Volta Redonda – O Centro Regional de Saúde do Trabalhador do Médio Paraíba I de Volta Redonda (Cerest-VR), vinculado à Secretaria Municipal de Saúde (SMS), participou do 12º Encontro da Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (12º Renasttão). O evento, organizado pela Coordenação Geral de Saúde do Trabalhador (CGSAT) do Ministério da Saúde, aconteceu entre os dias 5 e 7 de novembro em Brasília.
O encontro, realizado anualmente, reúne todos os Cerests que integram a Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (Renast). No último dia do 12º Renasttão, aconteceu a 3ª Mostra de Vigilância em Saúde do Trabalhador do Sistema Único de Saúde (SUS), com a apresentação de 24 experiências selecionadas por edital do Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente.
O trabalho apresentado pelo Cerest Volta Redonda aborda a temática “Vigilância em Saúde do Trabalhador nas Emergências em Saúde Pública” e tem o título “Os Profissionais de Enfermagem que atuam na Emergência da Saúde Pública têm mais Acidentes com Material Biológico”.
Os autores do estudo são a técnica de enfermagem Natália Braga Nunes, a enfermeira Janaína de Oliveira Ribeiro (coordenadora técnica do trabalho), a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde da SMS, Milene Paula de Souza, a técnica de Segurança do Trabalho Edinéia Rosa Ferreira Sant’Anna (fiscal de Saúde do Trabalhador), o fisioterapeuta Alex Silva de Oliveira e o coordenador do Cerest, Carlos Amaro.
Janaína de Oliveira Ribeiro destacou que o evento, realizado no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília, proporcionou três dias de aprendizado e troca de experiências. Ela também comentou sobre o objetivo do estudo apresentado.
“A equipe do Cerest-VR identificou que os acidentes com material biológico têm aumentado entre os profissionais de saúde, sendo os trabalhadores da enfermagem nas emergências da saúde pública a categoria mais afetada. Eles estão expostos ao risco de infecção após exposição ocupacional acidental ao sangue ou fluidos corporais. Nosso trabalho destaca a importância do autocuidado e do cuidado específico com a categoria de Enfermagem, profissionais essenciais para o cuidado da nossa comunidade”, afirmou Janaína.