VR: Centro-Dia para pessoa com deficiência completa 1 ano

Capd II atende 55 pessoas com deficiência e autismo no Siderópolis

by adrielly ribeiro

Volta Redonda – A segunda unidade do Centro-Dia para Pessoa com Deficiência, o Capd II Synval Mury Glória, celebrou um ano de funcionamento em Volta Redonda. Inaugurado em outubro de 2023, o espaço localizado no bairro Siderópolis atende 55 usuários entre 18 e 59 anos com deficiência e/ou Transtorno do Espectro Autista (TEA) nos níveis 2 e 3 de suporte, divididos em turnos matutino e vespertino.
Vinculado ao Departamento de Proteção Social Especial (Dpes) da Secretaria Municipal de Assistência Social (Smas), o Capd II oferece serviços de Média Complexidade com base no Programa Teacch, que visa desenvolver a autonomia e a independência dos usuários. “O Capd II possui ambiente estruturado e atividades individualizadas, respeitando as limitações e potencialidades dos usuários, com o objetivo de desenvolver autonomia, independência, inclusão social e melhoria da qualidade de vida”, destacou a coordenadora Rosane Sebastiana Cândido.
Os usuários recebem café da manhã, almoço e lanche, e a unidade também oferece transporte. A diretora do Dpes, Mariana Pimenta, explicou a importância da gestão contínua do serviço: “A Smas é responsável pela gestão e manutenção do serviço, que é uma política pública de caráter continuado. O Capd conta com a parceria da Secretaria Municipal de Educação (SME), que oferece transporte e alimentação”.
A secretária de Assistência Social, Rosane Marques, enfatizou o papel do Capd II na inclusão social: “Com uma equipe qualificada e uma variedade de serviços e atividades, o Capd II proporciona um ambiente acolhedor, seguro e inclusivo para pessoas com deficiência e autismo”.
Projetos e estrutura do Capd II
Em 2024, a unidade lançou o Projeto Cozinha Afetiva, que busca aprimorar a autonomia dos usuários por meio da culinária. Outra atividade destacada é a manutenção da horta, que promove interação social e incentiva uma alimentação saudável, como explicou Rosane Cândido: “O plantio e a colheita de hortaliças contribuem para uma alimentação saudável e são inseridas no cardápio da unidade”.
O prédio do Capd II conta com dois pavimentos: no térreo, há salas de atendimento, secretaria, refeitório e auditório; no segundo andar, estão a sala de multimídia e as oficinas.

Você também pode gostar

2 comments

Neto 2 de novembro de 2024, 14:43h - 14:43

Foi muito bom mais uma conquista????

Neto 2 de novembro de 2024, 14:42h - 14:42

Obrigado meu Deus por mais uma conquista pra nós estamos muito felizes ❤️ por tudo pelo trabalho de amor e carinho com as pessoas que nessecitam de atenção ?????

Comments are closed.

diário do vale

Av. Pastor César Dacorso Filho nº 57

Vila Mury – Volta Redonda – RJ
Cep 27281-670

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24)  99208-6681 – Diário Delas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996