
Foto: Divulgação/PMVR
Volta Redonda – O “Vírgula, Hub de Inovação”, localizado no Shopping Park Sul, em Volta Redonda, recebeu no último sábado (11) o Demo Day, etapa final da fase de Pré-Aceleração do programa “Vírgula Startups”. A iniciativa tem como objetivo apoiar a estruturação e o desenvolvimento de novos empreendimentos inovadores e projetos de tecnologia em estágio inicial.
De acordo com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET), duas startups apresentaram seus modelos de negócios para uma banca avaliadora composta por representantes dos fundadores e parceiros do projeto, como a Prefeitura de Volta Redonda, Universidade Federal Fluminense (UFF), UGB (Centro Universitário Geraldo Di Biase), FOA (Fundação Oswaldo Aranha), Sebrae, CDL-VR (Câmara de Dirigentes Lojistas de Volta Redonda) e as empresas Embeddo e Enterfy.
Após a avaliação, os projetos foram aprovados, certificados e encaminhados para a próxima etapa do programa, o ciclo de Aceleração. “Parabéns às startups que tiveram seus pitches aprovados. Esse é o papel do ‘Vírgula’: conectar as boas ideias aos recursos para essas ideias saírem do papel. É um trabalho fundamental para valorizar o empreendedorismo na área tecnológica”, destacou o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Sergio Sodré.
Capacitação para o mercado
O programa de pré-aceleração tem como foco preparar empreendedores para o mercado por meio de uma metodologia intensiva. Essa etapa visa transformar ideias em negócios de alto impacto, capacitando tecnicamente os participantes e auxiliando no desenvolvimento de soluções para problemas reais do mercado.
O processo inclui aulas e práticas baseadas no conceito de Lean Startup, que ensina os empreendedores a identificar oportunidades de mercado e propor soluções viáveis em termos de tecnologia e modelos de negócio. Entre as etapas do programa estão o cadastramento, a seleção, a capacitação online e o Demo Day, todas de caráter eliminatório.
Os participantes que concluírem o processo recebem certificados emitidos pela Universidade Federal Fluminense (UFF), por meio do projeto de extensão “Vírgula Startups”.