Volta Redonda prepara vacinação para jovens de 12 anos ou mais

Por Diário do Vale

Volta Redonda – Volta Redonda superou a meta de vacinação contra a Covid-19 em adolescentes com 13 anos ou mais, nesta segunda-feira, dia 20. O drive-thru, na Ilha São João, foi encerrado às 16 horas – antes do previsto – devido à grande adesão do público superando a quantidade de doses disponíveis no município.
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que nesta quarta-feira, dia 22, vai chegar uma nova remessa de doses da vacina Pfizer/BioNTech sendo possível retomar com a aplicação de primeira dose. E mais: adolescentes de 12 anos também serão vacinados.
O encontro de gerações marcou a vacinação contra a Covid-19 em Volta Redonda. De adolescentes a idosos, o município seguiu com a aplicação da vacina para todos. O balanço inicial da secretaria apontou mais de 4,2 mil vacinas aplicadas, entre primeira, segunda e terceira doses.
Adolescentes de 13 anos ou mais foram em busca da primeira dose, enquanto jovens e adultos receberam a segunda dose. Idosos e imunossuprimidos graves reforçaram a imunização com a terceira dose.
O coordenador da Vigilância em Saúde de Volta Redonda, médico sanitarista, Carlos Vasconcellos, ressaltou a importância da vacinação para todos, inclusive para adolescentes sem comorbidades de 12 a 17 anos. A vacinação, segundo o médico, é fundamental para redução do contágio do novo coronavírus.
“A vacinação de adolescentes contra a Covid-19 já se iniciou e não vai parar em Volta Redonda, porque entendemos que tendo mais pessoas vacinadas diminuímos a circulação do vírus e evitamos à doença. Além disso, é importante ressaltar que, segundo o estatuto da Criança e do Adolescente, a pessoa acima de 12 anos tem autonomia sobre sua saúde. Então, os adolescentes podem procurar o serviço de saúde para ser vacinado é recomendável que alguma responsável acompanhe, mas não é obrigatório. O adolescente tem condições de decidir se ele quer tomar a vacina ou não”, destacou Vasconcellos.
Lucas Lima, de 13 anos, foi um dos que recebeu a primeira dose. Acompanhado de sua mãe, Isabela Lima, o adolescente comentou a satisfação ao ser vacinado contra a Covid-19. “Muito feliz com a vacina, principalmente nesse momento de retorno às aulas”, disse.
Isis Siguelo, de 14 anos, falou sobre a expectativa ao ser vacinada. “Esperei tanto por esse momento, quase dois anos de pandemia, finalmente chegou a minha vez. Muito feliz!”, falou.
 

VOCÊ PODE GOSTAR

6 Comentários

Só acho 11 de outubro de 2021, 10:28h - 10:28

Segundo o Mito,não compensa vacinar porque tem MORRIDO POUCOS ADOLESCENTES.parem tudo

Alguém 20 de setembro de 2021, 22:30h - 22:30

Eu pediria uma autorização escrita para menores de 16 anos ou um responsável.

E se o adolescente tiver alergia ou um problema .

E se der algum problema com o adolescente e o pai não tendo autorizado , isso vai dar processo.

Leitor 20 de setembro de 2021, 22:27h - 22:27

Tese em ADI
A corte também inovou ao fixar tese em ação direta de inconstitucionalidade, quando a praxe é a de não definir teses em ações de controle abstrato, conforme lembraram os ministros Ricardo Lewandowski e Marco Aurélio.

Foi definido que:

“(I) A vacinação compulsória não significa vacinação forçada, porquanto facultada sempre a recusa do usuário, podendo, contudo, ser implementada por meio de medidas indiretas, as quais compreendem, dentre outras, a restrição ao exercício de certas atividades ou à frequência de determinados lugares, desde que previstas em lei, ou dela decorrentes, e

i) tenham como base evidências científicas e análises estratégicas pertinentes,
(ii) venham acompanhadas de ampla informação sobre a eficácia, segurança e contraindicações dos imunizantes,
(iii) respeitem a dignidade humana e os direitos fundamentais das pessoas,
(iv) atendam aos critérios de razoabilidade e proporcionalidade e
(v) sejam as vacinas distribuídas universal e gratuitamente;

(II) tais medidas, com as limitações acima expostas, podem ser implementadas tanto pela União como pelos Estados, Distrito Federal e Municípios, respeitadas as respectivas esferas de competência.”

guto 20 de setembro de 2021, 21:32h - 21:32

A ciência foi ignorada, os adolescentes viraram cobaias, quem vai pagar o pato?

Alguém 20 de setembro de 2021, 21:32h - 21:32

Tudo bem .

Mas esse papo que adolescentes maior de 12 anos tem autonomia está mal interpretado.

Cuidado que isso pode gerar processos.

Denilson 20 de setembro de 2021, 19:08h - 19:08

Irresponsabilidade só isso

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996