Hospital São João Batista inova em ações na maternidade

by Diário do Vale

Novidades ajudam mães e os pequenos bebês logo após o nascimento
(Foto: Gabriel Borges/Secom)

Volta Redonda- O ano de 2019 é considerado o ano da saúde em Volta Redonda, diante disso, o Hospital São João Batista está inovando em ações na maternidade visando humanizar a unidade e aproximar os profissionais dos pacientes. Dois procedimentos foram adotados nesse início de ano para melhorar o ambiente hospitalar.

O primeiro é o banho humanizado, um procedimento novo, complexo, trabalhoso, mas que traz resultados rápidos para os bebês. A coordenadora da maternidade, Vera Alvarenga, explicou que o banho humanizado é uma técnica onde o bebê toma banho embrulhado em um cueiro, diferente do que acontece normalmente.

– Ocorre que, geralmente, o que deveria ser um momento especial e de relaxamento acaba se tornando estressante para o neném, deixando-o irritado. E não precisa ser assim. O banho deve ser algo prazeroso, pois remete ao ambiente líquido e quente do útero materno – explicou Vera.

Outro procedimento adotado é a liberação da visita na maternidade para os irmãos dos recém-nascidos.

“Anteriormente a visita só era liberada para crianças a partir dos 14 anos e depois de uma avaliação do coordenador da assistente social, foi liberado para que todos os irmãos se conheçam, independente da idade”, disse que coordenadora completando que o objetivo é o irmão conhecer a irmã e já criar um elo fraternal. “É de se emocionar com a cena”.

O Secretário Municipal de Saúde, Alfredo Peixoto, destacou que essa é uma das várias melhorias que estamos fazendo gradativamente no Hospital São João Batista. “Esses aprimoramentos trás vários benefícios para a saúde do município. A ação faz parte da ideia de humanização da unidade e aproxima os profissionais dos pacientes”.

A equipe da maternidade é composta por 32 pessoas, sendo 23 técnicos, sete enfermeiros, uma diarista e uma coordenadora, em horários revezados, mas trabalhando diariamente para garantir a excelência aos envolvidos.

A mãe do pequeno Heitor Gael, Karine Ferreira, disse que tanto a técnica do banho humanizado, quanto à visita da irmã ajudam também no desenvolvimento da criança. “Foi uma excelente ação, o bebe fica tranquilo com o banho e também já cria um laço com a irmã logo nos primeiros dias”.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996