Volta Redonda – Com a previsão da instalação de uma unidade do Sesc (Serviço Social do Comércio) no bairro Barreira Cravo, em Volta Redonda, a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPD) também está buscando trazer para a cidade um Centro de Referência em Educação Inclusiva (CREI). Na última semana, o vereador pastor Washington Uchôa (MDB); a secretária municipal da Pessoa com Deficiência de Volta Redonda, Eliete Guimarães; e o advogado Renato Oliveira, visitaram o CREI Sesc Senac, no Rio de Janeiro. Eles estiveram no local a convite da diretora do CREI, Maria Antônia Goulart, que esteve em Volta Redonda em reunião com o prefeito Antônio Francisco Neto para apresentar o projeto.
“O objetivo é trazer o projeto para Volta Redonda no futuro e ter condições de ofertar uma inclusão mais ampla. O CREI Sesc Senac oferece, gratuitamente, atendimento com equipe transdisciplinar a crianças e jovens com Transtorno do Espectro Autista e Trissomia do Cromossomo 21, apoiando a qualificação profissional dos atendidos e de seus familiares. É um projeto incrível”, disse Pastor Washington, que é presidente da Comissão da Pessoa com Deficiência na Câmara Municipal.
Educação inclusiva
O CREI possui equipamentos de última tecnologia para estimulação sensorial, uma sala de baixo estímulo para atividades focadas no desenvolvimento de habilidades de concentração e autorregulação. Possui ainda salas de atendimentos transdisciplinares em pequenos grupos e consultórios médicos para atendimento psiquiátrico e neurológico.
Segundo Eliete Guimarães, durante a visita foram observadas as práticas pedagógicas, os recursos utilizados e os projetos voltados para a inclusão e desenvolvimento de autistas e pessoas com deficiência intelectual, com destaque para a dedicação e os resultados positivos alcançados pelo centro.
“Ficamos impressionados com o trabalho desenvolvido. Agradecemos ao CREI Sesc Senac, em especial a diretora Maria Antônia Goulart, pela calorosa recepção e por compartilhar nossa visão de uma comunidade onde cada pessoa é valorizada e apoiada. Com essa união de forças, Volta Redonda caminha para se tornar referência em Educação Inclusiva no Estado do Rio de Janeiro”, disse.