domingo, 19 de maio de 2019

TEMPO REAL

 

Capa / Região / Acidente na Aciaria da CSN faz 21 irem a hospital

Acidente na Aciaria da CSN faz 21 irem a hospital

Matéria publicada em 15 de maio de 2019, 20:20 horas

 


Trinta pessoas estavam no local; empresa afirma que escória líquida provavelmente teve contato com pontos de umidade no interior do pote de descarte

Fumaça gerada pelo acidente assustou voltarredondenses

Volta Redonda – A CSN divulgou nota oficial sobre o acidente ocorrido na manhã desta quarta-feira, dia 15, na Aciaria. Trinta trabalhadores estavam no local quando o acidente ocorreu. Nove foram atendidos pelo serviço médico da empresa e liberados. Os outros 21  foram ao Hospital das Clínicas (antigo Hospital Vita), onde ficaram em observação e foram liberados algumas horas depois.

Segundo a empresa, o acidente aconteceu  durante a transferência da escória líquida que, provavelmente, teve contato com pontos de umidade no interior do pote de descarte. Quando isso acontece, a água evapora instantaneamente em contato com a escória quente.

“Este contato gerou deslocamento de ar proporcionando desprendimento de poeiras no setor”, diz a nota.  As causas do acidente estão sendo investigadas, segundo informou a empresa.

Ainda segundo a CSN, a Aciaria voltou a funcionar e a produção está normalizada. A empresa disse também que “todos os órgãos competentes foram informados”.

O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, Silvio Campos, se reuniu com a direção da CSN para discutir as causadas do acidente ocorrido hoje.  O sindicalista fez questão de destacar a agilidade no atendimento das vítimas dentro da própria CSN.

— O trabalho dos bombeiros e da equipe interna da empresa foram prestados com muita eficiência – disse Silvio. Em entrevista a uma rádio local, o sindicalista destacou que, se houvesse mais água, a explosão teria sido maior e o caso poderia ter sido mais grave.

Moradores de diversas localidades da cidade, principalmente nas imediações da Vila Santa Cecília e do Aterrado, ficaram assustados com um barulho e a fumaça vinda de dentro da Usina Presidente Vargas.Há relatos de que em alguns prédios vidros de janelas chegaram a vibrar.

Diocese também divulga nota

A diocese de Barra do Piraí – Volta Redonda manifestou, em nota, solidariedade aos trabalhadores da CSN acidentados na manhã desta quarta-feira. “Permanecemos em oração para o pronto restabelecimento dos feridos e em apoio às famílias e vigilantes pela promoção da segurança e da dignidade do trabalhador que deve estar acima do lucro, como bem diz a Doutrina Social da Igreja”, afirma o documento.

-É indispensável que, no interior da empresa, a legítima busca do lucro se harmonize com a irrenunciável tutela da dignidade das pessoas que atuam na mesma empresa – conclui a nota.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

3 comentários

  1. Avatar

    ÁREA de RISCO 4, PERICULOSA E TOTALMENTE “INSALUBRE” E ESTA EMPRESA NÃO EMITE OS PPPs / LAUDOS FAVORÁVEIS À APOSENTADORIA ESPECIAL DE TODOS QUE TRABALHAM NA OPERAÇÃO.
    E O INSS EMBARCA NESSA.
    LAMENTÁVEL !!!!

  2. Avatar

    Qual foi a causa do acidente?

    • Avatar

      Água no interior do pote de descarte de escória , escória líquida ou aço em contato com a água se transforma em uma bomba

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Untitled Document