Volta Redonda – A prefeitura retomou, no mês de agosto, o programa de “Visitação ao Sistema Penitenciário”, do Departamento de Vigilância Socioassistencial da Secretaria Municipal de Assistência Social (Smas). O programa oferta transporte às famílias dos presos do Complexo Penitenciário de Gericinó, antigo Bangu, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, por meio do Benefício Eventual, previsto na Lei Orgânica de Assistência Social.
A secretária municipal de Assistência Social, Rosane Marques, a Branca, explicou que o programa já existia em Volta Redonda, mas foi desativado na gestão anterior da prefeitura.
“Nos organizamos para retomar o programa custeado pelos Benefícios Eventuais, que são provisões da política de Assistência Social destinadas à proteção de indivíduos e famílias, para o enfrentamento de uma vulnerabilidade social de caráter eventual. Eles estão previstos na Lei Orgânica de Assistência Social e são ofertados pelos municípios e pelo Governo Federal”, explicou a secretária.
As primeiras viagens aconteceram nos dias 10 e 11 de agosto e beneficiaram 29 famílias. Quatorze pessoas foram ao Complexo de Gericinó no sábado, e 15 no domingo. Todas as pessoas fizeram o cadastro prévio para participar do programa no Cras (Centro de Referência de Assistência Social) em que recebem atendimento.
“Ressaltamos que as viagens são mensais. Em agosto, identificamos uma grande demanda reprimida, por isso abrimos uma exceção e fizemos duas viagens. Mas nos próximos meses, apenas uma data estará disponível”, falou Branca.
Como participar do programa
Os interessados em participar da “Visitação ao Sistema Penitenciário” devem procurar a unidade de Cras de referência. As próximas viagens já estão marcadas para 15 de setembro, 20 de outubro, 10 de novembro e 22 de dezembro, todas aos domingos, e ainda há vagas.
O ponto de encontro para pegar a van da Smas até o Rio de Janeiro é a Rodoviária Municipal Prefeito Francisco Torres, no Centro. A partida é às 6h e o retorno é depois das 16h, último horário de visitas do Complexo Penitenciário.
1 comment
Deveriam se preocupar com a segurança de quem está fora das grades e não facilitar as coisas pra fazer visitinha a presidiário. Palhaçada. Por isso o povo está cada vez mais descrente na classe política.