Volta Redonda recebe projeto ‘Cinesolar’

by Diário do Vale

Volta Redonda – O município recebe nesta quinta-feira, dia 31, o projeto itinerante “Cinesolar”. A Praça Tiradentes, próximo ao Ginásio Poliesportivo Amaro Inácio, no bairro Retiro, será palco da magia do cinema. Com entrada gratuita, haverá exibição de curtas-metragens brasileiros e do longa “Fala Sério, Mãe!”.

O Cinesolar é viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, conta com patrocínio do banco BV, apoio da Prefeitura Municipal de Volta Redonda, e é realizado pela Brazucah Produções e Governo Federal, por meio do Ministério do Turismo.

O secretário de Cultura de Volta Redonda, Anderson de Souza, destacou a iniciativa do projeto como forma de descentralização cultural.

“Nos sentimos muito felizes por Volta Redonda ter sido uma das cidades escolhidas para receber este projeto de cinema e por podermos dessa forma, aproximar ainda mais a cultura das pessoas. Levar cinema para o bairro Retiro faz parte do nosso projeto de descentralização da cultura”, disse.

Lançado em 2013, o Cinesolar é o primeiro cinema itinerante do Brasil movido a energia limpa e renovável. Funciona dentro de uma van equipada com placas que utilizam um sistema conversor de energia solar para elétrica, que também carrega as cadeiras para o público, sistemas de som e projeção, telão e uma cabine de DJ. O projeto promove arte e sustentabilidade, levando a sétima arte a comunidades afastadas e com acesso restrito à cultura.

“As sessões de cinema são atividades artísticas com uma linguagem que dialoga de forma lúdica com os moradores das comunidades, famílias e crianças, colocando o público em contato com os temas de sustentabilidade e energia renovável, além de arte e cultura”, disse Cynthia Alário, coordenadora e idealizadora do Cinesolar.

PROGRAMAÇÃO:

Sessão Cinema:
Data: quinta-feira (31/03)
Horário: 18h – Sessão Curtas / 19h – “Fala Sério, Mãe!”
Entrada: gratuita
Local: Praça Tiradentes – Avenida Antônio de Almeida, 331 – Retiro – Volta Redonda
Local em caso de chuva: Ginásio Poliesportivo Amaro Inácio (Ginásio da Praça Tiradentes)

SINOPSES DOS FILMES:
‘Vento Viajante’ – Direção: Alunos da rede pública municipal de ensino fundamental de Icapuí/CE – Brasil 6min, Animação/Infantil. Livre
Sinopse: Um dia o vento decidiu viajar para o nordeste. Pelo caminho ele fez muitas descobertas, amigos e deixou saudades.

‘Plantae’ – Direção: Guilherme Gehr – Brasil, 10´25, Animação. Livre
Sinopse: Ao cortar uma grande árvore no interior da floresta, um madeireiro contempla uma inesperada reação da natureza. Uma reflexão sobre as consequências irreversíveis do desmatamento e da subjugação lamentável dos humanos aos demais seres da Terra.

‘O Gigante’ – Direção: Júlio Vanzeler&Luis da Matta Almeida – Portugal, 10 min, Animação. Livre
Sinopse: “De todas as histórias que meu pai me contou, a que nunca esqueci foi a do rei que sempre carregou uma princesa dentro de seu coração …”

‘Procura-se’ – Direção: Iberê Carvalho – Brasil, 10min – Ficção
Sinopse: O filme conta a aventura de três crianças que rompem a fronteira social motivadas pelo sentimento sincero por um cachorrinho de estimação. Nossos heróis são: Camile, Didi e Gugu. Camile é uma menina de 10 anos, muito corajosa e rica, que ao perder Bolinha, foge de casa em busca do cãozinho, iniciando uma aventura cheia de descobertas, perigos e novas amizades; Didi tem a mesma idade de Camile, é pobre e vende chicletes para ajudar em casa. Ela descobre que existe uma boa recompensa pela devolução do cachorro que seu pai encontrara e dera de presente para seu irmão Gugu. Ela decide devolver o animal, mas Gugu não aceita a ideia de perder seu novo amigo, agora batizado de Panela.

‘Fala sério, mãe!’ – Direção: Pedro Vasconcelos – Brasil, 79 minutos – Comédia, Drama, Família
Ângela Cristina, mãe da adolescente Maria de Lourdes, está tendo a experiência de guiar sua filha durante uma das fases mais complicadas da vida. Ela vive uma montanha-russa de emoções, com medos, frustrações e um caminhão de queixas para descarregar. Por outro lado, a filha, Malu, como prefere ser chamada, também tem suas insatisfações. Embora teimosa, sofre com os cuidados excessivos e com o jeito conservador da mãe.

Sobre o Cinesolar:

Lançado em 2013, o Cinesolar é o primeiro cinema itinerante do Brasil movido a energia limpa e renovável. O projeto exibe filmes a partir da energia solar e promove arte e sustentabilidade através de oficinas artísticas e lúdicas, levando a sétima arte a comunidades afastadas e com acesso restrito a projetos culturais.

Ao todo, o Cinesolar já realizou cerca de mil sessões com exibição de mais de 150 filmes, entre curtas-metragens (de temática socioambiental) e longas, em 440 cidades do país, percorrendo mais de 200 mil km e chegando a 185 mil pessoas. Além disso, foram ministradas mais de 300 oficinemas, que proporcionam acesso às técnicas básicas e aos elementos que compõem a linguagem cinematográfica.

O Cinesolar conta com o patrocínio institucional da Mercedes Benz, apoio das marcas Sices Solar, Biowash, baterias Heliar e Bio 2. O projeto realiza compensação de carbono em parceria com a Ecoar e promove ações em conjunto com a Unesco Representação Brasil e a Unipaz (Universidade da Paz).

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996