Volta Redonda tem primeira morte por dengue em 2024

Anúncio foi feito pela Secretaria Municipal de Saúde na noite desta terça-feira (27)

by Lívia Nascimento

Volta Redonda – Em nota enviada à imprensa no início da noite desta terça-feira (27), a Secretaria Municipal de Saúde informou o registro do primeiro óbito por dengue de 2024. A vítima é uma mulher de 79 anos, portadora de meningioma (tumor geralmente benigno que atinge as meninges) em uso de corticosteroides.

Também nesta terça-feira, o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) divulgou que a 3ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva do Núcleo Volta Redonda, expediu na segunda-feira (26) uma recomendação para que a prefeitura de Volta Redonda “adote medidas para prevenir e controlar os casos de dengue na cidade”.

De acordo com o documento, a garagem da prefeitura, localizada no bairro Aero Clube, estaria servindo como foco de proliferação do vetor transmissor da dengue e de outras doenças, em razão do depósito de veículos sucateados e outros entulhos, permitindo o acúmulo de água parada, cenário que permite a multiplicação do mosquito aedes aegypti.

Providências

Procurada pelo DIÁRIO DO VALE, a prefeitura confirmou o recebimento da recomendação e reforçou que atua constantemente no local para a eliminação de possíveis focos, incluindo a aplicação do fumacê UBV (Ultrabaixo Volume), que mata o mosquito. A prefeitura também ressaltou que Volta Redonda foi considerada modelo pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) no combate à dengue. “Mesmo assim, a contribuição do Ministério Público é relevante e será atendida”, diz a nota enviada à redação.

A Promotoria estabelece um prazo de dez dias para que o município de Volta Redonda, representado pelo prefeito e pela secretária municipal de Saúde, adotem medidas de prevenção e controle da dengue na garagem, com a realização de visita ao imóvel pelos agentes para ações efetivas, bem como com a realização de providências destinadas à eliminação de possíveis focos de proliferação de vetores no local. O MPRJ pede ainda que, no prazo de dez dias, seja apresentado um cronograma da retirada dos veículos considerados como inservíveis e que estejam proporcionando local propício à proliferação do mosquito.

 

Você também pode gostar

1 comment

Severino 27 de fevereiro de 2024, 21:43h - 21:43

Quando a Prefeitura vai começar a limpar o matagal na cidade? Está uma vergonha em todos os bairros. Não queremos Escola de samba, queremos limpeza na cidade.

Comments are closed.

diário do vale

Av. Pastor César Dacorso Filho nº 57

Vila Mury – Volta Redonda – RJ
Cep 27281-670

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24)  99208-6681 – Diário Delas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996