Volta Redonda abre inscrições para evento de artes visuais

Artistas gráficos, profissionais ou amadores, podem se inscrever na 33ª edição do Salão de Humor de Volta Redonda até as 17h do dia 26 de junho

by Mayra Gomes

Volta Redonda – Um dos eventos de artes visuais tradicionais do município está com as inscrições abertas: o Salão de Humor de Volta Redonda. Artistas gráficos, profissionais ou amadores, podem se inscrever na 33ª edição até as 17h do dia 26 de junho (quarta-feira), exclusivamente pelo e-mail [email protected].

O Salão de Humor de Volta Redonda é um projeto de fomento às artes culturais realizado por meio da Secretaria Municipal de Cultura (SMC). Tem o objetivo de premiar artistas brasileiros nas categorias: caricatura; charge, cartum, tira (história em quadrinho) e “Melhor de Volta Redonda” – um prêmio focado para os residentes de Volta Redonda, que deverão enviar um trabalho do tipo caricatura. O valor da premiação é de R$ 2.800,00 para os primeiros lugares de cada categoria.

“O Salão de Humor de Volta Redonda é um dos principais eventos culturais da cidade. Portanto, é uma obrigação da Secretaria Municipal de Cultura promover a premiação dos artistas gráficos e manter vivo o legado desse salão, que é uma referência em todo o território nacional”, disse o secretário municipal de Cultura, Anderson de Souza.

A votação será realizada através da comissão avaliadora formada por profissionais da área e jornalistas. O resultado do concurso será divulgado no Instagram da Secretaria Municipal de Cultura (@culturavoltaredonda) e disponibilizado também no site: cultura.voltaredonda.rj.gov.br.

Sobre o autor do cartaz do 33º Salão de Humor de Volta Redonda

José Alberto Lovetro, mais conhecido como Jal, é cartunista, roteirista, jornalista e presidente da Associação dos Cartunistas do Brasil (ACB). Jal iniciou sua carreira na Folha de São Paulo, em 1973, trabalhando depois para os principais veículos de comunicação do país como o jornal O Estado de São Paulo, TV Cultura, TV Tupi, The Brazilians (EUA), Pasquim, Revista Sem Fronteiras (Holanda/Bélgica), DCI, TV Bandeirantes, TV Gazeta (SP), TV Manchete, Revista Semanário, Rádio Tupi, TV Senac/Sesc, entre outros.

Ao lado de Gualberto Costa, Franco de Rosa e Worney Almeida de Souza, Lovetro ajudou a fundar a Associação dos Quadrinhistas e Caricaturistas do Estado de São Paulo (AQC – ESP), responsável pelo Prêmio Angelo Agostini. Posteriormente, sairia da AQC e participaria na fundação do Troféu HQ Mix, uma das principais premiações brasileiras na área de quadrinhos.

Em 1989, ganhou o Troféu Jayme Cortez, concedido no Prêmio Angelo Agostini a quem se destaca na atuação em prol do quadrinho brasileiro. No mesmo ano, também ganhou o Troféu HQ Mix de “melhor editor”.

 

You may also like

Leave a Comment

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996