;
terça-feira, 24 de novembro de 2020 - 09:11 h

TEMPO REAL

 

Capa / Política / Vereadores aprovam tombamento do Recreio

Vereadores aprovam tombamento do Recreio

Matéria publicada em 16 de junho de 2020, 20:38 horas

 


Projeto do vereador Rodrigo Furtado foi aprovado por unanimidade; outros parlamentares falam em desapropriação

Projeto aprovado na Câmara Municipal tomba o Recreio
(Foto: Paulo Dimas)

Volta Redonda – Na sessão desta terça (16), foi aprovado por unanimidade, na Câmara Municipal de Volta Redonda, um projeto de lei do vereador Rodrigo Furtado, assinado por diversos vereadores em coautoria, tombando o Recreio. O projeto foi votado em regime de urgência e preferência, requerido por Rodrigo Furtado aprovado por 15 vereadores, e aprovado por unanimidade, e segue para o prefeito Samuca Silva para sanção.
Samuca, por sua vez, já havia anunciado, no sábado, que prepara uma negociação com a CSN e a Fundação CSN para manter o Recreio em funcionamento.
Em nota, a Câmara Municipal informou que “os vereadores da Câmara Municipal de Volta Redonda receberam com muita tristeza, no último dia 12 de junho, a notícia do encerramento das atividades do Recreio do Trabalhador. Na nota emitida para comunicar o fechamento, a Fundação CSN explica que por conta da Pandemia do novo Coronavírus – Covid 19, os clubes foram obrigados a paralisar suas atividades, por se tratar de locais propícios a aglomerações, mas a situação do Recreio foi agravada com a perda, ao longo do tempo de uma quantidade de sócios significativa, declinado, assim, com o fechamento”.
Os vereadores vão se reunir na quinta-feira, dia 18, para discutir outras soluções para o local. Entre as propostas, está a desapropriação do local.
O atual Presidente da Câmara, o vereador Nilton Alves de Faria, o Neném, diz que não poupará esforços para que as atividades do Recreio do Trabalhador retornem, sabe que terá que conhecer o porquê dessa triste decisão, Entende a seriedade do assunto e, acredita, que a Fundação CSN relutou muito pra chegar no encerramento, mas buscará junto com seus pares, esclarecimentos através de documentos junto à Fundação CSN.
— O Recreio sempre foi palco de grandes acontecimentos culturais, além de formaturas, jogos diversos, competições e muitas festas importantes pra cidade de Volta Redonda. Essa história não pode acabar dessa forma — finalizou Neném.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

33 comentários

  1. Avatar
    capeta da grota do santa cruz

    ….DEPOIS QUE A VACA JA FOI PRO BREJO…….

    • Avatar
      Uma pessoa como outra qualquer só que de Volta Redonda

      Parabéns pela matéria e acompanhamento do curso dessa história! Espero ver mais notícias à respeito por aqui! Volta Redonda tem de dominar seu patrimônio! A CSN deve muito à todos nós. Parabéns também à Câmara! Espero que essa atitude e preocupação sejam apenas indícios de muito trabalho que está por vir de modo a valorizar e preservar nosso patrimônio. Mas depois de tombar é importante PRESERVAR! O que será feito depois de tombado? Vão revitalizar? Mudar o uso? Isso precisa ser debatido.

  2. Avatar

    Tem que tombar mesmo. A área é de interesse cultural, esportiva e histórica. O tombamento irá preservar o uso e impedir que a área vire um estacionamento, depósito de escória etc. O povo tem que aprender a defender as áreas de lazer da cidade.

  3. Avatar

    Esses VEREADORES tem é que verificar a PMVR por ter pago milhões a um aplicativo da Educação que não funciona conforme noticiados ontem na Band Rio e as crianças ficam como nessa história toda.

  4. Avatar

    Vai tombar e vai ser pior, porque o prefeito não cuida nem da cidade, dos asfalto e das pracinhas, acha mesmo que vai cuidar do recreio que está caindo aos pedaços? Vai ficar ainda mais abandonado.

  5. Avatar

    Para um bom entendedor, um Pingo é letra.
    O tombamento: é um ato administrativo realizado pelo poder público Mmunicipa, Estadual e ou Federal), com o objetivo de preservar, através da aplicação da lei, bens de valor histórico, cultural, arquitetônico e ambiental para a população, impedindo que venham a ser destruídos ou descaracterizados. Os Efeitos do tombamento é manter a Vigilância permanente do bem tombado (poder de inspeção); Manutenção do bem caso o proprietário não tenha condições; Direito de Preferência na aquisição do bem.

  6. Avatar

    Tombamento pra que? O dono do imóvel faz o que quiser de sua propriedade, deixem o Benja especular, pq não tombam os imóveis onde moram os vereadores?

  7. Avatar

    A privatização deveria ser apenas a empresa, sem os imóveis que deveriam ser vendidos ou transferidos para a prefeitura, agora já era.

  8. Avatar

    Deveríamos lutar pela diminuição de vereadores, e de seus subsídios como já fizeram e outros municípios do Brasil como: Lucelia – SP, Matão – SP, São João da Boa Vista – SP, dentre outros.

  9. Avatar

    Esses vereadores deveriam é ter vergonha na cara, o local é da csn ela faz o que quer…vai fazer abaixo assinado pra prender o Paulinho do RX que tá ganhando até hoje pra ser corrupto…vereadores sem ter o que fazer tomara que a csn meta um processo no lombo de vcs.

    • Avatar

      Bom dia, já que estão se referindo aos vereadores como uns inoperantes, lembre-se, a eleição está chegando, e o certo seria tirar todos os que lá estão, renovar, e se possível diminuir a quantidade deles.

  10. Avatar
    Adélio Mortandela Antifas Factóide

    “Tombar” de jogar no chão, né??? Kkkkkkkk!!!

    • Avatar

      O ato do tombamento e a desapropriação

      São atos totalmente diferentes. O Tombamento não altera a propriedade de um bem; apenas proíbe que ele venha a ser destruído ou descaracterizado. Logo, um bem tombado não necessita ser desapropriado, mas deve manter as características que possuía na data do tombamento.

  11. Avatar

    Parabens Vereadores..
    Aqueles cidadaos que acham que a história de VR pode ser apagada e nao valorizam o RTGV e outros espaços da cidade poderiam muito bem se retirar para outras cidades.

  12. Avatar

    Um bando de COVARDES!!!

    O imóvel é da CSN, ela faz o que quiser com ele.

    Os vereadores e população de V.R. não se envolveram na privatização nunca participaram de nada com relação a CSN (exceto D.Waldyr).

    Isso é o CAPITALISMO.

    Os nosso vereadores só ficam sentados agora querem legislar sobre a propriedade privada.
    Vão trabalhar e cuidar da CPI da injeção.!!!

    • Avatar

      Povo nem lembrava que aquilo existe, agora fica nessa bobagem de preservar a história, tem história nenhuma aquilo ali. Nem o próprio dono quer mais. Prefeitura vai gastar um dinheirão pra manter aquilo para continuar indiferente na vida das pessoas.

    • Avatar

      Olá só podia mesmo ser uma PROPOSTA desses INOPERANTES E PARASITAS Vereadores!!
      Não conhecem nada, devem estar de quarentena ainda , só que por 4 anos kkkkk
      O Tombamento será para criar mais um Elefante Branco na cidade !! BURROS!!
      Veja no Brasil todo quantos imóveis TOMBADOS E ABANDONADOS??

  13. Avatar

    Parabéns aos vereadores e ao Rodrigo Furtado pela iniciativa. Isso sim é digno de função do cargo. Não aquela palhaçada que Paulinho do RX estava fazendo… O cara fazia vídeos… Mais nada!!

    Não acho justo a população perdendo seus empregos, vocês vereadores trabalhando e aquele vabagundo em casa sem produzir nada recebendo… Tá fácil demais pra ele…

    Paulinho também precisa levar um tombo!!! Cassação já!!!

  14. Avatar

    Aquilo é da csn ela faz o que quiser com aquele elefante branco. Quero ver quem vai pagar a conta , nós né.

    • Avatar

      Tanta coisa para Se preocupar. Quantas pessoas na cidade tem acesso ao Recreio do Trabalhador? Não cuidam nem da piscina da Ilha São João, querem cuidar de algo que nem da Prefeitura é. Dá uma olhada na cidade que tem muitas coisas mais importantes para serem feitas.

  15. Avatar

    Esses VEREADORES tem que votar a radução de seus salários por não estarem fazendo nada , isso sim.

  16. Avatar

    Boa noite, parabéns vereadores por esta boa ação, creio eu que este local fez parte da vida de alguns, espero que não termine em pizza esta proposta.

    • Avatar

      Boa tarde, vejo tanta reclamação sobre o prefeito e de alguns vereadores só que eles estão lá porque o povo colocou, os Volta Redondense queriam mudanças e tiveram, este ano e de eleição vamos ver se o povo vai querer ter mudanças de novo.

  17. Avatar

    quem dá mais????

    • Avatar

      Bom dia Lucas,

      Fico muito indignado com seu comentário,quem dá mais,isso não é pra sair de volta redonda ou do povo de volta redonda,o recreio tem história,estuda um pouco antes de falar asneiras.

  18. Avatar

    Parece bom, mas não é. Deveriam tombar só a área do ginásio. No restante não há nada de especial que mereça ser tombado e perenizado. Piscinas, campos e quadras esportivas há às dezenas pela cidade. Todo condomínio erguido hoje em dia possui essas benfeitorias, o que tem feito com que os clubes cada vez mais percam sócios. Perderam a razão de existir!…

    A pergunta que fica é: o quê pretendem fazer com a área? Vão deixar tudo parado em nome da memória afetiva da cidade, um terreno daquele tamanho, valorizado, em uma das áreas mais nobres da cidade?… Só vejo duas alternativas de aproveitamento racional para ali: criar um parque urbano ou entregar à especulação imobiliária, que é um direito do proprietário!

    • Avatar

      BOM DIA EMIR,GOSTO MUITO QUANDO PESSOAS COLOCAM NOME EM SUAS FALA,NÃO POSSO CONCORDAR COM VOCÊ PORQUE O RECREIO É HISTÓRIA DE VOLTA REDONDA,NO RIO DE JANEIRO TEM VÁRIO IMÓVEIS QUE FORAM TOMBADO,DEVIDO SEREM PARTE DA HISTÓRIA.TEMOS QUE ENCONTRAR OUTRA SOLUÇÃO.
      ABRAÇO ALESSANDRO

    • Avatar

      Alessandro, eu duvido muito que vc vai encontrar na capital um ENORME TERRENO VAZIO tombado. Tudo o que eu conheço que é tombado, em todos os lugares, são construções e obras… Obra histórica ali no Recreio é só o ginásio, só a área dele deveria ser passível de tombamento. Ninguém tomba terreno vazio! As piscinas não têm apelo histórico e menos ainda os campos, que foram descaracterizados ao longo do tempo…

    • Avatar

      Sempre leio aqui suas colocações e gosto delas.Concordo com vc e acrescento dois exemplos aqui na nossa cidade.O Cinema 9 de abril, de propriedade do Clube dos Funcionários da CSN tornou-se deficitário e inoperante pois é antigo e perdeu espaço para os novos existentes nos Shoppings.O Clube pensou em vender e viraria uma igreja evangélica.Diante dessa informação a Prefeitura TOMBOU. Está lá arrendado e caindo aos pedaços se deteriorando a cada dia.Mais um Exemplo o antigo Tiro de Guerra na rua 60, área nobre e de grande dimensão pertencente à CSN que estava sendo especulado para construir um condomínio de prédios.Foi tombado e lá está sendo deteriorado e prestes a cair pelos danos causados pelo tempo e sem nenhuma MANUTENÇÃO.O Recreio terá o mesmo destino caso seja tombado.O Prefeito deveria era juntar-se aos grandes comerciantes de VR é trabalhar como SESC para assumir o local para lazer dos COMERCIARIOS de VR é adjacências.

  19. Avatar

    Se a ideia da CSN era fazer especulação imobiliária, esse tombamento atrapalhou…

    • Avatar

      VR foi planejada por arquitetos de renome.

      Muita beleza foi perdida, mas temos que lutar pelo que resta e cuidar!

      Quando olhamos fotos antigas, VR era a coisa mais linda!

      As casas da Vila estilo americano, o Recreio , a praça Brasil com seus monumentos, lembra muito a arquitetura Brasília e de Belo Horizonte.

      Temos que fazer da vila um museu a céu aberto, estilo plano piloto em Brasília.

      O que se perdeu , se perdeu, mas o que ainda dá para preservar, preservar, acho a escola técnica muito linda.

      Sem falar que VR precisa de áreas abertas e não de mais um espigão.

      Se a população abaixar a cabeça nada mudará.

      Lutemos por nossa cidade e pela sua memória.

      Nesse momento de corona vírus em que muitos de nossos pais e avós estão morrendo, não podemos deixar a memória e a história de nossa cidade morrer.

      Políticos de Volta Redonda lutem por nossa cidade, sua história e memória .

      Independente de tombamento o local poderia ser cedido em permuta para o Voltaço ou ser desapropriado para a prefeitura.

      VR é nossa, da comunidade e não de um único dono.

      A época dos barões já acabou faz tempo!

    • Avatar

      Tudo era da CSN amigao………..CSN mexe com aco

Untitled Document