terça-feira, 15 de junho de 2021 - 13:42 h

TEMPO REAL

 

Capa / Região / Viagem da terceira idade e Hospital do Idoso estão garantidos para 2017

Viagem da terceira idade e Hospital do Idoso estão garantidos para 2017

Matéria publicada em 3 de outubro de 2017, 18:07 horas

 


Prefeitura fez o anúncio durante a comemoração pelo Dia do Idoso; evento aconteceu no Clube Náutico

Volta Redonda – Parte dos 300 usuários da Policlínica da Melhor Idade, que funciona no Jardim Paraíba, participou na manhã desta terça-feira (3) de um café da manhã festivo pelo Dia do Idoso, comemorado no último dia 1º de outubro. Durante o evento, organizado pela Secretaria de Saúde de Volta Redonda, no Clube Náutico, no Aterrado, os idosos receberam duas notícias importantes: a garantia da viagem da terceira idade e a implantação do Hospital do Idoso.

A primeira foi anunciada pelo vice-prefeito e secretário de Ação Comunitária de Volta Redonda, Maycon Abrantes. Ele lembrou que a valorização da terceira idade é um compromisso da gestão do prefeito Samuca Silva.

– Dia do idoso é todo dia. Temos que cuidar daqueles que contribuíram com a nossa formação e ajudaram a construir a nossa cidade – disse, anunciando em seguida que a viagem da terceira idade está garantida para este ano.

O secretário de Saúde de Volta Redonda, Alfredo Peixoto, acrescentou que o tratamento adequado ao idoso é prioridade. “A aplicação de políticas públicas para garantir melhor qualidade de vida e a superação da expectativa de vida em relação à média brasileira são objetivos. Em breve teremos o Hospital do Idoso, que dará um atendimento muito ampliado se comparado à Policlínica da Melhor Idade”, disse o secretário.

A festa teve café da manhã, música, dança e a participação especial da usuária da policlínica, Clarinda Soares Braz, que cantou à capela “Além do Arco-Íris”, versão em português da música da trilha do filme “O Mágico de Oz”. “Gosto muito do atendimento na Policlínica da Melhor Idade. Quis fazer uma homenagem aos funcionários e aos colegas”, disse.

Eva Maria Campos Gomes foi uma das primeiras a chegar. “Estou há um ano em tratamento na policlínica. Faço as consultas com geriatra, mas o que mais gosto é da Oficina da Memória”, afirmou. O casal Maria do Socorro e Dirceu Martins Sarmento, que frequenta a unidade há sete anos, também é fã da Oficina da Memória. “Fazemos exercícios que estimulam o cérebro e ativam nossa memória”, falou dona Maria.

Dia do Idoso: Festa teve café da manhã, música e dança (Foto: Evandro Freitas-Secom/VR)

Dia do Idoso: Festa teve café da manhã, música e dança (Foto: Evandro Freitas-Secom/VR)

Oficina da Memória

A Oficina da Memória é um programa voltado para idosos que apresentam queixas leves de esquecimento. Três grupos com vinte usuários têm encontros semanais na policlínica. Nas reuniões são realizados exercícios cognitivos para trabalhar o cérebro e ativar a memória. Os grupos da Oficina da Memória são anuais e, normalmente, iniciam as reuniões em fevereiro. Os idosos interessados devem fazer as inscrições na sede da policlínica durante o ano.

A Policlínica da Melhor Idade ainda oferece oficina de artesanato, que é realizada por professoras voluntárias. E o grupo Reviver, coordenado por uma psicóloga, que é voltado para idosos com quadro de depressão.

A Policlínica

A unidade é referência em atendimento ao idoso com equipe multidisciplinar tendo a geriatria como destaque. Os idosos, com mais de 60 anos, são recebidos na policlínica encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde e de Saúde da Família. A partir daí, é seguido um protocolo que, entre outras coisas, prevê que o usuário da Policlínica do Idoso tenha mais de três patologias, apresente demência ou doenças como Parkinson.

Quando chega à unidade, primeiramente, o idoso é encaminhado para um dos sete geriatras da equipe, que vai definir o tratamento e fazer os encaminhamentos que achar necessário. Na policlínica atuam neurologista, nutricionista, psicólogos e uma equipe de enfermagem para atender os usuários.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

19 comentários

  1. Tem muito velhinho aí que até poderia viajar, mas depende da prefeitura pra isso, porque gasta a maior parte da aposentadoria da CSN (dos bons tempos) pra sustentar filho marmanjo de 30 anos desempregado que mora num puxadinho no quintal da família. Marmanjo parasita, aliás, que é contra o Bolsa Família… conheço vários.

  2. A VIAGEM DOS IDOSOS ESTÃO GARANTIDAS PARA O HOSPITAL.

  3. Penso eu que este Samuca tem que ser estudado. Na campanha conquistou a todos com promessas de mudanças e hoje o que vemos é um prefeito omisso e sem caráter. Por todos os comentários que li, dá para verificar que ele está apenas enganando o povo. Sobre a rodovia do contorno e o novo hospital regional, ele ganhou de presente duas obras praticamente prontas para serem entregues a população. Samuca, você não passará de um mero Prefeitinho que através de uma ótima lábia, enganou à toda população que acreditavam numa mudança. Aproveite bem o teu mandato, pois nas próximas eleições nem para síndico o Sr será elegido. É uma pena ter a oportunidade de mudanças e ser mais um covarde a mando dos corruptos.

  4. Pão e circo…

  5. …..Mas como já disse está tudo bem em Volta Redonda.
    Nenhum órgão de imprensa, faz matérias sobre a insatisfação da população,
    apenas reproduzem o que a assessoria de imprensa da P.M.V.R, lhe informam; o que faz todos eles se tornarem meros representantes ” Não OFICIAIS”, desse DESGOVERNO.

    Fica o fragmento de texto abaixo, para reflexão.

    “…Penso que o papel do jornalista, na sociedade do consumo, é interpretar e traduzir informações. Não cabe a ele apenas informar…”Tiago Lobo.

  6. Viagem pra idoso fala sério… cadê os exames da Radiclin que a prefeitura rescindiu o contrato , viagem pra a idosos tem nas nossas costas com a iluminação publica antes de pensar em viajem para idoso Sr Sabosta enganador iludiu todo mundo , cuida melhor da nossa cidade , antes tivesse votado na América Teresa ou em qualquer outro candidato ….enganador

  7. Taxa de iluminação é uma vergonha!! SAMUCA, a tua luz se apagará daqui a 3 anos…

  8. O tal “SAMUCA” que tanto falou sobre uma nova forma de se fazer política, está mostrando agora que aprendeu muito com o “NETO”.

  9. Estranho seria se a viagem fosse cortada. Como garantir os votos? Na nossa casa em tempos de crise cortamos aquilo que não é essencial. Mas na política, a fonte de votos e propaganda fala mais alto!
    Quanto ao hospital e demais demandas para cuidar da saúde tanto dos idosos quanto da população em geral são válidas.

  10. o gestor se transformando em um politico populista. O embriao vai virar um Garotinho.

  11. Creio q as crianças também precisam de atenção.
    No Belmonte tem uma placa a 2anos ou mais anunciando a construção de uma creche, até hoje nada.
    O lugar é deserto, serve de esconderijo, e local de uso de drogas.
    Cadê a creche q não tem nem se quer as colunas para dar início?
    O idoso precisa, mas as crianças tbm

    Quanto a taxa q o colega mencionou aí, é uma vergonha….. pagamos tantas coisas já é não temos retorno de nada.
    Agora eu tenho que pagar p cuidar da minha filha que é especial? Pq ela dorme tarde e minha conta não vem menos de 100

    Brasileiro é escravo…. tudo temos que pagar mas não temos retorno e muito menos direito de reclamar ou correr atrás… arrumam leis dos contos da carochinha p justificar esse assalto aí.. .. vergonha de ser brasileira

  12. isso é olho nos voto dos idosos pra 2018

  13. O CÓRREGO BUGIL NO BAIRRO SIDERLÃNDIA ESTÁ NECESSITANDO URGENTE DE UMA DRAGAGEM, TODA VEZ QUE TEM UMA CHUVA UM POUCO MAIS FORTE ELE TRANSBORDA E JOGA PARA O INTERIOR DAS CASAS UMA ÁGUA PODRE E FÉTIDA. SOCORRO SECRETARIA DE OBRAS, SOCORRO PREFEIT0.

  14. A melhor idade é aquela que chegamos aos 60, 70 e além dos 80 anos. Muitos não tiveram esse privilégio

  15. Isso porque não tem dinheiro…
    E a taxa de luz?

  16. Alfredo Magalhães

    Saúde do Idoso é extremamente relevante, seu ignorante! Lembre.se vai ficar idoso!!! Parabéns a todos os idosos e profissionais envolvidos neste processo do cuidar!

    • O papel da administração pública é cuidar da cidade, em limpeza, segurança, saúde, educação etc, mas fazer viagens para idosos, é legado de Neto!

  17. O Diário da P.M.V.R informa: Está tudo bem na cidade de VR. não temos nenhuma informação relevante, para população, por isso fazemos propaganda governamental.

    Ah que pena vão me censurar, como sempre.

Untitled Document