Hospital São João Batista realiza mais uma captação de órgãos - Diário do Vale
quarta-feira, 22 de setembro de 2021 - 12:02 h

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Hospital São João Batista realiza mais uma captação de órgãos

Hospital São João Batista realiza mais uma captação de órgãos

Matéria publicada em 1 de julho de 2018, 15:53 horas

 


Ação ajuda a garantir vida de pessoas que aguardam em fila por órgãos


Volta Redonda –
A família de um morador de Volta Redonda, de 62 anos, que faleceu na quinta-feira, dia 28, devido a um AVC (Acidente Vascular Cerebral), realizou uma nobre atitude que vai mudar para sempre a vida de outra família. Foi autorizada a captação de órgãos, realizada pelas equipes médicas do Hospital São João Batista (HSJB) e do PET-RJ (Programa Estadual de Transplante).

Para a realização da cirurgia, a família do doador foi entrevistada e recebeu todas as orientações e apoio psicológico, conforme os procedimentos legais. Conforme registros do hospital, de janeiro até o mês de junho deste ano, já foram realizadas 11 captações de órgãos no Hospital São João Batista, que também é referência na captação de córneas.

Atualmente, cerca de 40% das córneas transplantadas no estado do Rio de Janeiro são provenientes do Banco de Olhos de Volta Redonda. “É uma experiência gratificante, acolher e conscientizar a família, que mesmo em um momento delicado de perda de um ente querido, possa autorizar a doação de órgãos para beneficiar outras pessoas que aguardam numa fila de espera para o transplante”, disse Michele Antoniol Gama, coordenadora do Banco de Olhos e Membro da CIHDOTT (Comissão Intrahospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante) do HSJB.

“As nossas equipes fazem um trabalho de qualidade visando reduzir a fila da central de transplantes, a fim de atender a demanda de pacientes em nossa região. E ser um referencial é uma responsabilidade muito grande, mas também uma missão gratificante de salvar vidas de pessoas que esperam pelo transplante”, destacou a diretora do HSJB, Elizângela Laffitte Alves.

Para saber mais sobre doação de órgãos ou córneas, o telefone do Banco de Olhos, que fica dentro do Hospital São João Batista, é (24) 3339-4242, ramal 327.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

Um comentário

  1. Uma bela atitude da família, só quem precisa entende!

Untitled Document