terça-feira, 10 de dezembro de 2019

TEMPO REAL

 

Capa / Lazer / Youtuber do mundo Minecraft encontra com fãs do game em Volta Redonda

Youtuber do mundo Minecraft encontra com fãs do game em Volta Redonda

Matéria publicada em 27 de outubro de 2018, 10:15 horas

 


Evento acontece neste domingo (28), das 16h às 20h, e promete muita interatividade.

Game vendeu mais de 1 milhão de cópias em 2011 e é febre entre a garotada até hoje – Imagem: Reprodução

Quem tem crianças e adolescentes em casa provavelmente já ouviu falar em Minecraft, mas muitos ainda devem se perguntar, o que é isso ou quem já sabe que é um jogo deve querer saber como se joga.
O desenvolvimento de Minecraft começou em 2009, em 2011 vendeu mais de 1 milhão de cópias, pouco depois da versão Beta do jogo ter sido lançada. Neste ano de 2011, Lucas Diniz, um jovem de Resende, então com 13 anos começou a perceber o assunto nos grupos de amigos.
– O jogo em 2010/2011 era uma febre, sendo o game mais assistido do Youtube nesses anos. Todas as rodinhas de colégios e amigos da rua falavam sobre o jogo, até que um dia tive a oportunidade de jogar na casa de um amigo, e foi ali que eu “virei” minha primeira noite jogando Minecraft, enquanto um jogava, tinha quatro amigos atrás me dando dicas, foi uma completa emoção – lembra.
Lucas conta ainda que a paixão foi imediata, segundo ele a liberdade que o jogo lhe dá é o que motiva a explorar cada dia mais.
– É um jogo que me permite fazer o que quiser, como quiser e onde quiser, e é um dos jogos que apresenta maior disponibilidade e acessibilidade em relação ai público e o criador, devido o seu sistema Multiplayer (2 ou + jogadores simultaneamente) – explica.
A entrada no Youtube se deu de forma natural, de acordo com Lucas ele queria compartilhar com as pessoas as suas criações no jogo.
– Comecei o canal na metade das minhas férias em dezembro de 2011. Eu queria que alguém além dos meus amigos visse as minhas construções, comprei um microfone de lapela de oito reais, com um computador super lento para poder gravar e jogar ao mesmo. Foi dessa forma que o primeiro vídeo entrou no canal – diz Lucas, que atualmente conta com mais de 1500 vídeos postados na plataforma.
Atualmente com 20 anos, Lucas explica que tem nos seus vídeos e no canal a sua principal fonte de renda, sendo assim se tornado um Youtuber – profissão com remuneração variada, que dependem do número de visualizações dos vídeos, às quais podem acrescer extras, decorrentes da publicidade feita pelos ‘youtubers’. Cada ‘youtuber’ tem a sua “tabela de preços”, que variam em função do número de subscritores do canal.
– Em 2011 ninguém ganhava dinheiro com a plataforma YouTube, fui um dos primeiros a descobrir e evoluir junto com o mercado. Em meados de 2013, conseguia um bom salário mensal, com apenas 15 anos, a partir desse momento que eu percebi que não seria apenas um hobby, mas sim um trabalho, porém trabalhar com o que você gosta flui muito mais e os inscritos percebem quando é algo forçado – explica.
Mesmo que para muitos isso não passe de um hobby, Lucas leva a questão a sério, com uma rotina de postagens e contato com o público.
– Todos os dias eu gravo e realizo Livestream (vídeos ao vivo), que demanda cerca de duas à três horas para ter a ideia, executar e gravar um vídeo, são nelas que o contato com o público é maior devido o feedback instantâneo – conta.
Além dessa interação direta e instantânea com o público, Lucas explica que é reconhecido nas ruas, interage nas redes sociais e costuma participar de eventos para encontrar com os fãs e trocar experiências sobre o game.
– Se não fosse esse retorno do público eu não teria conquistado nada que eu tenho hoje. Sempre estou nas redes sociais (Twitter, Instagram, Facebook, etc…) tirando um tempo pra responder e retribuir esse carinho que é enorme pra cada um que me ajudou ou ajuda até hoje. Às vezes paro pra pensar, que é um número muito grande, mas a marca de 1 milhão está se aproximando cada vez mais, é uma responsabilidade gigante, de sempre melhorar o conteúdo e a interação com eles, é um número que vem crescendo graças a eles – afirma Lucas que se prepara para o encontro com o público em Volta redonda.
O Youtuber lembra que está ansioso para encontrar com os fãs da região, e que tem uma preocupação de estar sempre próximo a eles.
– Não é o meu primeiro encontro, o primeiro evento para encontrar o público foi em 2012, quando cheguei foi uma surpresa todo mundo me conhecia, pedia fotos e autógrafos, eu não estava preparado para aquilo, eu assinava com o meu nome normal tentando entender o que era aquilo tudo. A partir disso todo ano vou a cerca de 5 a 6 eventos encontrar os inscritos, estar com aqueles que te assistem sempre é uma experiência incrível e que fica marcada – diz acrescentando que o público pode esperar o mesmo Diniz que dos vídeos, que até parece maluco de vez em quando, mas segundo ele pessoalmente é mais. “Meu objetivo é atender todos com o maior carinho possível” finaliza.

O que é Minecraft?
Minecraft é um jogo basicamente feito de blocos, tendo as paisagens e a maioria de seus objetos compostos por eles, e permitindo que estes sejam removidos e recolocados em outros lugares para criar construções, empilhando-os. Além da mecânica de mineração e coleta de recursos para construção, há no jogo mistura de sobrevivência, e exploração.
Jogar Minecraft é usá-lo como ferramenta criativa. Não há forma de vencer em Minecraft, uma vez que não há objetivos requeridos e enredo dramático que necessite ser seguido. Os jogadores passam a maior parte de seu tempo simplesmente minerando e construindo blocos de material virtual, daí o nome do jogo. Uma vez que os jogadores tenham coletado e construído um inventário suficiente de recursos, eles usam estas aquisições virtuais para conceber casas e paisagens, muitas vezes construindo todos os tipos de estruturas de blocos. Em resumo é uma espécie de Lego digital onde os ambientes são gerados aleatoriamente pelo jogo.

Serviço:
O encontro de fãs de Minecraft, com o youtuber Lucas Diniz, acontece neste domingo (28), de 16h às 20h, no 3º Piso, na praça de alimentação do Sider Shopping. No evento, Lucas irá dar dicas de construção no Minecraft, além de dedicar um tempo para perguntas, curiosidade e sessão de fotos. Entrada gratuita.
Para mais informações e conhecer um pouco mais sobre Lucas Diniz e o Minecraft acesse nas redes sociais @ LNDinizGames.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document