VR: Programa irá monitorar qualidade da água em tempo real

Projeto junto à Uerj e ao Comitê da Bacia da Região Hidrográfica do Médio Paraíba do Sul terá instalação de sonda na ETA Belmonte

by Mayra Gomes

Volta Redonda – O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Volta Redonda (Saae-VR) firmou uma parceria com a Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) e com o Comitê da Bacia da Região Hidrográfica do Médio Paraíba do Sul (CBH-Médio Paraíba do Sul) para a instalação de uma sonda que tem a finalidade de monitorar a qualidade da água em tempo real. Na última semana, uma comissão de membros esteve pela primeira vez na Estação de Tratamento de Água (ETA) do bairro Belmonte, para avaliar o local adequado da instalação da sonda, incluindo um painel solar e pluviômetro, instrumento utilizado para medir e coletar chuvas.

Além do monitoramento, todos os dados do programa – chamado “Siga Águas” – vão ser disponibilizados com livre acesso para a população.  Com esse projeto, será possível prever eventuais problemas e, assim, otimizar tempo de respostas e soluções mais rápidas.

O programa só foi possível através da Finep (Financiadora de Estudos e Projetos) – agência pública que financia inovação –, onde, através de reuniões de membros, o Saae-VR foi escolhido para o projeto, que não terá custo financeiro para a autarquia, além de beneficiar a qualidade da água para toda a população.

 

You may also like

Leave a Comment

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996