Volta Redonda realiza teste de acuidade visual nas escolas do município

Mutirão escolar beneficiou 400 alunos da rede municipal de ensino

by adrielly ribeiro

Foto: Geraldo Henrique –
Secom/PMVR

Volta Redonda – A Prefeitura de Volta Redonda, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou neste sábado (25), exames de acuidade visual em 400 alunos da Rede Municipal de Ensino. A iniciativa visa reduzir as demandas de oftalmologia para esse público nas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs) dos bairros.

O mutirão escolar que aconteceu no Estádio General Sylvio Raulino de Oliveira – o Estádio da Cidadania – atendeu a crianças com idades entre 6 e 15 anos, que já tinham horário marcado nas unidades médicas e estavam na fila aguardando atendimento.

Os exames são realizados pelo Instituto de Olhos Parolin. As crianças que apresentaram alterações frente ao teste realizado serão encaminhas para acompanhamento oftalmológico.

De acordo com o prefeito Antonio Francisco Neto, o objetivo é diminuir o tempo de espera desses alunos para consultas com oftalmologista, já que isso impacta no rendimento escolar.

“A saúde ocular é fundamental para o alcance da educação e saúde integral do aluno, tendo em vista que essas alterações podem afetar o aprendizado. Pais e professores devem sempre estar atentos”, disse o prefeito.

Os oftalmologistas responsáveis pelos atendimentos dos estudantes, foram as médicas Fernanda Guedes e Lisa Marassi. Elas ressaltam que é preciso ficar atento aos alunos que apresentam sintomas como dor de cabeça, olhos lacrimejantes e irritados, inclinação persistente de cabeça, piscar contínuo dos olhos, desvio ocular (olho estrábico), testa franzida ou olhos semicerrados, olhos arregalados, necessidade de afastar os objetos ou aproximar-se muito deles, secreção nos olhos, crostas nos cílios, sensibilidade excessiva à luz e alterações pupilares.

Segundo a médica Lisa Marassi grande parte das crianças atendidas necessitam de usar óculos.

“Têm crianças maiores que deveriam utilizar óculos há algum tempo. O ideal é que as crianças façam o exame na faixa de 5 a 6 anos, quando estão começando a serem alfabetizadas. Nesse tempo, em que elas estão expostas a telas de computador e celular, ajuda muito a progressão do problema”, explicou a médica.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996