sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Yoga, uma filosofia de vida e de autoconhecimento

Yoga, uma filosofia de vida e de autoconhecimento

Matéria publicada em 11 de fevereiro de 2019, 11:47 horas

 


Prática do yoga traz harmonia entre corpo, mente e espírito (Foto: Divulgação)

Volta Redonda – Praticar yoga ajuda a manter o equilíbrio entre o corpo e a mente, reduzindo níveis de estresse e ansiedade.

De acordo com Roseli de Oliveira Figueiredo – professora de Hatha Yoga e Dakshina Tantra yoga- há oito anos, a maioria das pessoas buscam fazer yoga atrás de uma prática de atividade física, mas quando iniciam descobrem que é muito mais do que isso. Pois esta atividade trabalha práticas respiratórias intensas e profundas trazendo a consciência para o momento presente. Na verdade a sua prática trabalha o corpo com a intenção de disciplinar a mente.

– O yoga é uma filosofia de vida de autoconhecimento onde trabalha o ser universal. E com o autoconhecimento a pessoa aprende a controlar melhor os fatos do dia a dia, trazendo equanimidade que é um humor inalterável – disse.

Segundo a professora Roseli, que também trabalha com saúde mental, a prática do yoga é indicada para transtorno de ansiedade, síndrome de pânico e depressão. Já nas questões de ortopedia, ela é recomendada para artrose e fascite plantar ou esporão, que é um distúrbio doloroso comum que afeta o calcanhar e a planta do pé. A prática do yoga também é indicada para a terceira idade onde previne o Alzheimer e favorece o estado de alerta prevenindo quedas para o idoso.

– O yoga também é recomendado para crianças a partir dos 8 anos – afirmou.

Para aquelas pessoas que buscam o yoga com a intenção de emagrecer, a professora Roseli lembrou que a sua prática não emagrece, mas à medida que a pessoa percebe melhor os seus sentidos, ela muda as suas escolhas alimentares contribuindo para o seu emagrecimento.

– Com o yoga os ajustes do metabolismo físico e químico do corpo são reorganizados e com isso as pessoas conquistam um ritmo de passada mais ajustado no andar – destacou.

A professora universitária Vivian Magalhães é praticante de yoga há três anos e afirmou que o maior benefício que adquiriu ao longo desse tempo foi o seu autoconhecimento.

– Sempre tive simpatia pela filosofia do yoga e como sou uma pessoa muito ansiosa busquei esta atividade para entender a minha ansiedade. Ela também melhora as minhas articulações e contribui para uma melhoria física e uma resistência a doenças. Com a yoga me tornei menos ansiosa e quando acontece algo ruim já consigo me reequilibrar mais rapidamente. Com o tempo a minha ansiedade acabou e agora sou uma pessoa controlada – opinou.

Para a professora Roseli, o yoga não tem contra indicação, qualquer um pode praticá-lo, e apesar de existir algumas restrições por causa de algumas limitações seja física ou mental, não existe contra indicação.

Na opinião da aluna Vivian, algumas pessoas tem uma percepção de que o yoga é muito entediante, mas não é isso que ocorre e às vezes dá para sair das aulas até suando.

– No meu caso já a partir das primeiras aulas percebi algum resultado, e atualmente eu saio da aula revigorada e energizada – disse a aluna.

A psicóloga Simone Lima sempre sofreu com problemas de tendinite no braço esquerdo, ombro esquerdo e hérnia na cervical e na lombar, e na opinião dela o yoga lhe trouxe uma consciência corporal que a auxiliou na postura e na vida cotidiana, não só na parte física, mas na harmonia entre corpo, mente e espírito.

– Eu procurei o yoga por causa de uma lesão e encontrei outros benefícios – disse satisfeita Simone.

– O maior ganho que eu vejo no yoga e estar no momento presente se observando física e emocionalmente. Após iniciar as aulas fiquei mais disposta e tranquila. Em minha opinião o yoga também é um modo de ser na vida – declarou.

*Por Júlio Amaral


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Untitled Document