domingo, 21 de abril de 2019

TEMPO REAL

 

Capa / Região / Volta Redonda gera quase a metade dos empregos industriais da região

Volta Redonda gera quase a metade dos empregos industriais da região

Matéria publicada em 29 de janeiro de 2018, 21:45 horas

 


Cidade tem quase 16.893 postos de trabalho na indústria e Médio Paraíba Fluminense totaliza 36.940 vagas no setor

Trunfo: CSN mantém Volta Redonda como maior geradora de empregos industriais na região (Foto: Paulo Dimas)

Trunfo: CSN mantém Volta Redonda como maior geradora de empregos industriais na região
(Foto: Paulo Dimas)

Médio Paraíba – Os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) apontam que a região do Médio Paraíba Fluminense tem 36.940 empregos com carteira assinada em indústrias, sendo que 45,73% deles estão em Volta Redonda, que contabiliza 16.893 postos de trabalho nesse segmento. Os números de empregos industriais se referem a janeiro de 2017. A região inclui Volta Redonda, Barra Mansa, Resende, Porto Real, Itatiaia, Pinheiral, Piraí, Rio Claro e Quatis,

O segundo maior empregador industrial da região tem menos de um terço dos postos de trabalho existentes em Volta Redonda: é Resende, com 5.511, seguido de perto por Porto Real, que tem 5.005, e por Barra Mansa, com 4.848. Esses quatro municípios representam, juntos, 32.257 empregos industriais, ou 87% de todas as vagas do setor.

E o segundo, terceiro e quarto municípios com maior número de postos de trabalho na indústria têm juntos, 15.414 empregos industriais, ou seja, menos que Volta Redonda.

Crise

O número de empregos no setor industrial, porém, sofreu com a crise que atingiu o país desde 2014. O total de postos de trabalho na região foi reduzido em 4.559, nos últimos quatro anos. Volta Redonda, porém, teve uma ligeira expansão no período, aumentando o número de vagas em 123.

As outras cidades que integram o grupo dos quatro maiores geradores de emprego industrial tiveram saldos negativos nesse período, enquanto Itatiaia, que fica em quinto lugar no número de empregos industriais e teve um significativo aumento em seu parque industrial nos últimos anos, tem um saldo positivo de 516 – o maior da região.

Longo prazo

A visão de longo prazo sobre o comportamento do emprego industrial na região mostra que o fato de Volta Redonda contar com a CSN, uma indústria já consolidada e que se apoia em contratos de longo prazo, além de contar com a possibilidade de aumentar o esforço de exportação, devido a ter unidades de beneficiamento em dois grandes mercados consumidores – Estados Unidos e Europa – ajudaram a manter o estoque de postos de trabalho, apesar de, durante esse período, terem ocorrido momentos de redução de efetivo.

Já o setor automotivo, que teve uma das suas maiores crises exatamente nesse período, representa a grande maioria dos postos de trabalho industriais em Resende e Porto Real. Como as montadoras têm a flexibilidade de abrir e fechar turnos de trabalho, as empresas se valeram disso para adequar seu nível de produção à queda da demanda, resultando em cortes de pessoal.

As indicações de retomada da economia, com um pequeno crescimento do PIB indicado para 2017 e a tendência de aquecimento em 2018, apontam que as montadoras podem vir a contratar. No entanto, como o setor automobilístico também é um grande consumidor de aço, sua retomada também pode representar boas notícias para a CSN e para os empregos industriais em Volta Redonda.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

52 comentários

  1. Avatar

    Made in VR resumiu uma triste realidade em seu comentário. Pessoas que se enganam, a empresa que não paga e uma reserva de mão de obra na região sem perspectiva.
    Onde vamos parar?

  2. Avatar

    … e salários miseráveis!!!

  3. Avatar
    Pm é a lei.Vamos apoiar

    Quero que falem do salário pago a um Técnico ou Inspetor,a um engenheiro e a qualidade do trabalho.O maior índice de Câncer é aqui.O pior salário do Brasil é aqui,VR vive e muito do comércio que emprega e muito e paga salários bem parecidos com a CSN e dão alguns plano de saúde e a pessoa não corre tanto risco de morte e acidentes.O ruim de Volta Redonda é que não cresce e não traz nenhuma empresa de expressão para mudar o péssimo salário pago aqui.Nenhum Prefeito até hoje se preocupa com isso,a cidade não evolui,fazer um grande Shopping pra que?Se as pessoas ganham tão pouco que compram as roupas da feira livre.Vai na feira como está lotada,vendendo camisa falsificada por 20 conto.Como um pião ou técnico ou teco ou engenheiro ou engenho como disse o amigo acima formado nessas universidades particulares que visam lucro podem ter poder de compra?Uma vergonha essa cidade e esses dados são comprados.O que gerou de emprego VR em 20 anos,nada só entre e sai dessa gata que joga poluentes que acabam com a saúde do povo,câncer,problemas respiratórios,acidentes.Mas o povo acha que está bom,com a formação sem vergonha obtida está bom mesmo.Os bons não ficam,fazem concurso para empresa de ponta estatal.

  4. Avatar

    Made in VR disse tudo.. os cursos técnicos aqui da região é pura enganação, vão dizer que é mentira?
    exemplo:
    ICT noturno o que uma pessoa aprende num curso de dez meses vai dizer que é um ano mas é mentira…falo por mim fiz eletromecânica ali , e é impossível um cara aprender técnicas tão complexas em um ano, na UBM cicuta pode perguntar a quem fez engenharia ali, principalmente de produção feito “nas coxas das coxas”..
    esse cara a e sintetizou tudo oque sentimos ..não adianta colocar milhares de profissionais por ano se nós mesmos não tivermos um diferencial…falar que é engenheiro é muito fácil técnico idem…quero ver passar em concurso publico, desenvolver e atuar na sua profissão com desenvoltura e conhecimento, é lógico que experiencia se aprende com o tempo, porém ta osso por isso esses “salarecos” a e, todas as empresas já sacaram isso… o cerco está se fechando…

  5. Avatar

    Quem realmente emprega é o comércio com as micro empresa e gostem vocês ou não.

  6. Avatar

    Indústria moderna mais automação e menos pião. Número de empregados não é referência de desenvolvimento.
    Região de Ribeirão Preto tem menos de 15% dos empregados que tinha nos anos 1980 trabalhando na cana. Mas em compensação os empregos nessa área de biotecnologia, automação, P&D atualmente é 5 vezes maior que a 30 anos.

  7. Avatar

    Vou contar a realidade, a população de Resende, Porto Real, Itatiaia não tem qualificação para ocupar cargos nas indústrias das suas próprias cidades. Enquanto vem muitos trabalhadores de outras cidade e estados (que movimentam comércio, serviços, aluguéis de casas), os nativos ficam (em muitos casos) chupando dedo.

    E o desenvolvimento de uma cidade começa pelas atitudes da própria população. Resende quer ser a nova São José dos Campos? Pelo número de indústrias? Ok, mas se a população age como matutos, os empregos certamente não serão ocupados pelos nativos.

  8. Avatar

    Tratem de ficarem espertos e não se vangloriar disso, pois a CSN tá com excesso de gente, ainda mais que voltaram com o turno de 8 horas é claro que ela vai mandar um turno inteiro pra rua aos poucos, portanto todo cuidado é pouco e até o fim do ano quero ver se isso vai se manter, eu divido.

  9. Avatar

    Que o povinho de VR é bairrista e roceiro todo mundo sabe, mas um jornal com matéria bairrista… por essa eu não esperava. VR é um lugar de gente que acha que mora em cidade grande kkkkkkkk. Enquanto que em estados como SP, MG, SC e etc o povo pensa em região econômica integrada, o povo da grande metrópole do fim do mundo fica de picuinha adolescente com as cidades próximas

  10. Avatar

    Então quer dizer que vem corno de todos as cidades para volta redonda? kkkkkkkkkkk

  11. Avatar

    Esses dados são incoerentes. Que a CSN é a maior empregadora da região isso não se discute, agora VR ter mais empregados que outras cidades! Acho que trabalhadores terceirizados nas empresas das outras cidades está sendo contabilizado para VR, principalmente nas industrias automobilísticas de Resende e Porto Real.

  12. Avatar

    Liberdade. Em breve vamos ter o maior Shopping do Interior do estado. Boliche, e outras coisas se for contar, nos temos pista de Kart, Zoológico que recebe as crianças de Resende e o maior cinema do Brasil o 9 de Abril. Se for falar de vida noturna e um banho em Resende. Vamos parar por aqui que não tem comparação.

    • Avatar

      Pensa bem quantos de Resende vem trabalhar em VR quase nada e quantos de VR vão trabalhar em Resende milhares pense nisso e tire sua conclusões. Se VR fechar as portas pra trabalhadores de Resende e Resende fazer o mesmo quem perde. Antes que alguém venha dizer bobagens não moro em nenhuma das duas cidades.

  13. Avatar

    Engenheiros que não falam inglês, não leem e muito menos escreve. Vivem no google porque conhecimento é limitado as colas que construíram suas notas no Unifoa e UBM-Cicuta
    Técnicos que fazem relatórios com expressões como “menas” e “seje”.
    No sul fluminense as funções de comando e alta gestão ficam nas mãos de colaboradores “importados” de outras regiões do Brasil e do mundo.
    O camarada pra família é engenheiro, pra empresa pião e no salário ganha menos que cobrador de ônibus.
    CSN é uma mãe deixar gente tão pouco qualificada ganhando mais de R$1000,00.

  14. Avatar
    Conlutas (Não seremos mais o seu sindicato)

    Caros trabalhadores do Sul-Fluminense. Gostaríamos de fazer parte da história desta região, mas a verdade é que por aqui o pensamentos dos trabalhadores e empresários é outro. Não há aceitação por um sindicato mais aguerrido, mas disposto para a briga e o enfrentamento com patrões inescrupulosos. Acreditamos que os empregados tem medo de que suas cabeças rolem. O atual Sindicato dos Metalúrgicos foi quem moldou esta postura dos empregados desta região, a partir do momento em que investiu tão somente em garantia de emprego como o carro-chefe de toda e qualquer negociação. O dia em que os trabalhadores estiverem dispostos para o embate e o enfrentamento, o Conlutas voltará a se candidatar para as eleições sindicais. Mas por hora, vamos respeitar o desejo da maioria que, até então, é seguir adiante com o molde do atual sindicato dos metalúrgicos. Por nossa opção, estamos fora do pleito para março de 2018, em respeito ao desejo dos trabalhadores. Desejamos ao Silvio Campos e sua diretoria lucidez e transparência total na condução do Sindicato dos Metalúrgicos nos próximos 4 anos.

  15. Avatar

    Análise fria: VR tem mais empregos, sim… Mas há uma característica: empregos que exigem baixa especialização (e escolaridade) e vagas com pouquíssima ou quase nenhuma automação/inovação. Afora os números absolutos, o grande destaque é, sem dúvida, Porto Real. Lá, falta mão de obra para preencher vagas. Daí, o grande número de pessoas de fora (inclusive de VR, o que mostra que os trabalhadores podem ser especializados). Mas em termos de manutenção de empregabilidade, sim VR é destaque pela absorção de população economicamente ativa.
    Agora, números péssimos mesmos são os de BM… Estes sim, extremamente preocupantes e mostram que BM é simplesmente a maior cidade-dormitório da região.

    • Avatar

      Volta Redonda não gera nada. Volta Redonda mantém. Se pegar dados históricos, veremos uma curva descendente de VR e ascendente de Resende, Porto Real e Itatiaia. Estas saíram do zero. Em um ano do novo governo nada de novofoi feito e os dados gerais do CAGED são ridículos. Só não fomos piores que a trágica Barra Mansa. A reportagem do DV não contém inconsistência, porém a maneira como foi feita está distorcendo a realidade.

    • Avatar

      Rogerio castro Vr tem uma grande desvantagem pra cidades que vc citou.. nao temos espaço portanto nao tem aonde colocar

  16. Avatar

    E Volta Redonda ainda possui um privilégio de estar em uma posição geográfica central na região num raio de 100 km aproximadamente favorecendo ainda mais os setores que são os mais geram empregos: o de serviços, o que a consolida como polo principal regional e onde ela já é a mais forte estrategicamente junto também ao comércio. Lembrando aí que várias outras metrópoles regionais do Brasil de tornaram grandiosas através de outros setores como mencionados além do industrial

  17. Avatar

    Vamos ser sinceros. O sindicato dos metalúrgicos do Silvio Campos que muita gente fala mal, tem PARTICIPAÇÃO DIRETA nesta geração de empregos na CSN e demais empresas da região. Mas não é só isso. Eles também tem PARTICIPAÇÃO DIRETA na manutenção dos empregos no tempo de crise. Na volks os empregados adoram este sindicato, pois lá eles tem estabilidade de emprego há 3 anos, e que só termina em dezembro de 2018. Na CSN recentemente houve estabilidade para os empregos por conta da negociação do turno. Só dois exemplos para reconhecer que se nem tudo são rosas, até porque os sindicatos estão enfraquecidos com a reforma trabalhista, nem tudo é tempestade também. A vida do empregado sem um sindicato seria um inferno e, nesse sentido, o sindicato dos metalúrgicos tem trabalhado e tentado fazer cada vez mais sua parte, mesmo num cenário econômico desfavorável com todos os tipos de reformas que desgastam e enfraquecem as categorias. Aos trabalhadores há de se dizer: NÃO DESEJEM NUNCA DEIXAR DE SER REPRESENTADOS POR UM SINDICATO.

    • Avatar

      Mas a população é limitada amigo. Não fazem ideia do que é negociar direto com o patrão. E infelizmente, esses tempos difíceis estão a chegar. Com a reforma trabalhista em vigor, a tendência é de encerramento dos sindicatos de classes. E o próprio povo q escolheu seu destino.

  18. Avatar
    Presidenta Aposentada

    Volta Redonda tem muitas drogarias, açougues, sapatarias e comércio variado porque é uma metrópole e recebe pessoas de toda região, inclusive para receber pagamentos, como acontece com aposentados.

  19. Avatar
    Presidenta Aposentada

    Salários excelentes. Ainda tem o visa vale o bradesco saúde. VR cidade do trabalho e de bons salários.
    A capital do sul do estado é referência paraas cidades que ficam no interior de Volta Redonda.

    • Avatar

      Nossa, volta redonda é tão grande que tem cidades em seu interior.

    • Avatar

      O que seria um excelente salário? Técnicos acima de 5.000,00 e Engenheiros acima de 15.000,00… mas tá bem longe disso… CSN paga 3.000,00 para supervisores… tem Engenheiro recebendo menos de 7.000,00 lá

    • Avatar

      Cidades do interior de Volta Redonda como Pinheiral e Piraí quando alguém diz vou ao cinema. O GPS já informa ok Volta Redonda.

  20. Avatar

    Essa é a foto mais bonita de VR.

  21. Avatar
    liberdade e propriedade

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
    Só a MAN sozinha emprega diretamente isso, junto com a Nissan e Votorantim então dobra esse número, sem contar as várias outras indústrias que há no município, a INB, o complexo químico farmacêutico, a Pernod, a Prada, etc.

  22. Avatar

    E não adianta vir com chorumelas, quanto a fato,não há argumento!

  23. Avatar
    Platão, o Filósofo

    Ainda assim a usina tinha obrigação de custear todas as enfermidades do morador de
    Volta Redonda. Somos uma cidade de doentes. Vejam quantas farmácias, observem. A verdade é que todo cidadão nascido em Volta Redonda tinha que ter um plano de saúde custeado, mantido pela CSN. Reparem. E isso não é nenhum favor não, é obrigação. Infelizmente, ainda não despertamos ainda para esta questão, e quando acordarmos, é possível que já seja tarde demais. Morador de VR, vamos refletir…

  24. Avatar

    VR é a mais importante cidade do sul fluminense. Tem as melhores opções de lazer, bares, boates, pubs, restaurantes, estádio, área para shows, clubes etc… sem chororô barramansuínos e rocende!!

    • Avatar
      liberdade e propriedade

      Onde está o maior teatro de região, o único boliche, o maior parque de exposições, as maiores 8 salas de cinema, o maior shopping, a meca do turismo de aventura, o maior número de restaurantes indicados pelo guia 4R, o único clube para esportes náuticos, o único clube de paraquedismo de lazer, ufa cansei… Abaixa sua cabeça e sai de mansinho. kkkkkkkkk

    • Avatar

      Liberdade e propriedade esta juntando os dados de Resende com Itatiaia. Ai não rola né mano véio!

    • Avatar

      Volta Redonda vai inaugurar um shopping 100 vezes maior que o de Resende. Aí o teatro de Resende é maior, mas só tem 1, VR tem vários legais que recebem apresentações teatrais e tem muito mais opção de lazer. Nunca vi gente saindo de VR pra passear em Resende, o que ocorre é o contrário amigo…

    • Avatar
      liberdade e propriedade

      100x maior, kkkk, é similar em área, ovo no fiofó da galinha, sem centauro e polishop. Na Aman tem dois teatros, enormes e belíssimos, Teatro Salesiano, Senac, Espaço Z, Vitória, etc. As maiores peças teatrais e os grandes cantores, só vem pra cá. Quem vai mais aonde é controverso.

    • Avatar

      Liberdade e propriedade tirando a parte de itatiaia que vc citou ai..o que sobra em resende?

  25. Avatar
    Lula ladrão cachaceiro

    Agora faz uma pesquisa de qualidade e emprego e salário e vamos ver onde Volta Redonda fica.

  26. Avatar

    Volta Redonda referência em mercado de trabalho na região.
    Samuca dando aula em crescimento e distribuição de renda. parabéns

    • Avatar

      Torço muito para que o governo do Samuca consiga resultados bons, mas não coloque na conta dele esse dados, CSN esta a décadas na cidade, até o momento o Samuca ainda não fez grandes modificação na cidade. Vamos esperar um pouco para ver se ele vai realmente melhorar a cidade ou não.

  27. Avatar

    e ainda queriam fechar a usina, realmente sem condições, por mais que o MP tivesse lá suas razões. Se a CSN fechar Volta Redonda viraria tipo uma Bananal-SP do RJ.

  28. Avatar

    E Rocende sonhando em ser a nova São José dos Campos. kkkkkk

  29. Avatar

    Onde está o pessoal de Resende que tira onda?

  30. Avatar

    Enquanto isso em cabo frio, ciclista atropelado. kkkkkk

Untitled Document