Diretoria da Policlínica da Cidadania pede que pacientes fiquem atentos ao retorno de consultas e exames

by Diário do Vale

Quando o paciente não é localizado e não consegue ser avisado a tempo, ele poderá perder o retorno à consulta ou exame – Foto: Divulgação PMVR.

Volta Redonda- O diretor da Policlínica da Cidadania Bernardino de Souza, Milton Alves de Faria, faz um apelo para que os pacientes que têm exames e consultas marcadas na policlínica fiquem atentos e mantenham sempre os celulares ou telefone fixos em condições de receber chamadas. As ligações da equipe da policlínica para os usuários são feitas quando há alguma mudança no dia e horário do retorno para consultas e exames.

Segundo Milton, o paciente deixa em seu cadastro um número de telefone, mas quando o setor de consultas e exames tenta entrar em contato, o paciente, às vezes, não atende. “Muitos nos dizem que não ouviram o telefone chamar ou não atendem porque não conhecem o número. Por isso, fazemos este apelo para que os pacientes que tenham consultas ou exames na policlínica fiquem ligados aos celulares ou ao telefone de casa, e orientem aos familiares também para ficarem atentos. Quando precisamos falar com os pacientes para remarcar consultas e exames, o contato, nem sempre, acontece com êxito”, lamenta o coordenador.

Milton ainda lembra que a ligação, normalmente, é feita através dos telefones fixos da Policlínica – 3345 8298 e 3345 5274, mas pode ocorrer sobrecarga no sistema e os funcionários optarem por ligar de seus celulares particulares para agilizar o processo. “A nossa intenção é que o paciente atenda a chamada. Fazemos de tudo para localizar o paciente, para que ele não perca o atendimento.  Mas precisamos que ele fique atento às ligações. Tranquilizamos os pacientes que, quando ligamos, o funcionário, imediatamente, se identifica como da Policlínica. O nosso contato é exclusivo para falar sobre estes assuntos”, esclarece.

Ele ainda explica que quando o paciente não é localizado e não consegue ser avisado a tempo, ele poderá perder o retorno à consulta ou exame. “Além disso, às vezes, não há tempo hábil, de transferir aquele atendimento ou exame para outro paciente que também precisa do médico ou de fazer o exame. Isso prejudica os usuários que estão na fila de espera pelo atendimento”, explica Milton. A Policlínica da Cidadania fica no Estádio Raulino de Oliveira e os procedimentos são agendados pelas Unidades de Saúde.

Ausência nas consultas

Outro problema que ocorre com os atendimentos na Policlínica da Cidadania é a ausência nas consultas e exames. Segundo levantamentos da direção, o absenteísmo dos pacientes no mês de outubro, por exemplo, para as consultas foi em torno de 15 %, o que é considerado um índice alto. Foram mais de 1100 pessoas que não compareceram às consultas no último mês. Estas faltas ocorrem em todas as especialidades da Policlínica da Cidadania. Já as ausências para realização de exames ficou em quase 6 %.

O diretor destaca ainda que o mês de outubro teve somente 19 dias úteis e ressalta que é importante o comparecimentos aos agendamentos. “As consultas e exames são programados para atender os usuários e, quando não comparecem, eles tiram a oportunidade de outros cidadãos receberem o atendimento”, reforçou Milton.

You may also like

1 comment

Quem vê até pensa... 21 de novembro de 2021, 14:08h - 14:08

A prefeitura tem reclamado de seus cidadãos como se fosse culpa nossa e não do serviço mal prestado deles. É ÓBVIO que o nível de abstenção está alto, por causa da pandemia! Ainda estamos morrendo, ficando doentes e com sequelas! Faz o serviço numa boa, liga ou manda os agentes na casa da pessoa e fica pianinho, não precisa jogar a culpa na população não! As consultas e exames foram adiados por quase um ano! Muita coisa acontece nesse tempo. Se a pessoa tá fazendo tratamento no SUS ou com consulta marcada é porque ela tá doente e com isso, se não aparece, é porque pode ter piroado ou morrido! Ou então o número de telefone pode ter mudado! É só mandar o agente de saude do posto mais próximo na casa da pessoa. Tem que ensinar tudo pra eles?! Não é possível! Fora que demora muito, isso quando simplesmente não ligam de volta! Quem tava com exame e consulta marcados antes da pandemia tá esperando até hoje a ligação que eles prometeram dar. Quando não é uma funcionária ou funcionário ignorante que ao invés de atender bem, fica questionando a pessoa simplesmente por procurar saber sobre o exame/consulta. As pessoas estão no direito delas de faltarem! Se toca sabe, a gente só não quer morrer, me erra.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996