Vereadores aprovam linha de ônibus para famílias de presos de Resende

by Diário do Vale

Resende –  Com o fim da construção da cadeia pública de Bulhões previsto ainda para este ano, os vereadores de Resende já começaram a se mobilizar no sentido de garantir o acesso das famílias dos presos e dos funcionários da instituição ao local. Na sessão do dia 18 de junho, a Câmara Municipal aprovou de forma unânime uma indicação de autoria do vereador Tivo (PP) para que a prefeitura providencie uma linha de ônibus específica destinada a atender as pessoas que precisarem ir até a unidade prisional.

O autor da proposta destaca a importância de se dotar a área da infraestrutura necessária para o bom funcionamento da cadeia pública, cuja unidade ocupa uma área de 20 mil metros quadrados, a 25 quilômetros do Centro de Resende, perto do limite com o município de Porto Real.

– Por ficar em uma região distante do centro urbano de Resende, é fundamental que o poder público comece a preparar o local para começar a receber um significativo fluxo de pessoas muito em breve –  justifica o vereador, acrescentando que a oferta de transporte público específico é um dos primeiros passos na adaptação daquele espaço para o funcionamento da cadeia pública.

No exercício do seu segundo mandato, Tivo frisa também a importância da implantação de uma linha de ônibus específica com o objetivo de evitar os transtornos enfrentados pelas famílias de presos na unidade prisional. Ele lembra que, atualmente, as famílias enfrentam muitas dificuldades quando precisam se deslocar a Volta Redonda, onde se localiza a cadeia pública mais próxima, ou ao Rio de Janeiro.

– A cadeia pública fará parte em breve do dia a dia do município de Resende, daí a necessidade de assegurar o direito ao transporte das famílias dos encarcerados e dos funcionários que passarão a atuar nesta unidade. Temos consciência dos transtornos que as famílias hoje enfrentam quando vão visitar os presos, em Volta Redonda, ou até mesmo no Rio de Janeiro – declarou Tivo.

A unidade de Bulhões (Resende) irá receber presos da região sul do Estado do Rio de Janeiro que aguardam julgamento e a previsão é de que tenha capacidade para abrigar 300 homens e 144 mulheres, que serão mantidos em prédios diferentes.

– Uma vez que uma das principais motivações para a obra é justamente facilitar o acesso das famílias aos seus presos, cabe agora trazer os serviços públicos na direção dos arredores daquela unidade e facilitar o acesso da população – argumenta Tivo, lembrando que sua indicação já foi encaminhada pela Câmara Municipal para análise da Superintendência de Transporte e Trânsito da prefeitura.

Depois de ser tema de audiências públicas na Câmara Municipal, a construção da cadeia pública (casa de custódia) de Resende teve início em dezembro de 2013 e seu custo total é de aproximadamente R$ 26 milhões. Trata-se da primeira instituição do Sul Fluminense a contar com ala feminina e o projeto da obra prevê a instalação de aparelhos para deficientes físicos, a criação de rampas de acesso e banheiros adequados aos cadeirantes.

A Casa de Custódia de Resende faz parte de programa Delegacia Legal do Governo do Estado do Rio de Janeiro. O projeto altera a estrutura física e a rotina das delegacias, prevendo, entre outras medidas, o fim das carceragens policiais. A cadeia pública de Volta Redonda, primeira a ser construída no Sul Fluminense – também foi edificada de acordo com a proposta do programa Delegacia Legal.

You may also like

10 comments

Manoel 27 de junho de 2015, 11:45h - 11:45

Os caras roubam, matam, sequestram, depois

Manoel 28 de junho de 2015, 10:44h - 10:44

Esses vereadores não merecem ser reeleitos,
Ficar ganhando para fazer uma Lei dessas .
Deixam os caras ficarem sozinhos na cadeia para aprender a viver.
Absurdo, tinha que ser em Resende, a roça do Paraiba.

Leo 26 de junho de 2015, 12:19h - 12:19

Vereador,do PP.partido dos preso que milagre é este preso não da VOTO!

geninha 26 de junho de 2015, 11:42h - 11:42

O BRASIL É SURREAL. SE PROCUPAM MAIS C O BEM ESTAR DAS FAMÍLIAS DE “VAGABUNDO”, QUE FIZERAM ATROCIDADES MIL, SIM PORQUE SE NÃO FIZESSEM NÃO ESTARIAM LÁ, DO QUE C AS FAMÍLIAS DE TRABALHADORES E/OU DAS VÍTIMAS.
APOSTO Q CONDUÇÃO ESCOLAR É PRECÁRIA !!!!!!.

Paulo Roberto 26 de junho de 2015, 09:18h - 09:18

É só a família pagar a passagem normalmente e o transporte também atender os moradores do local, como acontece no Roma em V. Redonda, que por sinal não construiu nem uma cobertura com bancos no ponto de ônibus. E na chegada ainda é perigoso para atravessar a Rodovia dos Metalúrgicos. Já vi mulheres com bolsas de supermercado e crianças no colo circulando pelo acostamento e na curva da estrada.

claudio 26 de junho de 2015, 07:03h - 07:03

Concordo plenamente.

ÊTA POVINHO sem noção 25 de junho de 2015, 22:51h - 22:51

Esses vereadores não têm o que fazer de mais importante e útil para a sociedade? Eles fazem isso porque o dinheiro não é deles.

O que dizem os eleitores desses vereadores de Resende SEM NOÇÃO como os jovens?

O que dizem os eleitores do vereador Tivo (PP)? Já era de se esperar uma atitude assim, pois esse partido está entre os primeiros sugadores da Petrobrás.

adriano 25 de junho de 2015, 19:12h - 19:12

TA DE SACANAGEM, ALEM DE EU TER QUE PAGAR PARA ESSA BANDO DE MELIANTES FICAR ATOA, AGORA O GOVERNO EM VEZ DE GASTAR TEMPO PARA RESOLVER SAÚDE EDUCAÇÃO VEM COM ESSE PAPO DE ÔNIBUS PARA FAMÍLIA DE PRESO… ELES QUE SE TELETRANSPORTEM, OU APRENDAM A VOAR…. PQ NINGUÉM PENSA NA FAMÍLIA DAS VITIMAS…
BANDIDO BOM E BANDIDO MORTO

Henrique 25 de junho de 2015, 20:32h - 20:32

NAO PRECISO DIZER MAIS NADA!!!! O ADRIANO JA DISSE TUDO!!!!!!!!!!!

Al Fatah 25 de junho de 2015, 23:31h - 23:31

Se não for gratuito, não vejo problema. Inclusive evita que a prefeitura banque transporte para visitação em presídios de outras cidades…

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996