VR: Hospital São João Batista realiza novo mutirão de cirurgias

Objetivo é reduzir a fila de espera dos procedimentos realizados pelo Sistema Único de Saúde

by Agatha Amorim

Volta Redonda – O Hospital São João Batista (HSJB) deu continuidade ao programa de mutirão de cirurgias no último fim de semana. Dessa vez foram realizadas cirurgias de coluna, artroplastia e videoartroscopia, entre a sexta-feira (12) e o sábado (13). Cinco pacientes – sendo duas mulheres, dois homens adultos e um adolescente, com idades entre 14 e 69 anos – passaram pelos procedimentos.

As cirurgias de coluna fazem parte do projeto “Coluna Reta”, programa pioneiro da Prefeitura de Volta Redonda para diagnóstico precoce e tratamento da escoliose idiopática. Desta vez o projeto beneficiou os pacientes Gabriel André de Souza Gloria, 20 anos, e Davi Morrone Rodrigues Assunção Silva, de 14 anos. As cirurgias foram realizadas pelo ortopedista especialista em coluna Juliano Coelho e pelo neurocirurgião Júlio Meyer. Os pacientes passam bem e com programação de alta para quarta-feira (17).

O projeto “Coluna Reta”, inédito no Brasil, já realizou 48 intervenções beneficiando adolescentes com indicação para cirurgia. Os beneficiários apresentavam como diagnóstico a escoliose, uma deformidade tridimensional da coluna vertebral que acomete crianças e adolescentes na fase do crescimento. O ortopedista Juliano Coelho, que é responsável pelo projeto, destaca que o propósito do “Coluna Reta” é o diagnóstico precoce, para evitar os procedimentos cirúrgicos.

“Desde que o projeto foi criado, estamos ampliando o atendimento. Começamos no Estádio Raulino de Oliveira e ampliamos para as escolas de Volta Redonda, onde realizamos as triagens. Assim que a gente identifica uma criança que iniciou a escoliose já encaminhamos que entre no nosso sistema para acompanhamento”, explicou o médico.

 

Artroplastia e videoartroscopia

Já no mutirão de cirurgias ortopédicas do HSJB, as intervenções realizadas pela equipe do diretor-médico do Hospital São João Batista, o ortopedista Flávio Reis, foram de artroplastia de quadril e videoartroscopia de joelho. Os beneficiados foram os pacientes Roque da Fonseca Landes (69 anos), Ana Paula Marques dos Santos Barbosa da Silva (47 anos) e Diana do Carmo Barboza (35 anos).

O mutirão realizado na unidade hospitalar tem como objetivo reduzir a fila de espera dos procedimentos pelo SUS (Sistema Único de Saúde). No ano passado foram realizadas mais de 100 cirurgias. Todos os pacientes já tiveram alta e passarão por revisão e acompanhamento ainda esta semana, na própria unidade hospitalar.

O diretor-médico Flávio Reis ressaltou que a unidade segue avançando nas cirurgias realizadas em mutirão. “Esse foi mais um fim de semana dando prosseguimento ao nosso mutirão, que permite a manutenção da agenda de cirurgias eletivas e ainda a realização das cirurgias de emergência, já que o hospital também é uma unidade de pronto-atendimento”, explicou o ortopedista.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996