
Foto: Divulgação
Mangaratiba – Policiais militares da 4ª Unidade de Policiamento Ambiental (UPAm Juatinga) flagraram, nesta segunda-feira (10), a supressão ilegal de vegetação com uso de fogo em Mangaratiba, no Sul Fluminense. A ação ocorreu durante patrulhamento na Rodovia Rio-Santos, na altura do quilômetro 244, após os agentes avistarem uma grande cortina de fumaça.
No local, os policiais encontraram um homem que admitiu estar realizando a queimada para “limpeza” da área, afetando cerca de 150 metros quadrados de vegetação. Pouco depois, uma mulher se apresentou como responsável pela ordem para a queima da área.
Com base no artigo 41 da Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605/98), os policiais encaminharam os dois envolvidos à 165ª Delegacia de Polícia, onde a ocorrência foi registrada.
O flagrante foi resultado de uma denúncia recebida pelo programa Linha Verde, do Disque Denúncia. A população pode colaborar no combate aos crimes ambientais por meio dos telefones (21) 2253-1177 e 0300 253 1177, que também contam com WhatsApp anonimizado, ou pelo aplicativo “Disque Denúncia RJ”. As denúncias podem ser feitas ainda pelo site www.disquedenuncia.org.br ou pela página do Linha Verde no Facebook (www.facebook.com/linhaverdedd).
Assista ao vídeo da queimada: