
Foto: Divulgação PMVR
Volta Redonda – O projeto Volta Redonda Cidade da Música (VRCM) será destaque no evento Iberorquestras Juvenis – Prática Musical Inclusiva, que acontecerá em março, em Lisboa e Arronches, no Alentejo, Portugal. A maestra Sarah Higino, responsável por coordenar atividades no projeto, foi convidada a representar o Brasil e compartilhar os resultados da iniciativa do município.
Regente da Orquestra de Cordas, Coro Infantojuvenil e Coro Misto do Volta Redonda Cidade da Música, Sarah relatou que o convite foi feito por Hudson Lima, violoncelista da Funarte (Fundação Nacional de Artes). A Direção-Geral das Artes da República Portuguesa (dgARTES) a convidou para o evento.
“O evento tem como objetivo mapear a prática musical inclusiva em Portugal e fortalecer a inclusão musical. Durante o evento, teremos a honra de apresentar o trabalho do Volta Redonda Cidade da Música, que visa promover o acesso à música de qualidade. Esse projeto tem sido um marco importante na cidade e é uma realização compartilhá-lo com iniciativas musicais de outros países”, afirmou Sarah.
Ela também destacou a importância do evento: “O evento não só proporciona aprendizado, mas também reforça o papel da música como ferramenta de transformação social. A convivência com maestros de diferentes culturas será uma experiência valiosa para nossa cidade.”
O Iberorquestras Juvenis reunirá especialistas, músicos e educadores de Portugal e do espaço ibero-americano para debater desafios e metodologias da música como ferramenta de inclusão para crianças e jovens.
Sarah lembrou a participação da Orquestra de Cordas do VRCM na XXV Bienal de Música Brasileira Contemporânea em 2023, evento realizado na Sala Cecília Meireles. “O concerto foi um sucesso, conquistando o público e a presidente da Funarte, Maria Marighella”, destacou.
O projeto Volta Redonda Cidade da Música beneficia cerca de quatro mil alunos da Rede Municipal de Ensino e da Fundação Educacional de Volta Redonda (Fevre). Criado pelo maestro Nicolau Martins de Oliveira, inclui Orquestra de Cordas, Banda Mini, Banda de Metais, Banda de Concerto, Coro Infantojuvenil, Coro Misto, Orquestra de Violinos e Orquestra de Violoncelos, proporcionando acesso à música para crianças e jovens da cidade.

Foto: Divulgação PMVR