domingo, 24 de outubro de 2021 - 21:28 h

TEMPO REAL

 

Capa / Tempo Real / Volta Redonda prepara vacinação para jovens de 12 anos ou mais

Volta Redonda prepara vacinação para jovens de 12 anos ou mais

Matéria publicada em 20 de setembro de 2021, 17:56 horas

 


Volta Redonda – Volta Redonda superou a meta de vacinação contra a Covid-19 em adolescentes com 13 anos ou mais, nesta segunda-feira, dia 20. O drive-thru, na Ilha São João, foi encerrado às 16 horas – antes do previsto – devido à grande adesão do público superando a quantidade de doses disponíveis no município.
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que nesta quarta-feira, dia 22, vai chegar uma nova remessa de doses da vacina Pfizer/BioNTech sendo possível retomar com a aplicação de primeira dose. E mais: adolescentes de 12 anos também serão vacinados.
O encontro de gerações marcou a vacinação contra a Covid-19 em Volta Redonda. De adolescentes a idosos, o município seguiu com a aplicação da vacina para todos. O balanço inicial da secretaria apontou mais de 4,2 mil vacinas aplicadas, entre primeira, segunda e terceira doses.
Adolescentes de 13 anos ou mais foram em busca da primeira dose, enquanto jovens e adultos receberam a segunda dose. Idosos e imunossuprimidos graves reforçaram a imunização com a terceira dose.
O coordenador da Vigilância em Saúde de Volta Redonda, médico sanitarista, Carlos Vasconcellos, ressaltou a importância da vacinação para todos, inclusive para adolescentes sem comorbidades de 12 a 17 anos. A vacinação, segundo o médico, é fundamental para redução do contágio do novo coronavírus.
“A vacinação de adolescentes contra a Covid-19 já se iniciou e não vai parar em Volta Redonda, porque entendemos que tendo mais pessoas vacinadas diminuímos a circulação do vírus e evitamos à doença. Além disso, é importante ressaltar que, segundo o estatuto da Criança e do Adolescente, a pessoa acima de 12 anos tem autonomia sobre sua saúde. Então, os adolescentes podem procurar o serviço de saúde para ser vacinado é recomendável que alguma responsável acompanhe, mas não é obrigatório. O adolescente tem condições de decidir se ele quer tomar a vacina ou não”, destacou Vasconcellos.
Lucas Lima, de 13 anos, foi um dos que recebeu a primeira dose. Acompanhado de sua mãe, Isabela Lima, o adolescente comentou a satisfação ao ser vacinado contra a Covid-19. “Muito feliz com a vacina, principalmente nesse momento de retorno às aulas”, disse.
Isis Siguelo, de 14 anos, falou sobre a expectativa ao ser vacinada. “Esperei tanto por esse momento, quase dois anos de pandemia, finalmente chegou a minha vez. Muito feliz!”, falou.
 


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

6 comentários

  1. Segundo o Mito,não compensa vacinar porque tem MORRIDO POUCOS ADOLESCENTES.parem tudo

  2. Eu pediria uma autorização escrita para menores de 16 anos ou um responsável.

    E se o adolescente tiver alergia ou um problema .

    E se der algum problema com o adolescente e o pai não tendo autorizado , isso vai dar processo.

  3. Tese em ADI
    A corte também inovou ao fixar tese em ação direta de inconstitucionalidade, quando a praxe é a de não definir teses em ações de controle abstrato, conforme lembraram os ministros Ricardo Lewandowski e Marco Aurélio.

    Foi definido que:

    “(I) A vacinação compulsória não significa vacinação forçada, porquanto facultada sempre a recusa do usuário, podendo, contudo, ser implementada por meio de medidas indiretas, as quais compreendem, dentre outras, a restrição ao exercício de certas atividades ou à frequência de determinados lugares, desde que previstas em lei, ou dela decorrentes, e

    i) tenham como base evidências científicas e análises estratégicas pertinentes,
    (ii) venham acompanhadas de ampla informação sobre a eficácia, segurança e contraindicações dos imunizantes,
    (iii) respeitem a dignidade humana e os direitos fundamentais das pessoas,
    (iv) atendam aos critérios de razoabilidade e proporcionalidade e
    (v) sejam as vacinas distribuídas universal e gratuitamente;

    (II) tais medidas, com as limitações acima expostas, podem ser implementadas tanto pela União como pelos Estados, Distrito Federal e Municípios, respeitadas as respectivas esferas de competência.”

  4. A ciência foi ignorada, os adolescentes viraram cobaias, quem vai pagar o pato?

  5. Tudo bem .

    Mas esse papo que adolescentes maior de 12 anos tem autonomia está mal interpretado.

    Cuidado que isso pode gerar processos.

  6. Irresponsabilidade só isso

Untitled Document