quarta-feira, 21 de outubro de 2020 - 06:52 h

TEMPO REAL

 

Capa / Polícia / VR voltará a contar com câmeras de segurança

VR voltará a contar com câmeras de segurança

Matéria publicada em 4 de fevereiro de 2019, 19:34 horas

 


Projeto ‘Cerca Inteligente’ começa a ser instalado nas principais entradas da cidade

Câmeras estão sendo instaladas em pontos principais da cidade (Gabriel Borges/Secom)

Volta Redonda – Uma equipe da Empresa de Processamento de Dados de Volta Redonda (EPD-VR) começou a instalar nesta segunda-feira, dia 4, câmeras para monitorar as entradas e saídas da cidade. A ação teve início no pórtico no bairro Ponte Alta, na divisa entre Volta Redonda e Barra Mansa, e no bairro Santa Cruz.

A implementação faz parte do projeto Cerca Inteligente, pioneiro na segurança pública no país. De acordo com o assessor técnico da EPD-VR, Marlus Viese Correia, o projeto anterior era defasado e os novos equipamentos tem uma tecnologia superior aos antigos.

– Antes, tínhamos que buscar na imagem e fazer um recorte da placa do veículo. As novas câmeras, além de permitirem o monitoramento, identificam as placas automaticamente e as informações são enviadas para um banco de dados – explicou Marlus.

A nova tecnologia prevê uma análise dos dados fornecidos pelo monitoramento, a elaboração de estatísticas e até a identificação de manchas criminais no território municipal. O diretor-presidente da EPD-VR, Matheus Moreira, explicou que o projeto é uma parceria com a Guarda Municipal e todas as imagens serão direcionadas para o Ciosp (Centro Integrado de Operações de Segurança Pública). “O objetivo é monitorar a entrada e saída de veículos para reduzir o número de carros roubados e acelerar a recuperação desses veículos. Com o apoio do prefeito Samuca Silva, estamos colaborando para melhorar a segurança da população”, afirmou Matheus.

Quem gostou da mudança foi o consultor de vendas Hilton Braga, que trabalha próximo ao pórtico no bairro Ponte Alta. “Aqui é meio deserto e essas câmeras vão trazer mais segurança. Graças a Deus nunca tive problema com meu carro, mas é bom melhorar a segurança”, comentou.

O comandante da Guarda Municipal, Paulo Henrique Dalboni, ressaltou que as câmeras vão permitir uma maior agilidade no trabalho das forças de segurança. “Se houver algum roubo, pedimos que o cidadão acione o Ciosp para que possamos verificar se o veículo entrou ou saiu da cidade e assim acionar as autoridades competentes. Os novos equipamentos vão ajudar a identificar e atuar mais rapidamente”, destacou Dalboni.

A previsão é que sejam instaladas mais duas câmeras nesta terça-feira, dia 5, nos bairros Belmonte e São Luiz. Os bairros que também receberão os novos equipamentos são Santa Cruz, Santa Rita do Zarur, Três Poços, Vila Rica-Tiradentes e 207. Matheus Moreira citou ainda que, além da cerca de câmeras nas entradas e saídas do município, a ideia é expandir futuramente a instalação de câmeras para regiões com grandes fluxos de veículos no interior da cidade. “Queremos finalizar nesta semana, mas a previsão é que até semana que vem todas as 10 câmeras estejam instaladas e funcionando”.

O prefeito Samuca Silva afirmou que a prefeitura está trabalhando para dar uma melhor estrutura para as forças de segurança.

“Além das câmeras, estamos avaliando se um guarda municipal poderá ficar em cada entrada da cidade, junto da força policial, ajudando no monitoramento. A prefeitura está dando suporte administrativo e a tecnologia estará à disposição”, explicou o prefeito, citando ainda que a prefeitura está avaliando outros investimentos na área de segurança pública, como a reforma da delegacia e da Risp (5ª região Integrada de Segurança Pública).

“Terei uma reunião com o governador em breve e vou solicitar mais atenção para que a maior cidade do Sul Fluminense não sofra com a vinda de bandidos pra cá. Estamos atentos e também vou me reunir com o ministro da Justiça, Sergio Moro, no dia 21 desse mês, onde também irei apresentar todas as questões de segurança da cidade”, afirmou o prefeito.

 


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

24 comentários

  1. Avatar

    O fim do dedo duro! do x9 do informante! traz tristesa! agora se pegar a imagem de VR para Bm.o motel capricónio vai falir.

  2. Avatar

    Ligar para o Ciop o problema é eles atenderem o telefone que é muito dificil principalmete a noite o povo vive dormindo ou de folga todo fim de semana.

  3. Avatar

    Pra ontem !!! só uma observação, seria interessante se fosse em TODAS as rotas de entrada/saída de VR pq a gente sabe que tem muitos lugares desertos que dão acesso a áreas de tráfico de drogas. Colocar na Rodovia do Metalúrgicos não é mais importante que colocar em caminhos que dão acesso ao Santa Cruz por exemplo, ou Getúlio Vargas x Ponte Alta x Retiro, California, Pinheiral x Tres Poços , Roma x Getulândia x Arrozal… Além lógico em áreas estratégicas como Amaral Peixoto, Retiro, Vila, Aterrado, Santo Agostinho. Enfim, deve ser um trabalho conjunto com as cidades ao redor. Boa sorte a todos

  4. Avatar

    Deixem o prefeito ( que foi eleito de forma democrática pela maioria do eleitorado da cidade ) trabalhar

    Essa mania de passar o dia postando fake news já está manjada demais …

  5. Avatar

    excelente idéia senhor, prefeito

    vr sempre na vanguarda !!!

    quanto aos disseminadores de fake news, vão preparando as vinhetas para quando o gordo ídolo de voces for em cana

  6. Avatar

    Se colocasse gente competente pra trabalhar já ia melhorar. Tudo que tenta fazer, dá errado e a culpa é sempre de algum “acessor”. Parece uma criança mimada brincando de “gestor”.

  7. Avatar

    Bem que cismei que as já existentes estavam inoperantes há muito tempo… Muita coisa errada acontecendo embaixo delas, mas é o mesmo que nada estar acontecendo. Ou as câmeras estão todas defeituosas ou a equipe de monitoramento do CIOSP é incompetente. Talvez ambas as alternativas…

    • Avatar

      As câmaras não funcionam há muito tempo e nada de mandar consertar pq foram instaladas na gestão anterior. Equipe foi trocada por partidários da nova gestão, completamente perdidos e despreparados como o atual gestor.

  8. Avatar

    E a Radial leste continua fechada aos domingos para a tal”rua de lazer” atrapalhando a fluidez do trânsito e infernizando os moradores do Aero clube com o aumento expressivo de carros circulando dentro do bairro, para meia dúzia de gatos pingados ficarem conversando na tão importante pista.
    Acabem logo com esse evento todos os domingos.
    Liberem a Radial leste para o trânsito.

  9. Avatar
    EDMUR FERREIRA DA SILVA

    Mente sempre. O objetivo é monitorar o trânsito de veículos de carga dentro da cidade.

  10. Avatar

    Só funciona se não precisar de manutenção e de troca de peças. A PMVR nunca fez previsão de verba para isso, acham que é só comprar equipamento e instalar, fingindo que não sabe que vai dar defeito. O Governo Neto ficava quietinho sobre as câmeras que paravam de funcionar até que montavam novas câmeras e faziam propaganda do feito. E o Samuca é igualzinho ao seu antecessor, nesse e em outros assuntos, na política e no jeito de administrar. Só mudaram as moscas.

  11. Avatar

    Se não conseguem nem trocar o disjuntor do estádio que desarma em todos os jogos a noite!! Acordem para a realidade e parem de comer torresmo e arrotar camarão!!!

  12. Avatar

    Ótima idéia.

  13. Avatar
    Chimpanzé Reumático

    Até que a placa seja identificada ao cioso já era o Carango.

  14. Avatar

    Gente presta atenção : câmera não intimida bandido . Bandido é bandido em qualquer lugar. Eles estão nem aí para essa câmera . Nós temos que acabar com a desigualdade social, assim acabaremos com a violência . Aonde se viu apagar fogo com combustível , colocar na mão do cidadão para aumentar a violência . bandido quando chega falando não mexe ! O povo em sua maioria são leigos em política , votaram errado ! Samuca troca de partido como troca de roupa e está querendo ir para o PSDB do Fernando Henrique Cardoso, Aercio, Serra , Aquele Dória de São Paulo que não vale nada..

  15. Avatar

    Eu pego uma coisa que outro fez modifico o nome e coloco para funcionar outra vez.

  16. Avatar

    Tem que iluminar as ruas dos bairros. Aqui nos bairros Barreira Cravo e Sam Remo está uma escuridão só. Depois vão reclamar da violência que a prefeitura mesmo contribui com aa ruas as escuras.

    Esse Prefake não sabe de nada.

  17. Avatar

    Nunca funcionou! Carros sendo furtados, roubados e as câmeras nunca serviram para nada mas foi só roubar o COELHÃO DA PÁSCOA que as câmeras funcionaram.

    • Avatar

      funcionava sim. depois que entrou esse Prefeito gestor que começou o problemas. ele esta mais perdido do que cego em tiroteio, sua equipe e muito fraca, tanto é que ele mandou vários embora do governo anterior e teve que chamar todos de volta porque o seu pessoal não sabem fazer o serviços é uma vergonha.

Untitled Document