
Foto: Divulgação PMVR
Volta Redonda – Em comemoração ao Dia Nacional dos Animais, celebrado em 14 de março, a Secretaria Municipal de Proteção e Defesa Animal (SMPDA) de Volta Redonda realizará neste sábado (15), uma edição especial do evento de adoção de pets “Família Animal”. A ação será exclusiva para cães e gatos adultos, com o objetivo de incentivar a adoção desses animais, que muitas vezes são preteridos em favor de filhotes.
Cães e gatos adultos frequentemente enfrentam dificuldades na busca por um novo lar devido a características como a cor do pelo ou o tamanho. No evento, estarão disponíveis para adoção cerca de oito cães e oito gatos adultos, que aguardam por uma família responsável e disposta a oferecer muito amor e cuidado. A atividade acontecerá das 14h às 18h30, no Shopping Park Sul, com entrada pelo Acesso B.
Para adotar um animal, é necessário ter mais de 18 anos, apresentar documento de identidade, comprovante de residência e assinar um termo de responsabilidade que orienta sobre a saúde e o bem-estar do animal.
O secretário municipal de Proteção e Defesa Animal, Paulinho AP, enfatiza a importância da adoção de animais adultos. “Queremos, com essa ação, incentivar a adoção de animais adultos que têm tanto amor para dar quanto os filhotes, e ainda trazem carinho, lealdade e gratidão em dobro. Por isso, a ideia dessa feira especial”, afirmou.
Ana Andrade, chefe de fiscalização da SMPDA, também abordou a importância de adotar animais adultos. “Costumo dizer que quem ama verdadeiramente os animais se interessa, mesmo se ele for adulto, idoso ou deficiente. Os adultos são deixados de lado e muitas das vezes eles já tiveram uma família e foram abandonados. O abandono de idoso é um dos mais tristes e cruéis, pois o animal teve toda a referência humana na vida. É por essas e outras situações que incentivamos a adoção responsável dos animais adultos e idosos para que tenham uma vida digna”, disse Ana.
A adoção de animais adultos oferece diversas vantagens, como uma adaptação mais rápida ao novo lar, temperamento já formado, maior tranquilidade quando estiverem sozinhos, e, frequentemente, já são castrados. Além disso, a adoção de animais adultos contribui para dar uma segunda chance àqueles que muitas vezes foram abandonados, proporcionando a eles uma vida digna e cheia de amor.
Denúncia de maus-tratos
As denúncias de maus-tratos a animais devem ser feitas pelo número 156 – CAU (Central de Atendimento Único) da prefeitura. A Lei Municipal 4.924/13 prevê a proteção e o bem-estar de animais domésticos em Volta Redonda, tendo o respaldo da Lei Federal nº 9.605/1998 (Lei de Crimes Ambientais).
É importante, no ato da denúncia, informar o endereço completo, ponto de referência e, se possível, informação sobre o animal – cor e raça, por exemplo.