sábado, 10 de abril de 2021 - 11:42 h

TEMPO REAL

 

Capa / Tempo Real / Governo estadual divulga decreto sobre ‘super feriado’, veja o que abre e o que fecha

Governo estadual divulga decreto sobre ‘super feriado’, veja o que abre e o que fecha

Matéria publicada em 24 de março de 2021, 19:45 horas

 


Decreto determina recesso entre os dias 26 de março e 4 de abril, além do fechamento de todas as praias do estado para combater a Covid-19

Praias têm que ficar fechadas em todo o Estado do Rio (Foto: Arquivo)

Rio – O Governo do Estado do Rio de Janeiro divulgou as novas medidas restritivas para conter a propagação da Covid-19. Em decreto publicado na edição extra do Diário Oficial desta quarta-feira (24/03), foram instituídos feriados entre os dias 26 de março e 4 de abril. Fica proibida a permanência nas praias de todo o estado, inclusive, para banho de mar. Além disso, estão suspensas as aulas presenciais nas redes pública e privada.

– Nossa missão é salvar vidas. As novas medidas são essenciais para conter a disseminação da doença. Precisamos reduzir o número de casos e de mortes. Também é muito importante a participação da população nesta luta. Cada cidadão precisa fazer a sua parte para vencermos, juntos, a pandemia e retornarmos a nossa rotina normal. Enquanto isso, seguimos trabalhando na ampliação de leitos em todo o estado e vamos auxiliar a população carente com o Supera Rio, que vai beneficiar mais de 200 mil famílias – disse o governador em exercício Cláudio Castro.

O decreto determina que bares, restaurantes e lanchonetes funcionem com até 50% da capacidade de lotação, sendo o consumo de bebidas alcoólicas autorizado apenas para clientes sentados. Os estabelecimentos podem permanecer abertos até as 23h, com entrada permitida até as 21h. Atividades em casas de shows, boates e eventos com a participação de público também estão suspensas. Podem ser realizadas atividades esportivas individuais ao ar livre e também de alto rendimento, sem a presença de público.

Igrejas e templos religiosos poderão continuar realizando celebrações, com adoção de medidas de distanciamento social. Feiras livres e lojas de conveniência podem funcionar com regras específicas determinadas pelo decreto. Os shopping centers e centros comerciais também estão autorizados a funcionar entre 12h e 20h, com limite de 40% da capacidade. Além disso, as lojas de rua, incluindo galerias, ficarão abertas das 8h às 17h. O decreto também autoriza o funcionamento de salões de beleza e de academias com limitação de 50% da capacidade.

Serviço público e atividades essenciais

Durante os feriados, funcionários do Estado deverão adotar o trabalho remoto. Os feriados não alteram a rotina de unidades de saúde, segurança pública, assistência social e serviço funerário, além de outras atividades definidas como essenciais. As regras e proibições de funcionamento neste período são de responsabilidade dos governos estadual e municipal, prevalecendo aquelas com medidas mais restritivas.

Transporte

A oferta de transporte público será mantida com a grade regular de horários, ficando proibido o fretamento de ônibus intermunicipal e interestadual. Os municípios poderão promover barreiras sanitárias nas rodovias estaduais. O Detro e a Polícia Militar irão fiscalizar o uso de máscara e a disponibilização de álcool em gel nas estações de trem, metrô e demais ramais de transporte.

Calendário de vacinação

O decreto também determinou a divulgação de um calendário estadual único de vacinação.

Municípios

Os municípios podem emitir decretos aumentando as restrições, mas não podem abrandá-las.

Confira a íntegra do documento, aqui: DOERJ 24-03-2021

 


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

16 comentários

  1. Avatar

    O horário de funcionamento fos bancos tambémme deixaram sem resposta. Gistaria de saber se vai ou nãofuncionar e se for qual o horário?

  2. Avatar

    Conversa fiada para dizer que estão fazendo algo.
    O povo pedi bebida delivery e se aglomeram em casa msm, povo não respeita nadaa.

    Difícil entender, boteco pode ficar aberto ate as 23 h, mas a escola não pode abrir..
    Que conta estranha néee.

  3. Avatar

    Acho que a melhor forma para cair a contaminação do covid e termos eleições todos os meses, como as morte diminuíram em novembro de 2020. O aumento de casos na Inglaterra se deu no momento que foi instituído o lockdown.

  4. Avatar

    Ou seja, não mudou nada

    • Avatar

      Pelo que entendi é assim , nada muda pra VR.

      Tirando o presencial das particulares o resto segue igual.

      Cidades como Rio, Niterói, Macaé, que aderiram efetivamente com outras medidas pode até ser…

  5. Avatar

    Faltou na matéria informar como será o funcionamento dos bancos. Vai abrir ou não vai, vai ter expediente bancário on line ou não?

  6. Avatar

    AMUITO TEMPO AQUELES BARES LOTADOS NO ANO BOM SENTIDO VILA CORINGA TODOS LOTADOS CADE ORDEM PUBLICA VAMOS POVO FILMA ENVIAR PARA BAND RIO E TV GLOBO DENÚNCIA ORDEM PUBLOCA PORQUE FORAM NA V.NOVQ E OUTROS BAIRRO E NO ANO BOM ESTA TODOS BARES FUNCIONANDO LOTADOS NA BEIRA DA RUA. NINGUÉM FOI LA FECHAR MAS DESSA VEZ VOU FILMAR . ACEPÇÃO E ISSO MAS CASA VAI CAIR DESSA VEZ.

  7. Avatar

    QUERO VER SE ISSO VAI FUNCIONAR PARA TODOS PORQUE NO BAIRRO ANO BOM TEM AQUELA RUA CHEIA DE BARES UM DO LADO DO OUTRO TODOS LOTADOS NO ENTANTO NINGUÉM FALA NADA BAR DE PLAYBOY MAS EU VOU FILMAR E MANDAR PARA TV GLOBO RJ RIO DENUNCIA ORDEM PUBLICA DE BARRA MANSA CASO ISSO OCORRA PORQUE SO FECHAM BARES POBRE

  8. Avatar

    A MBP (Metalúrgica Barra do Piraí) vai funcionar normalmente e emitiu um comunicado ontem alegando que presta serviço essencial pra população. Desde quando produzir painel e telha é essencial pra população? Inclusive 90% dos funcionários trabalham enclausurados dentro das salas sem nenhum tipo de prevenção por parte da empresa. Nem álcool em gel eles fornecem. Será que o prefeito vai reagir a essa determinação da empresa ou vai se esconder porque recebe UNS por fora e é melhor fazer vista grossa?

  9. Avatar

    O lockdown não funciona em lugar nenhum do Mundo, até a OMS criticou o lockdown!

    • Avatar

      o alerta fake surgiu a partir de uma denúncia em Manaus. Em janeiro de 2021, quando o estado sofreu um colapso no sistema de saúde, familiares de pacientes com Covid-19 denunciaram que o nível de oxigênio para os pacientes havia sido reduzido. A redução do oxigênio, segundo a SES-AM, foi adotada devido às unidades de saúde operarem com limitação de oxigênio. Pois bem, na verdade, não era a denúncia de uma enfermeira e sim familiares de paciente de Covid-19. Por sinal, na denúncia, ninguém falava em Nova Ordem Mundial. Ou seja, tudo balela.

    • Avatar

      Esse aí só lê “notícias” nos sites bolsonaristas kkkk

    • Avatar

      Calado, bovino

  10. Avatar
    Usem mascaras!!!!!

    Após recorde de mortes por Covid, Ministério da Saúde altera critérios de confirmação dos óbitos
    Sistema para notificação de mortes passou a ter novos campos de preenchimento obrigatórios. Instabilidade durante a alteração provocou queda nos registros, dizem técnicos. Mais tarde, conselhos de saúde informaram que Ministério da Saúde voltou atrás nas mudanças.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Untitled Document