Decreto obriga caminhões a usarem a Rodovia do Contorno

by Paulo Moreira

Rodovia do Contorno será rota obrigatória para caminhões que não tenham carga a entregar ou pegar na cidade

Volta Redonda – A partir de janeiro, só caminhões que venham carregar ou descarregar em Volta Redonda poderão circular pela cidade. Os demais serão obrigados a usar a Rodovia do Contorno. De acordo com o decreto nº14. 453 de 2017, fica restrito o trafego de automotores pesados, do tipo caminhão dentro do município. A restrição não se aplica aos veículos pesados como guinchos e outros, empregados em serviços essenciais e de emergência. A fiscalização caberá a Guarda Municipal com a participação da secretaria municipal de Transporte e Mobilidade Urbana (STMU).
O secretário da STMU, Mauricio Batista, explicou que a rota alternativa para os motoristas de caminhão é a Rodovia do Contorno.
– Caso o motorista não cumpra o decreto, já fica estabelecida a punição, através do Código Nacional de Trânsito. Para orientar os motoristas, estão sendo realizadas campanhas com o intuito de que se utilize a Rodovia do Contorno – disse.
Além disso o secretário explicou como vai funcionar para os caminhões que tem a cidade de Volta Redonda apenas como passagem. “Caminhões e carros com carga pesada que estiverem de passagem pela cidade de Volta Redonda, como os caminhões de entrega para as empresas, vão poder trafegar normalmente, só precisam estar portando nota fiscal do produto e documentação em dia do veículo. Já aqueles que não estiverem vindo realizar entregas de mercadoria ou saindo da cidade para entregar em outros lugares, não poderão trafegar por dentro do município”, explicou.
O prefeito Samuca Silva, destacou que a partir do dia primeiro de janeiro a Guarda Municipal vai fiscalizar e orientar os motoristas nas principais saídas e entradas da cidade.
– Serão colocados postos da Guarda Municipal nas principais saídas e entradas da cidade como: 207, São Luís e Vila Rica para que oriente e fiscalizem a entrada de veículos pesados em Volta Redonda. Todas essas medidas são para dar mais fluidez ao trânsito de nossa cidade. Temos a Rodovia do Contorno que é de grande importância para que se retire de dentro do perímetro urbano cargas pesadas – contou Samuca.

You may also like

44 comments

Sebastiao Eduardo 22 de dezembro de 2018, 08:39h - 08:39

Não vai dar certo. Teria que sinalizar a partir da dutra. É fazer uma parceria com a administradora que com certa vai cobrar alguma coisa.

Aposentado 22 de dezembro de 2018, 06:07h - 06:07

Quem vem de São não tem placa indicando onde é a entrada da rodovia do contorno.

EDMUR FERREIRA DA SILVA 21 de dezembro de 2018, 22:33h - 22:33

O centro fé Barra Mansa não é uma rodovia federal, assim, o município pode legislar. Do Santo Agostinho até 9 de Abril é uma BR.

Zé dend'água 21 de dezembro de 2018, 21:50h - 21:50

Lindberg Farias quando prefeito de Nova Iguaçu tentou medida semelhante ao tentar proibir caminhões no trecho da Dutra que corta a cidade. Deu com os burros n’água e ainda foi questionado pelo Ministério Público.

Smilodon Tacinus 23 de dezembro de 2018, 12:54h - 12:54

Há uma imensa diferença entre proibir o trânsito de caminhões numa BR e proibir numa via municipalizada, que é o que está discutindo em VR…

Volta Redonda que eu quero 21 de dezembro de 2018, 21:28h - 21:28

Samuca

Melhora a placa de saída para São Paulo na Rod dos Metalúrgicos. Está na bifurcação…não existe outra antecipando informação..muito caminhoneiro se perdendo..

Wanuil 21 de dezembro de 2018, 10:14h - 10:14

Corrigir , modo de pensar !!

Wanuil 21 de dezembro de 2018, 08:52h - 08:52

No meu de pensar, É uma decisão inconstitucionali . Aonde está o direito de ir e vim ? Samuca : pega leve .. Vc é passageiro e o povo é permanente e daqui há dois anos vc vai receber um tchau !!!!

Smilodon Tacinus 23 de dezembro de 2018, 13:00h - 13:00

Onde que é inconstitucional? Onde ele está proibindo o fluxo de pessoas? Onde vc acha que a população não o apoiará nesse caso, já que o tráfego de passagem não soma nada para a economia do município?… Em vias municipais, quem normatiza o trânsito é o município, observadas as regras do Contran e os dispositivos da própria CF…

César 21 de dezembro de 2018, 07:17h - 07:17

Um passo para mobilidade urbana legal.
Infelizmente nosso Secretário e a Administração, dão um passo par trás com criação de mais vagas para carros nos grandes centros.
Sem dar melhorias para o transporte coletivo urbano caro, sem ar condicionado e moroso.
Com pistas coletivas para ônibus, qualidades, agilidades nós mesmos, com certeza teremos redução de veículos nas ruas de Volta Redonda.

Smilodon Tacinus 21 de dezembro de 2018, 09:07h - 09:07

Curitiba tentou isso, há décadas é referência em mobilidade urbana, mas hoje é a capital com a maior quantidade de veículos por habitante… O problema do brasileiro é cultural, o cara quer ter carro, transporte individual. A solução não é assim tão fácil e qualquer coisa que se faça agora só surtirá efeito no longo prazo…

Zé Colméia 21 de dezembro de 2018, 17:20h - 17:20

As pessoas andam de carro por várias razões:
1- As pessoas querem é conforto ( com o calor que anda fazendo quase que 100 % da frota não possui ar condicionado)
2- Demora e distribuição irregular com superposição de linhas de ônibus com uma concentração grande nas áreas centrais e deficitária nas regiões periféricas da cidade.
3- Baixa qualidade do serviço prestado ônibus velhos, atrasos no cumprimento dos horários.
Vc pagar para ser atendido dessa forma é bem mais cômodo pagar um carnê de financiamento de um carro.

Volta Redonda precisa de investimentos estruturais na área de Transporte.
Guardada a escala , hj o Rio deu um salto qualitativo no transporte com a implantação dos BRT’s e do VLT na região do centro, mas com décadas de omissão na aplicação de recursos na área de transporte não se muda o panorama de uma hora para outra. Mas é inegável que houve uma melhora significativa na mobilidade urbana carioca. Volta Redonda poderia ter um corredor de ônibus articulados de maior capacidade da Ponte Alta até o Dom Bosco e os bairros lindeiros com linhas alimentadoras. O problema do Brasil é de ordem técnica, tem muito curioso se achando engenheiro de tráfego na Prefeitura.

VAI VENDO 21 de dezembro de 2018, 23:52h - 23:52

Ônibus atrasam pq o trânsito não permite. Raramente ou nunca trafego na pista da direita, mas é fácil ver carrões importados, maioria financiados a 60 meses ou mais para engordar os lucros dos banqueiros, na frente dos coletivos.

Os condutores individualistas e folgadamente no ar condicionado atrasando dezenas de usuários dos coletivos espremidos e em pé. Vejo muitos desses imb… entre o início do viaduto e a CMVR. Na parada de ônibus da CMVR, os carrões ainda param no ponto enquanto os ônibus esperam para chegar. Recomendo ao Samuca para meter multa pesada nesses folgados, e folgadas tbm, para ajudar na arrecadação para pagar os médicos.

Outro local é entre a Gustavo Lira até a Amaral Peixoto. Ali é pior, os coletivos trafegam metro a metro.

As pessoas querem andar de carro, mas não se importam com o próximo que precisa dos ônibus.

capivara 21 de dezembro de 2018, 01:22h - 01:22

só acredito na pratica.. acho que nao vai pra frente isso

Recruta Zero 21 de dezembro de 2018, 01:17h - 01:17

Concordo plenamente, lugar de carretas que não teem cargas para Volta Redonda é na Rodovia do Contorno, quanto ao acesso de Santo Agostinho, agora que este trecho da BR 393 será municipalizado acredito que será resolvido.

Melo Rego 20 de dezembro de 2018, 23:19h - 23:19

Essa turma do “contra qualquer coisa” é difícil mesmo, se o trânsito tá carregado de carretas falam, se o prefeito toma uma ação falam, assim fica difícil, em Barra Mansa não transita carretas no centro essa ação já devia ter sido tomada tão logo inaugurou a rodovia do contorno e vamos parar de mimimi né cambada que não tem o que fazer. Parabéns sr Prefeito

Smilodon Tacinus 21 de dezembro de 2018, 09:14h - 09:14

Tua comparação é descabida, pois o centro de Barra Mansa nunca foi rodovia federal, enquanto o trecho da BR que passa dentro de VR ainda é área do DNIT, pelo menos até agora foi… Outra coisa que Samuca deveria ver é o excesso de carretas que se destinam à CSN via pátio do Jardim Paraíba, com reflexos na Av dos Trabalhadores, Viaduto Nsa Sra das Graças, Amaral Peixoto e Aterrado. Ele deveria aproveitar seu bom trânsito com a cúpula da empresa e fazer com que os veículos pesados acessem apenas o pátio do Conforto

EDMUR FERREIRA DA SILVA 21 de dezembro de 2018, 22:28h - 22:28

O centro fé Barra Mansa não é uma rodovia federal, assim, o município pode legislar. Do Santo Agostinho até 9 de Abril é uma BR.

no parquinho 22 de dezembro de 2018, 09:09h - 09:09

Agora é só tornar a rodovia do contorno em BR 393 e a atual BR 393 dentro da cidade em avenida municipal.

fernando 20 de dezembro de 2018, 23:00h - 23:00

Mais uma trapalhada no transito da cidade. Eta pessoal ruim. Quero saber como ficarão os motoristas que residem em Volta Redonda e que sairão de suas residencias a procura de cargas? Ja que estarão a procura, não terão nota fiscal. Esse pessoal da prefeitura esta bom mesmo para fiscalizar e orientar carrinho de de pedreiro.

capivara 21 de dezembro de 2018, 01:16h - 01:16

pelo o que eu entendi..deve ser com relaçao a carretas

Smilodon Tacinus 23 de dezembro de 2018, 13:06h - 13:06

Segundo o raciocínio do Fernando, por causa de uns poucos todos os outros têm que se lascar… Só lembrar Barra Mansa onde é proibido o tráfego de carretas, no entanto há vários caminhoneiros autônomos e transportadoras por ali. Deve haver algum tipo de cadastramento prévio, estamos na era da informação…

Gustavo Guerra 20 de dezembro de 2018, 22:50h - 22:50

Quem colocou as placas de sinalizacao nos locais nao deve nem dirigir. Tem muita gente ruim de trabalho neste mundo, meu Deus! (Bela fotografia da materia)

O pirata 20 de dezembro de 2018, 22:38h - 22:38

Muito bom, ótima notícia com certeza. Ações como esta colabora sem dúvidas com o nosso trânsito caótico.

Paulo Roberto 20 de dezembro de 2018, 22:28h - 22:28

Só um exemplo: se um caminhão baú de supermercado vier de Três Rios e for para o centro de Barra Mansa vai ter passar pela Rod. do Contorno? Para a Saint Gobain na Barbará também? Vai ter gente poderosa reclamando.
De qualquer maneira acho que o volume de caminhões e carretas que estão passando por dentro V. Redonda e estão só de passagem é muito pouco nos horários de maior número desse tipo de veículo trafegando pelas estradas.
Em tempo: nos primeiros meses eu acredito que os que tinham carga alta estavam evitando os galhos das árvores da Rod. dos Metalúrgicos, principalmente os caminhões cegonha e baús de carreta. Agora não sei como está.

Marco Aurélio Mello 20 de dezembro de 2018, 22:20h - 22:20

Questiono a constitucionalidade deste decreto …. Estou aqui pensando se existe Procuradoria Geral do município em Volta Redonda. Não há sustentabilidade jurídica logo logo vai cair por terra . Art. 5º da constituição Federal inciso XV. Esse Samuca tá achando que é quem ?

Locutor 20 de dezembro de 2018, 22:10h - 22:10

Ótimo mais tem que melhorar a sinalização na Dutra e na entrada da rodovia no bairro Brasilândia. Muitos caminhões se perdem tanto na Dutra como na Brasilândia.

capivara 21 de dezembro de 2018, 01:19h - 01:19

dutra ou 393?

Avante volta Redonda 20 de dezembro de 2018, 22:00h - 22:00

Não importa de quem é a responsabilidade!!!

Os postes em frente ao shopping vao causar sérios acidentes.

Elogio sempre !
Vamos ter responsabilidade.

Ricardo 20 de dezembro de 2018, 20:59h - 20:59

Muitos ainda passam por VR porque a Rod do Contorno é muito mal sinalizada. Ontem mesmo tombou mais uma carreta.
Lamentável.

Antônio 20 de dezembro de 2018, 20:38h - 20:38

O problema é a falta de segurança na rodovia do Contorno principalmente a noite e de madrugada…

Paulo Roberto 20 de dezembro de 2018, 22:13h - 22:13

Concordo que é um problema, mas é comum em muitos trechos de quase todas as rodovias do Brasil. Para diminuir essa situação só incentivando a construção de posto de combustíveis e serviços, mais loteamentos residenciais, galpões industriais e comerciais

Smilodon Tacinus 23 de dezembro de 2018, 13:09h - 13:09

99,9% dos trechos de rodovia Brasil afora são ermos. Argumento insustentável…

Smilodon Tacinus 20 de dezembro de 2018, 19:38h - 19:38

Belíssima foto, diga-se de passagem…

O pirata 20 de dezembro de 2018, 22:42h - 22:42

Não ia comentar não, mas já que fez um comentário… deixo também o meu. Com certeza, belíssima foto, poderiam plantar gramas naquelas partes peladas, ficaria show.

Smilodon Tacinus 20 de dezembro de 2018, 19:37h - 19:37

Ótima notícia! Vejo muitos caminhões lonados e grandes baús ainda passando pelo centro. A Atlas Transportes é uma das empresas que ignoram totalmente a Rodovia do Contorno…

JOSE AFONSO DE ARAUJO 20 de dezembro de 2018, 20:43h - 20:43

Com certeza..mts ainda passam por dentro de VR. Acredito que seria interessante uma melhoria na sinalização, pois após a antiga Citroen tem uma placa indicando para direita ,,Barra do Piraí e Salvador…ai não ajuda em nada, Deveriam tirar esta placa e colocar uma indicando a saída próximo ao bairro Roma.

Anderson 20 de dezembro de 2018, 22:10h - 22:10

exatamente josé afonso concordo contigo!

FranciscoJFLacerda 21 de dezembro de 2018, 08:39h - 08:39

Eu também já percebi além desta ATLAS TRANSPORTES, existem algumas outras ao que parece ordenam que os motoristas passem por dentro de VR.

Smilodon Tacinus 21 de dezembro de 2018, 09:02h - 09:02

Concordo, mas para grandes transportadoras isso não serve como desculpa, já que elas têm controle de rota…. O fato é que a Rodovia do Contorno alonga o trajeto em mais de 3 km e elas já perceberam isso… Como o trânsito de forma geral melhorou, para algumas transportadoras é mais negócio continuar passando pelo centro, mais seguro e economizando combustível…

VAI VENDO 21 de dezembro de 2018, 17:06h - 17:06

Smilodon Tacinus

Imagino que o trajeto alongue em 3 km, mas é consideravelmente mais rápido o caminho via Rodovia do Contorno.

Eu penso que, além da insegurança à noite, o problema é a sinalização. A RC é muito mal sinalizada. Outro dia chegando a VR percebi que uma carreta passou direto pela entrada para Salvador. O condutor precisou retornar na Casa de Pedra. Nisso, outro caminhão já vinha atrás e fez o mesmo. Vindo de Pinheiral tbm a sinalização da bifurcação Dutra/VR está muito a frente (está depois da entrada). É possível encontrar carros em dúvidas ou retornando em marcha a ré porque foi em direção a VR (Vila Rica).

Eu trocaria todas as sinalizações. Em todas as placas, Salvador ou Dutra é a última alternativa. Um condutor de fora precisa ler várias opções para descobrir a que lhe interessa em situação de manobrando Nessa a entrada para Salvador vindo da Casa de Portugal é a mais perigosa. Observe como tem freadas no trecho.

Aproveitando o comentário, com esse decreto o Samuca está de parabéns. Só lembrando que pouco melhorará o trânsito no centro, pois o povo sabendo que não tem carretas vai colocar o carro nas ruas.

Exu Caveira 20 de dezembro de 2018, 19:23h - 19:23

Passou da hora.. isso tinha que ter sido feito no dia da inauguracao… muitos simplesmente ignoram a rodovia do contorno a atrapalham muito o cidadao de VR… pelo menos uma decisao importante desse prefeito inutil.

Markim 20 de dezembro de 2018, 19:20h - 19:20

Por exemplo a entrada do santo Agostinho

Markim 20 de dezembro de 2018, 19:19h - 19:19

Tantas coisas para resolver e não resolve

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996