‘Volta Redonda Cidade da Música comemora 50 anos do projeto

Orquestra fará concerto neste sábado (8), com participação de contrabaixista da Orquestra Sinfônica Brasileira

by Mayra Gomes

Volta Redonda – O projeto “Volta Redonda Cidade da Música” comemora 50 anos de existência em 2024, e, para celebrar, a Orquestra de Cordas de Volta Redonda se apresenta no próximo sábado (8), às 17h30, na sede do projeto (Avenida Graham Bell, nº 89, Vila Mury), tendo como convidado especial o contrabaixista Rodrigo Favaro. A entrada para o espetáculo é gratuita.

Sob a regência da maestrina Sarah Higino, os músicos vão executar um programa dividido em duas partes: a primeira, de compositores estrangeiro, terá uma serenata para cordas do inglês Edward Elgar, seguida pelo Grande Allegro “Alla Mendelssohn” para contrabaixo, do italiano Giovanni Bottesini.

“Ele é considerado o Paganini do contrabaixo, pois elevou o instrumento a um protagonismo jamais visto no mundo instrumental”, antecipa Sarah Higino.

A segunda parte terá repertório marcado por versões de compositores brasileiros. “Teremos a compositora gaúcha Catarina Domenici com seu ritmo vibrante do Sul; em seguida, ‘Instantes II’, do compositor e regente Ernani Aguiar; e para encerrar o programa da tarde, valorizando nossos ritmos e tradições populares, teremos do grande Guerra Peixe a melodia intitulada ‘Mourão’”, acrescenta a maestrina.

Sarah Higino destaca a oportunidade de a Orquestra de Cordas poder se apresentar com um músico da qualidade de Rodrigo Favaro, que é solista de contrabaixo da Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB) e membro da Orquestra Sinfônica da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e da Orquestra de Câmara Johann Sebastian Rio. Ele é mestre em Performance Musical com especialização em Repertórios Solista e Orquestral pela Haute École de Musique, de Genève (Suíça), e bacharel em Contrabaixo pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista (Unesp).

“Para os jovens músicos da Orquestra de Cordas de Volta Redondas, esta é uma oportunidade ímpar de conhecer e executar as nuances e estilos que a música de concerto proporciona”, finaliza a maestrina.

 

You may also like

Leave a Comment

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996