Volta Redonda ganhará centro municipal de artes marciais - Diário do Vale
terça-feira, 28 de setembro de 2021 - 08:08 h

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Volta Redonda ganhará centro municipal de artes marciais

Volta Redonda ganhará centro municipal de artes marciais

Matéria publicada em 26 de setembro de 2018, 16:36 horas

 


Lançamento do projeto acontecerá na sexta-feira, mesmo dia em que a cidade sediará evento de MMA

Volta Redonda – O prefeito Samuca Silva vai lançar na sexta-feira, dia 28, o projeto do Centro Municipal de Artes Marciais (Cemam). O espaço ficará no Ginásio Poliesportivo Amaro Inácio, no Retiro e terá dentre seus objetivos, proporcionar a democratização da prática corporal das artes marciais e lutas, numa perspectiva de transformação social, contribuindo com a formação da cidadania, inclusão social, melhoria da qualidade de vida dos participantes, além de detectar talentos, nos âmbitos olímpico e não olímpico, transformando Volta Redonda numa referência nas modalidades de Artes Marciais/Lutas.
-Esse centro será muito importante para a formação de cidadãos melhores. Ele vai colaborar, por exemplo, para ocupar o tempo ocioso de muitos jovens, principalmente aqueles que moram em regiões de vulnerabilidade social. É o esporte como ferramenta social – comentou Samuca Silva, que realizará o lançamento acompanhado de um lutador de MMA (Mixed Martial Arts) de renome no cenário nacional, e de André Pederneiras, que é presidente do Shooto (um dos mais tradicionais eventos de MMA no mundo) nas Américas.
De acordo com a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel), o projeto atenderá crianças a partir de 6 anos, adolescentes , jovens, adultos e idosos que desejam aprender artes marciais nas modalidades de defesa pessoal e combate. O Departamento de Esporte da Smel vem trabalhando para, dentro de um mês, iniciar as atividades do Cemam.
-O Centro Municipal de Artes Marciais contará com um espaço formado por duas áreas de lutas, onde será desenvolvido todo o trabalho de treinamento para grappling (luta corpo a corpo), como Jiu-Jitsu, Judô, Sambô, Grego Romana e Estilo Livre. A outra parte será voltada para o trabalho de treinamento para Full Contact, como Capoeira, Taekwondo, Kickboxing, Boxe, entre outros – explicou Rafael Castilho, que é professor da Smel e um dos responsáveis pelo projeto.
A secretária de Esporte e Lazer, Maria Paula Tavares, ressaltou que a Smel já vem desenvolvendo atividades como capoeira, Taekwondo, entre outras, além de apoiar a realização de eventos no viés das artes marciais.
-Estudos e o cenário nacional comprovam os benefícios para a saúde física e mental com a prática de artes marciais e de lutas, além de ser, também, importante instrumento de inclusão social e de diminuição dos riscos sociais – explicou a secretária.

Cidade vai receber maior evento de MMA do Brasil

O lançamento do Centro Municipal de Artes Marciais acontecerá em paralelo a um dos maiores eventos de MMA do País, o Shooto Brasil, que será realizado arena multiuso na Ilha São João. O evento terá 28 competidores e promete atrair os amantes de artes marciais como o estudante de Enfermagem, Joaquim Soares Junior, de 31 anos, que mora em Barra Mansa e também sonha em participar da competição.
– Eu curto MMA desde 1998 e sou muito fã do Wanderlei Silva, mais conhecido como ‘cachorro louco’. Ele já está aposentado, mas era o melhor da época. Vou ao evento e ver se conheço alguém, tem bastante amigo meu de Angra dos Reis que compete MMA. Quero ver se daqui a uns dois anos eu consigo também – explicou Joaquim, que pratica artes marciais desde os 5 anos.
A secretária municipal de Esporte e Lazer, Maria Paula Tavares, afirmou que o objetivo é buscar cada vez mais opções esportivas, grandes eventos para a cidade, incentivando a iniciativa privada.
-É a iniciativa privada vindo para Volta Redonda, trazendo o maior evento desse segmento na América Latina, que é o Shooto Brasil. Isso é muito importante para a cidade. Atrai turismo e, ao mesmo tempo, incentiva essa movimentação esportiva de grandes eventos – afirmou.
O público poderá conferir 14 lutas, sendo 3 do card preliminar, além de disputas de cinturão. De acordo com a organização do evento, estarão no octógono, lutadores da região, como os voltarredondenses Walber dos Anjos “Timóteo” e Murilo Filho.
O prefeito Samuca Silva ressaltou a importância de a cidade receber eventos como esse. “É um evento esportivo com muitos fãs, de grandes proporções, e estamos dando total apoio para que os moradores e visitantes da nossa cidade possam aproveitar com total segurança e conforto”.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

2 comentários

  1. Morador de V. Redonda

    Não seria melhor ganhar mais uma escola ?

  2. Só faltou informar a data do Shooto…

Untitled Document