[VÍDEO] Polícia Federal deflagra Operação ‘Vapore’ em Angra dos Reis

Ação visa a combater a importação e comercialização de cigarros eletrônicos; um homem foi preso em flagrante

by Lívia Nascimento

Angra dos Reis – Na manhã desta terça-feira (9), a Polícia Federal deflagrou a Operação ‘Vapore’ para combater a importação e comercialização de cigarros eletrônicos em redes sociais e sites na internet, por parte de distribuidores e revendedores situados em Mangaratiba.

Na ação, equipes da Delegacia de Polícia Federal em Angra dos Reis cumprem dois mandados de busca e apreensão, expedidos pela 7ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro, ambos na cidade de Mangaratiba.

Durante o cumprimento de um dos mandados, um homem foi preso em flagrante por contrabando de cigarros eletrônicos. Ele foi levado para a Delegacia da PF em Angra dos Reis para os procedimentos de praxe e será encaminhado ao sistema prisional do estado, onde permanecerá à disposição da Justiça.

De acordo com as apurações, os investigados atuam nas etapas de importação, armazenamento e distribuição de cigarros eletrônicos, que são comercializados por meio de redes sociais e lojas virtuais. Durante a deflagração, os policiais federais apreenderam equipamentos de informática que serão analisados pelo Setor de Perícias Técnicas da PF.

Segundo a PF, esta primeira etapa da Operação ‘Vapore’ tem como foco identificar os distribuidores e revendedores a varejo dos produtos ilegais em questão.

Os cigarros eletrônicos são dispositivos que têm importação, comercialização e propaganda proibidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) desde 2009. A Anvisa, em decisão recente, manteve as proibições sobre importação e venda destes produtos em território nacional. Sua comercialização irregular no Brasil configura o crime de contrabando, cuja pena é de dois a cinco anos de reclusão.

O nome da operação, ’Vapore’, significa vapor em latim, fazendo referência ao vapor que é produzido pelos cigarros eletrônicos e inalado pelos seus usuários.

You may also like

Leave a Comment

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996