VR destaca conquistas e avanços nas políticas de integração racial

Prefeitura de Volta Redonda tem promovido ações efetivas de combate ao racismo estrutural e valorização da população negra, sendo referência na região

by arthur

VR também investiu na capacitação de servidores públicos, com formações com agentes públicos, inclusive na Guarda Municipal (Foto – Divulgação)

Volta Redonda – A Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres e Direitos Humanos (SMDH) de Volta Redonda, através da assessoria técnica de Promoção da Igualdade Racial, está colocando em evidência a data desta terça-feira (13), Dia da Abolição da Escravatura. A SMDH busca destacar ações recentes do munícipio na luta pela igualdade racial, além de reflexões impactantes para a data e conquistas em políticas públicas, sendo referência na região.

Nos últimos anos, a Prefeitura de Volta Redonda tem promovido ações efetivas de combate ao racismo estrutural e valorização da população negra. As principais conquistas incluem o Kit Equipagem, recebido em 2024 através do Ministério da Igualdade Racial – que inclui veículo, eletrodomésticos e mobiliário para reforçar a infraestrutura da SMDH e do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial; e o Sistema de Monitoramento de Políticas Raciais – ferramenta inédita no município, lançada em 2023, que permite analisar dados sobre desigualdade racial e orientar políticas públicas com base em indicadores reais.

“No dia 13 de maio de 1888, o Brasil declarava o fim da escravidão com a assinatura da Lei Áurea. No entanto, a chamada abolição não garantiu acesso à terra, à moradia, ao trabalho ou educação ao povo negro. Libertos no papel, milhões de brasileiros negros foram lançados à própria sorte, sem reparação histórica e submetidos a novas formas de exclusão social. Por isso, o 13 de maio é lembrado por muitos não como uma data de celebração, mas de reflexão e resistência. Mais de 130 anos depois, o racismo estrutural ainda marca a realidade brasileira. Mas as cidades comprometidas com a justiça social têm buscado reverter esse cenário com políticas públicas efetivas. Volta Redonda é uma delas, e faz parte do pacto de cidades não racistas do estado do Rio de Janeiro’, afirmou a assessora técnica de Promoção da Igualdade Racial, Juliana Sampaio.

O município se destaca ainda pela adesão ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir) e da Rede de Cidades Antirracistas; ao Plano Juventude Negra Viva, que marca o compromisso com a proteção e promoção de oportunidades para jovens negros em situação de vulnerabilidade; além de integrar o pacto estadual “Cidades Antirracistas”, reforçando o compromisso com o enfrentamento ao racismo institucional.

Volta Redonda também investiu na capacitação de servidores públicos, com formações com agentes públicos, inclusive na Guarda Municipal, para o combate ao racismo institucional e o fortalecimento dos direitos da população negra. E está em construção desde 2023 o Plano Municipal de Promoção da Igualdade Racial, com participação ativa de lideranças comunitárias, especialistas e representantes do Conselho de Igualdade Racial, com metas a serem alcançadas até 2030.

“É dever do Poder Público enfrentar esse passado com ações firmes. Não basta reconhecer a desigualdade, é preciso combatê-la com coragem. Volta Redonda está comprometida com uma sociedade mais justa e inclusiva, antirracista, que promova o bem-estar de todas as pessoas com investimentos na saúde, educação, meio ambiente, na qualificação profissional, visando a qualidade de vida com uma economia sustentável”, afirmou a secretária municipal de Políticas para Mulheres e Direitos Humanos, Gloria Amorim.

 

Você também pode gostar

Av. Pastor César Dacorso Filho nº 57 – Vila Mury – Volta Redonda – RJ – Cep 27281-670
Jornalismo (24) 99926-5051 | Comercial (24) 99974-0101 | Diário Delas
(24) 99208-6681
Image partner > depositphotos

© 2025 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996