Volta Redonda – A prefeitura de Volta Redonda anunciou nesta quarta-feira (14) que a cidade terá um aumento no número de policiais atuando nas ruas durante o período noturno.
O governo municipal está em processo de ampliação do convênio do Proeis (Programa Estadual de Integração na Segurança) com a Secretaria de Estado da Polícia Militar, o que permitirá que policiais militares de folga sejam contratados para trabalhar todos os dias à noite.
A medida faz parte de um planejamento da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), integrado às demais forças de segurança pública, com base na análise da mancha criminal e no policiamento de proximidade.
A expansão do policiamento será realizada por meio das equipes do Sistema Integrado de Segurança, composto por PMs e guardas municipais.
Atualmente, 21 agentes estão presentes em todos os bairros de Volta Redonda, divididos em sete regiões, diariamente, das 9h às 21h – horários de maior incidência criminal, segundo dados do Instituto de Segurança Pública do Rio de Janeiro (ISP-RJ). Com o reforço, o número de agentes aumentará para 30.
“É um serviço suplementar ao policiamento ostensivo desenvolvido pela Polícia Militar e Guarda Municipal. Esses profissionais promovem o conceito de polícia cidadã, para que a população possa ter ainda mais confiança nos policiais, participando ativamente das ações de segurança pública, inclusive denunciando atos ilícitos. Afinal, não existe sucesso na segurança pública sem a participação da sociedade. É com essa parceria que estamos tornando Volta Redonda uma cidade cada vez mais segura”, disse o secretário municipal de Ordem Pública, coronel Luiz Henrique Monteiro Barbosa.
Mais viaturas 24 horas por dia
Além do aumento no número de agentes nas ruas, cinco novas viaturas serão adquiridas, sendo que três delas irão para o Sistema Integrado de Segurança, uma para a Guarda Municipal e outra para a Semop.
A frota se somará aos 15 novos veículos entregues à população em março deste ano, e aos grupos de WhatsApp administrados pela Secretaria de Ordem Pública, que já contam com aproximadamente 9 mil aliados. Esses canais de mensagens passarão a funcionar 24 horas por dia.
“O Sistema Integrado de Segurança tem funcionado muito bem, mas identificamos a necessidade de um acompanhamento maior no período noturno. Temos registrado furtos de cabos que causam um prejuízo social muito grande, casos de perturbação do sossego e crimes contra o patrimônio, como furtos a estabelecimentos comerciais. Essas viaturas conseguirão atender às demandas que surgirem nos aplicativos que, em breve, farão parte da rotina da segurança pública de Volta Redonda, atendendo aos taxistas, às mulheres e aos idosos vítimas de violência, e darão suporte ao Ciosp, com o monitoramento por câmeras. Com mais três viaturas, quase dobraremos o policiamento à noite, que hoje conta com quatro viaturas, otimizando recursos das forças de segurança e contribuindo para a elucidação e prevenção de crimes”, afirmou Luiz Henrique.
O secretário destacou que o serviço não substitui os canais de emergência, como o 190 da Polícia Militar e o 153 da Guarda Municipal, que continuam ativos.
2 comments
Não adianta se ficarem só no centro da cidade, tem que ter segurança tambem nas pereferias da cidade, onde a desordem é maior, som altos de estabelecimentos etc.
Reamente precisamos mesmo, Retiro e açude onde tem mais baderna de motocicletas e som alto de veiculos e bares abertos com som alto, sociedade agradece
Comments are closed.