Barra Mansa – Moradores dos bairros Vila Orlandélia e Getúlio Vargas, em Barra Mansa, viveram momentos de tensão neste final de semana devido a um confronto entre facções criminosas rivais. Quatro moradores ficaram feridos, mas nenhum corre risco de morte.
Na tarde de sábado (24), a Polícia Militar intensificou as operações no Vila Orlandélia e prendeu três pessoas. A ação foi conduzida pelo comando do 28º Batalhão de Polícia Militar. A reportagem do DIÁRIO DO VALE apurou que agentes do Grupamento de Açoes Táticas (GAT) da 2ª Cia de Polícia Militar patrulhavam a área após receberem informações sobre movimentação de integrantes do Comando Vermelho (CV), que teriam saído do bairro Getúlio Vargas em direção ao Vila Orlandélia para atacar rivais do Terceiro Comando Puro (TCP).
Chegando à Rua Melvi Jones, o 1º Sargento PM Pablo, Cabo PM Túlio e Soldado PM Romero ouviram disparos próximos à quadra poliesportiva e, ao se aproximarem do local, se depararam com cinco indivíduos armados, que começaram a atirar contra a guarnição e contra civis. Durante a troca de tiros, os policiais conseguiram neutralizar a situação, disparando em legítima defesa para proteger as vítimas.
Os suspeitos – dois de 17 anos e um de 19 – foram detidos após tentarem fugir. Durante a ação, um deles ainda disparou contra uma moradora, atingindo-a. A vítima foi socorrida e encaminhada ao Hospital Santa Maria.
Outros feridos no confronto, incluindo um policial militar, foram levados para a Santa Casa de Barra Mansa.
Na operação, foram apreendidas armas de fogo, incluindo uma pistola de uso restrito e um revólver, além de munições e celulares. Os suspeitos foram encaminhados à 90ª Delegacia de Polícia, onde foram autuados por tentativa de homicídio e porte ilegal de arma de fogo. Dois dos detidos, por serem menores de idade, permaneceram apreendidos. O homem de 19 anos foi preso em flagrante.