, doutora em ciência de alimentos, deve se evitar principalmente alimentos com grande quantidade de sal, devido à retenção de líquidos. Frituras e a tradicional feijoada podendo ser substituídos por um bom prato com salada e carne grelhada.

Na lista dos mocinhos entra o açaí sem os xaropes e caldas devido ao seu alto teor de açúcar, frutas com maiores quantidades de água, como melão e melancia, frutas que possuem 90% de água atuando na reidratação, picolés de frutas, água de coco que possui na sua composição minerais eficazes além de baixa quantidade de gorduras .
Hidratar é a palavra chave e a garrafinha de água é essencial, 2 litros ao decorrer do dia, ressalta Vanessa. A importância de manter os alimentos em devido equilíbrio vai além de apenas um período do ano, e pode proporcionar uma melhor qualidade de vida, melhoras na imunidade agindo como um remédio natural na prevenção de resfriados e doenças.

A alimentação balanceada, segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), recomenda a ingestão de 400 g por dia de frutas , legumes e frutas.

— Esse consumo seria distribuído durante o dia pela manhã uma fruta, na hora do almoço legumes ou verduras como cenoura , alface e tomate, e durante a tarde uma pera ou qualquer fruta a escolha do consumidor — explica Vanessa.
Ainda segundo ela, apesar de certos cuidados a dica é comer de tudo de forma moderada, exceto se a pessoa possuir alguma restrição alimentar no caso de diabetes (consumo de doces) e pessoas hipertensas (consumo de sal); com um bom planejamento alimentar acompanhado de um nutricionista é possível adequar a quantidade proporcional a cada consumidor conforme suas necessidades.

Grande parte dos pais tem dificuldade de convencer as crianças a consumir certos alimentos. Nesse caso o recomendado é que os pais despertem o interesse do filho consumindo junto com eles. Com algumas oficinas de culinárias é possível orientar a forma correta de incentivar e dar mais sabor aos alimentos que a criança vai consumir.
Quando o assunto é sobremesa Vanessa deixa a dica dos Smoothies (sucos batidos com a própria polpa e menos adoçado possível ) e salada de frutas, que são uma boa opção, além de refrescantes.

Consultar um especialista é sempre recomendável quando se inicia um processo de educação alimentar pois crianças, adultos, idosos, gestantes possuem suas particularidades variando de acordo com idade, sexo se são ou não praticantes de atividades físicas, patologias e objetivos a ser alcançado sendo mais eficiente e seguro do que consultar sites e dicas que não são feitos por um profissional do ramo, além da alimentação tenha sempre um chapéu, protetor solar, ande sempre locais que possuam sombra são as receitas para curtir o verão da melhor forma e levar dele só as melhores recordações.

You may also like

1 comment

Lorraine 29 de janeiro de 2019, 09:15h - 09:15

Adorei!
Ótima matéria, super completa!

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996