Volta Redonda – A CCR NovaDutra ofereceu o maior desconto sobre o valor proposto pelo governo federal para os pedágios na Rodovia Presidente Dutra e no trecho da rodovia Rio-Santos, entre o Rio de Janeiro e Ubatuba. Somados, os trechos das duas rodovias devem ter um total de 625,8 quilômetros. Com isso, a concessionária operará, por mais 30 anos, as duas rodovias.
O desconto oferecido pela CCR foi de 15,31% sobre o valor de pedágio estabelecido pelo governo (o máximo previsto no edital). A concessionária pagará uma taxa de outorga de R$ 1,77 bilhão.
Além da obra de duplicação da Serra das Araras, a ser executada entre os sexto e sétimo ano da concessão, outros R$ 1,5 bilhão serão aplicados na região de Guarulhos (SP) para reduzir gargalos e facilitar o acesso ao aeroporto internacional de São Paulo.
Dutra
A Via Dutra é a principal ligação entre o Nordeste e o Sul do país e com o maior volume diário de tráfego, segundo a ANTT. Nesta nova concessão foi acrescentada a BR-101/RJ/SP, com característica predominantemente turística, que liga os municípios da região litorânea do Rio de Janeiro e de São Paulo, incluindo a cidade colonial de Paraty (RJ), considerada Patrimônio Histórico Nacional.
Pedágios
O edital prevê que será mantida a localização atual de todas as praças de pedágio da BR-116 e incluídas três praças na BR-101. Ao todo, serão 10 praças:
BR-116: sete praças de pedágio, localizadas em Arujá/SP, Guararema/SP, Jacareí/SP, Moreira César/SP, Itatiaia/RJ
BR-101: três praças de pedágio, localizadas em Itaguaí/RJ, Mangaratiba/RJ e Paraty/RJ
Melhorias previstas e inovações
O projeto de concessão estabelece cerca de 600 quilômetros de faixas adicionais para ampliação de capacidade, 80 km de duplicação na BR-101, no Rio de Janeiro, 144 km de vias marginais, 128 passarelas e 4 áreas de descanso para caminhoneiros.
Novidades
A inclusão de tarifa diferenciada entre pista simples e pista dupla. Na BR-101, por exemplo, a pista dupla terá um valor de pedágio 30% maior, além de uma tarifa sazonal para fins de semana e feriados; descontos progressivos de tarifa, de acordo com a frequência de utilização da via, para motoristas que optem pelo sistema de pagamento automático (tag);
Introdução de mecanismo flexível para a fixação de tarifas (free flow), que dispensa a necessidade de praças de pedágio, associado à utilização de faixas reversíveis para viabilizar a fluidez do tráfego, na região de Guarulhos (SP);
Motocicletas não pagarão tarifa nas praças de pedágio, uma novidade inserida no edital a pedido do presidente Jair Bolsonaro e validada pelo Tribunal de Contas da União (TCU); a isenção é válida apenas a partir da assinatura do novo contrato;
Monitoramento com câmeras automáticas para a identificação de incidentes;
wi-fi e iluminação por LED e sistemas de telegestão em toda a Rodovia Dutra.
3 comments
Essa gata não cumpriu nada , pelo menos no Estado do Rio, não deveria participar de nada .
Bola fora !!!
Mais 30 anos de enrolação.
Vai um Zé Ruela e diz que quando era o DNER e o DERvas estradas eram melhores. Só pode ser da esquerda ladra que gosta estatização.
Lógico que ninguém gosta de pedágios, mas as estradas são muito melhores que antes.
Infelizmente teremos que suportar mais 30 anos desta concessionária que em 25 anos de gestão foi incapaz de resolver o problema de drenagem da rodovia, que se transforma em uma “piscina” com qq chuvinha!!
Esta Concessionária fechou o acesso de vários sítios e fazendas que já existiam desde a construção da pista deixando os donos das propriedades sem acesso; faz o recapeamento com asfalto ruim e todo ondulado; cobra alto valor de pedágio e só é boa pra colocar plaquinhas na pista!
Desculpem, mas esta é a opinião de quem anda todos os dias na Dutra e já viu muitas mortes por incompetência desta empresa!!
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