>
terça-feira, 28 de junho de 2022 - 12:02 h

TEMPO REAL

 

Capa / Esporte / Volta Redonda é escolhida para sediar Festival Paralímpico 2022

Volta Redonda é escolhida para sediar Festival Paralímpico 2022

Matéria publicada em 25 de maio de 2022, 20:04 horas

 


Evento será realizado no dia 24 de setembro. Atividade é destinada a crianças e jovens de 8 a 17 anos, com e sem deficiência

Volta Redonda – Volta Redonda foi escolhida para sediar o Festival Paralímpico 2022. O anúncio foi feito nessa segunda-feira (23) pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), por meio da sua Diretoria de Desenvolvimento Esportivo. O evento ocorre no dia 24 de setembro em 98 locais; no estado do Rio foram cinco cidades, entre elas Volta Redonda. A organização no município conta com apoio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL).

O festival tem a finalidade de proporcionar a crianças e jovens, de 8 a 17 anos, com e sem deficiência (até 20%) a experiência de vivenciar as modalidades paralímpicas e difundir o Movimento Paralímpico em todo o território nacional. A meta para este ano é atender 14.000 participantes em atividades esportivas lúdicas, com uma média de 150 crianças por núcleo.

– Volta Redonda é uma cidade inclusiva, trabalhamos bastante neste sentido. Sabemos que hoje o mundo inteiro já possui um novo olhar sobre a pessoa com deficiência, eles saíram da invisibilidade. A cidade de Tóquio mostrou isso com a Paralímpiada. E a SMEL tem uma missão: promover o esporte para todos. Estamos muito felizes de poder proporcionar isso às nossas crianças e jovens – celebrou a secretária de Esportes de Volta Redonda, Rose Vilela.

Edição passada aconteceu na Arena Esportiva, na Voldac, em Volta Redonda – Foto: Arquivo/Secom PMVR

A primeira edição do festival, em 2018, foi realizada em 48 cidades com a participação de mais de 7.000 crianças. Em 2019, o evento teve 70 sedes e atendeu mais de 10 mil crianças. A edição de 2020 foi cancelada devido à pandemia de Covid-19. No ano passado, o Festival Paralímpico reuniu 8.000 crianças em 70 sedes espalhadas pelo país.
O evento ocorre em setembro por causa da celebração ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (21) e ao Dia Nacional do Atleta Paralímpico (22). Em 2021, devido à pandemia de Covid-19, o festival foi adiado e realizado em 4 de dezembro para acompanhar o Dia Internacional de Luta das Pessoas com Deficiência (3 de dezembro).

 


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document