Vale do Paraíba – Bombeiros do estado de São Paulo, com o apoio da Polícia Militar (PMSP), estão mobilizados desde o início da manhã desta quinta-feira (12) para combater as chamas que avançam pela Serra da Bocaina, região próxima aos municípios de Bananal e São José do Barreiro, no Vale do Paraíba. A Serra da Bocaina, situada na divisa entre os estados de São Paulo e Rio de Janeiro, é uma área de grande relevância ambiental, abrigando uma biodiversidade única que agora está sob grave ameaça devido ao incêndio, que até o momento é considerado criminoso.
A fauna local é composta por espécies ameaçadas de extinção, como a suçuarana, sagui-da-serra-escuro, onça-pintada e preguiça-de-coleira, além de aves raras, como o sabiá-cica e a águia-cinzenta. A flora inclui orquídeas e bromélias que só podem ser encontradas naquela região. Segundo especialistas, as chamas colocam em risco toda essa diversidade, especialmente na Estação Ecológica, onde essas espécies estão concentradas.
Cerca de 70 pessoas participam da operação de combate ao fogo, entre bombeiros, brigadistas e voluntários. Dois helicópteros Águia, da Polícia Militar de São Paulo, auxiliam o trabalho terrestre, transportando 440 litros de água em cada voo, abastecendo-se em uma fazenda da região. O capitão Gonzaga, comandante de uma das aeronaves, explicou ao DIÁRIO DO VALE as dificuldades enfrentadas pela equipe: “É um incêndio de grandes proporções e atinge muitas áreas de mata fechada, o que dificulta o acesso”, disse. O fogo, que teve início na altura do Km 17 da SP-247 (Estrada do Sertão), no território de Bananal, já atravessou a serra, alcançando áreas próximas a Angra dos Reis, no Rio de Janeiro.
A principal preocupação no momento é impedir que as chamas se aproximem de áreas residenciais, fazendas e da Estação Ecológica. Em São José do Barreiro, o incêndio teve início na pista de decolagem de voo livre, outro ponto crítico da operação. A coordenação dos trabalhos está sendo realizada pela chefia da Estação Ecológica de Bananal, ligada ao Instituto Estadual de Florestas de São Paulo.
Voluntariado e apoio
Voluntários que queiram se unir ao combate ao fogo podem se apresentar na Rua Sônia de Oliveira, n.º 100, Centro, em Bananal. Os voluntários devem ter bom condicionamento físico, estar em boas condições de saúde e não possuir alergias. Recomenda-se o uso de calça comprida, camisa de manga comprida, luvas e óculos para proteção.
Imagens gentilmente cedidas pelo Comando de Aviação da Polícia Militar do Estado de São Paulo (CavPM)