quinta-feira, 13 de maio de 2021 - 03:44 h

TEMPO REAL

 

Capa / Região / Encontrado corpo de cadete da Aman na Represa do Funil

Encontrado corpo de cadete da Aman na Represa do Funil

Matéria publicada em 3 de agosto de 2018, 10:25 horas

 


Aos 23 anos, cadete da Aman morre em treinamento na Represa do Funil. (crédito Divulgação)

Itatiaia – O corpo do cadete Lucas Santiago Sanchez, de 23 anos, foi encontrado nesta sexta-feira, 3, após ele ter desaparecido na madrugada do dia anterior. O rapaz caiu na água quando a embarcação da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), em que ele estava junto a um grupo de alunos e  um oficial, afundou na Represa do Funil, em Itatiaia.

Em nota o comandado da Academia lamentou a morte do jovem do 3º Ano do Curso de Cavalaria. Segundo a AMAN, a família do cadete, que acompanhou as buscas, já vinha recebendo apoio psicológico e religioso, desde o momento em que foi constatado o desaparecimento do rapaz. O cadete morava em Niterói, Região Metropolitana do Rio.

As buscas foram feitas por bombeiros de Resende, da Marinha do Brasil, dos militares do Comando de Aviação do Exército, além de mergulhadores do Centro de Instrução Especial (CAvEx.). O acidente ocorreu durante o Estágio de Patrulhas de Longo Alcance com Características Especiais, conduzido pela Seção de Instrução Especial (SIEsp).

De acordo com a AMAN, trata-se de uma atividade prevista no plano de disciplinas da Academia, sendo realizado anualmente, por mais de uma vez, cujos instrutores são experientes e especializados em operações desta natureza.

Na embarcação havia um Oficial, 13 treze cadetes e o piloto. Todos tripulantes estavam com coletes salva-vidas. Após o acidente, os militares que se encontravam a bordo foram resgatados por outra embarcação próxima ao local e conduzidos para a margem da represa. Segundo a AMAN, assim que foi constatada a falta do cadete, foram iniciadas as buscas.

A Academia informou ainda que o cadete não tinha restrições a esse tipo de atividade aquática e que a embarcação não estava com sua capacidade máxima preenchida por tripulantes. Um inquérito policial militar foi instaurado para apurar as causas do acidente.

Nota de Falecimento

Em nota publicada o Comando da Academia Militar das Agulhas Negras lamenta e informa que foi localizado, já sem vida, o cadete Lucas Santiago Sanchez, do 3º Ano do Curso de Cavalaria, que estava desaparecido após uma embarcação afundar na Represa do Funil, em Itatiaia.

No comunicado a AMAN ressalta que a família do cadete, já vinha recebendo apoio psicológico e religioso, desde o momento em que foi constatado o desaparecimento do aluno. A nota termina relatando que, por volta das 8h30min, de hoje, na área delimitada para buscas, o corpo do cadete Sanchez foi encontrado e foram iniciados os procedimentos legais. Um inquérito policial militar foi instaurado para apurar as causas do acidente.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

38 comentários

  1. Avatar

    As mães acham bonito e motivo de orgulho seu filho se tornar um oficial, receber espadim, usar uniforme galante, mas se esquecem que ele é um MILITAR, que pressupõe combate e risco de morte…

  2. Avatar
    e na bunada nao vai dinha

    e isso ai mesmo

  3. Avatar

    como causa mortis poderíamos ter uma hipotermia já que no horário do ocorrido á temperatura era baixa. eu mesmo presenciei isso nos anos 90 em um treinamento básico de recrutas

  4. Avatar
    Comecem os mimimis

    Muito sofrimento pra nada! Treinamento desnecessário, porque unica guerra que temos são essas de favela, e isso ta na cara que eles não dão conta! Muitos neuróticos de guerra e fãs de Rambo vindo aqui falar de pátria e de exercito, mas não vejo serventia alguma pra tanto dinheiro jogado fora em um pessoal tão despreparado e sem utilidade!

  5. Avatar

    Todos estavam com coletes salva vidas e mesmo assim o jovem morreu afogado interessante, isso merece uma explicação mais clara

  6. Avatar

    Nem no BOPE-RJ que é a Tropa de Elite morre tanta gente nos durissimos treinamentos. Um barco afundar com homens treinados, jovens, com vigor físico, com coletes, com instrutor e ainda perderem um companheiro é história muito mal contada. Aliás depois que o exército brasileiro matou a onça que escapou da corrente na passagem da tocha olímpica tem muita coisa mal contada.

  7. Avatar

    quanta bobagem to lendo aqui..pqp…força a familia

  8. Avatar

    Graças a Deus me livrei dessa AMAM. Onde moro, dois morreram la e um está em estado vegetativo a anos.

  9. Avatar

    PARA DEFENDER A PÁTRIA SE FAZ JURAMENTO!NÃO IMPORTAR AS CONDIÇÕES DE TEMPO PARA DEFESA DO PAIZ É NESSESSÁRIO ENFRENTAR TODAS AS CONDIÇÕES CLIMÁTICAS.

    • Avatar

      Esse discurso é porque não foi teu filho.

    • Avatar

      Vai vc la entao tonta(o). Ou poe teu filho entao la. Boboca. Ainda mais defender uma “”pátria”” igual a essa. Ver um jovem q tinha a vida toda pela frente perder a vida por conta disso e uma família sofrer é mto triste. Q Deus os conforte!

    • Avatar

      é verdade que sim, porém têm que estar preparado para isso, pois o acontecido sugere que não houve treinamento adequado para tal situação. Aliás a família têm que ter consciência que exército não é mole não e situações como essa podem acontecer, entretanto situações como esta só mostra que nossas forças são nossas fraquezas para quando realmente forem necessárias a defender o país.

    • Avatar

      O certo é necessário e não como vc escreveu nessessario…

    • Avatar

      E é lamentável a morte do Cadete, extremamente triste para todos nós!

    • Avatar

      País com z , ninguém merece..

  10. Avatar

    “Todos tripulantes estavam com coletes salva-vidas.” Por que ele se afogou então? Esquisito hein…

  11. Avatar
    O amor de muitos se esfriariam.

    legal e que cada um expressa suas opiniões e esquecem que por de trás disso tudo existe uma família destruída por uma grande perda uma mãe que recebeu a noticia que seu filho nunca mais ira voltar pra casa , Ipoctras Talves não tenham filhos , a morte seja qual situação e inaceitável a não ser que seja natural acidente podem ser evitados, ainda mais em uma academia que e referencia na América latina ,nada justifica os responsáveis teriam que ser penalizados mas como no brasil a morte esta banalizada , e normal que esse jovem e sua família vai entrar para a estatística da academia.

    • Avatar

      Olha só quem vai para o exército vai disposto a entregar a vida pela corporação, Hipócrita é alguém que fica aí vivendo na fantasia de um mundo que se parece um conto de fadas, exército não é lugar para gente romancista, lá até dizem que o “inferno é verde”. Contudo, esse acontecimento mostra o despreparo não só da corporação, como também dos superiores envolvidos no estudo da arte militar e diga-se de passagem -ultrapassada-, se eu tivesse um filho e ele fosse militar, muito contra minha vontade, pois não é mais uma carreira de prestígio, fora que a doutrina militar aliena a pessoa, eu certamente estaria preparado para perdê-lo.

  12. Avatar

    Meus sentimentos a todos da família.

  13. Avatar

    Família tem que ir pra cima dessa amam com.um bom advogado…..vivem cometendo excessos com cadetes e com soldados ….absurdo um pai receber uma notícia dessas ….Familia tem.que por quem.te quente pra cima …uma friagem dessas cadete em água e de madrugada..absurdo isso.

    • Avatar

      Aaaaahhh, então se houver uma guerra a mamãe vai dizer que ela só poderá ser durante o dia e no verão, para os meninos não pegarem resfriado, pera ai né, pelo amor de Deus, Militares são treinados para atuar em qualquer situação, ainda mais quem esta sendo treinado para comandar, chuva frio, água , fogo, fatalidade acontece, e AMAN é sim referencia, sentimento a Familia, só lamento ler tanta idiotice como essa do pseudo Justiça.

  14. Avatar

    A família deveria processar esta academia das agulhas negras !! Porque com certeza ouve excessos….Sempre está acontecendo algo ..quando não é com soldados é com cadetes …Pirque um tempo horrível desse estes cadetes estavao em água…isso é absurdo ..estes dias teve um soldado de lá que quase perdeu a perna .Estes militares cometem excessos absurdos com soldados e é com os cadetes …Familia deveria arranja um bom advogado e ir pra cima deles …parece que realmente voltamos a ditadura..

  15. Avatar

    O curso de cadete, ou sargente da AMAN, é puxado mesmo. Este não é o primeiro nem será o ultimo. Que Deus conforte os familiares

  16. Avatar

    essa história foi uma versão né? porque a verdadeira nunca será revelada. Que Deus conforte os familiares.

    • Avatar

      Se a Sra está dizendo que não é a verdade, então nos conta o que realmente aconteceu no momento do acidente? Mas sem desculpas de tortura, queima de arquivo e etc… Por que isso é pra petista vagabundo.Sra Elisa queremos saber o que aconteceu de verdade. Inclusive o próprio exército, se quiser te levo na Amam pra contar toda a verdade…

    • Avatar

      Nossa valente vc hemmmmmm.

  17. Avatar

    Fato extremamente lamentável ! Que Deus receba este cadete e conforte a família

  18. Avatar

    Se o Diário do Vale revirar os arquivos da redação será possivel fazer uma materia investigativa sobre a quantidade de obitos de catedes na Academia nos ultimos anos como em 2011,2013, 2014 e o atual. Esta morrendo muita gente nos treinamentos e o Brasil nao esta em guerra.

    • Avatar

      Há muito tempo morrem pessoas por causas das drogas, por que você não pede explicação ao traficante? Tem muitos pais de famílias morrendo nas mãos de bandidos todos os dias, vai lá e pergunta para o bandido porque ele mata? Muita gente morre por causa da bebida alcoólica, porque você não pede explicação ao fabricante?…Para de hipocrisia, como se treina um exército forte sem levar ao risco! Homens do exército são treinados para guerra, ou você acha que ficar dentro de uma sala jogando xadrez é o ideal para se formar militares?
      Infelizmente a fatalidades em todos os seguimentos da sociedade, viver no Brasil é um risco! Então vamos parar de palhaçada e querer ser o dono da razão. Parem de mimi….

    • Avatar

      Mas esse país ñ da conta de nada ñ, gente! Eh tdo mal feito nas coxas. Aí ñ deve ser diferente.

    • Avatar

      É porque não é teu parente seu babaca! Você é um daqueles que aqui escreve como um “guerreiro”, mas deve ser uma tremenda “franga”!

    • Avatar

      Não tem que perguntar porque o bandido mata, porque o próprio nome diz “bandido”! Sua franga.

  19. Avatar

    História mal contada…

  20. Avatar
    Meus sentimentos a família

    Meu Deus!
    Descanse em paz e que Deus ajude a sua família.
    Estava estudando para ser oficial ou seja um rapaz focado e com princípios…
    Honrou sua família.
    Pois hoje tem uma juventude que não quer estudar, trabalhar…

Untitled Document