Barra do Piraí – Com menos de 25 dias para terminar o governo do prefeito Mario Esteves, a cidade de Barra do Piraí enfrenta um dos maiores problemas dos últimos 8 anos: o caos na coleta do lixo urbano. Em diversos bairros, o lixo está amontoado em esquinas, calçadas e praças. A situação está gerando revolta. Se por um lado a empresa alega falta de pagamento, no outro, a prefeitura diz que o problema se agravou por conta de uma questão operacional com o Aterro Sanitário de Vassouras. Segundo a prefeitura, a empresa já teria sido notificada e que não irá admitir que a cidade fique no estado em que se encontra. No entanto, a vereadora e prefeita eleita Kátia Miki (Solidariedade) fez duras crítica ao atual governo e disse que o não recolhimento do lixo é uma questão de saúde pública e falta de respeito com o cidadão barrense.
“Nas últimas semanas, com a paralização da coleta do lixo, a cidade está, literalmente, entregue às baratas — um direito básico negligenciado. A empresa vem alegando falta de pagamento”, disse a prefeita irá assumir o governo no dia 1° de janeiro de 2025.
Katia Miki falou que a sua equipe de transição ainda não conseguiu ter acesso ao contrato celebrado entre a empresa responsável e a prefeitura da cidade, mas que já solicitou através de ofício.
“Os barrenses foram deixados por conta própria, enfrentando um acúmulo alarmante de resíduos nos bairros, nos distritos e no centro da cidade. Não tivemos acesso ainda ao contrato celebrado entre a empresa e a prefeitura, mas já solicitamos. Oficiamos também o Ministério Público. Estamos nos preparando para superar esse problema a partir do próximo ano”, afirmou Katia.
Amontoados de lixo se acumulam em frente às residências e escolas, atraindo bichos e agravando problemas de saúde pública. Segundo ela, a insatisfação dos moradores cresce a cada dia. Preocupada com o problema, Kátia disse que já está se preparando para realizar uma licitação emergencial para assegurar a coleta de lixo na cidade e um mutirão de limpeza.
“Estamos às vésperas do Natal, um período que o comércio se fortalece, fomentando a economia da cidade. O lixo acumulado tem prejudicado bastante essa época tão importante do ano. Nós vamos superar esse período sombrio”, comentou Katia.
3 comments
Certamente o problema da coleta de lixo nao e pontual.
Vez em quando pensamos esta tudo ocorrendo conforne as regras nos deparamos com esta covardia.
Falta agua, esgoto conforme corregos de rua afora.
Espero um novo tempo para nossa cidade.
Outras coisas falram tbem como, material para tratamento dos diabeticos como: lanceta, fita coletora.
Ta dificil……
Isso é velho na administração desse desgoverno!
Kátia está coberta de razão, o Município está abandonado.
Secretaria de Agricultura está sem Internet, portanto sem atendimento ao público. Fui informada que estão fazendo manualmente pois o prefeito encerrou o contrato.
Ipiabas está sendo tomada por cobras que oferece risco a população e ao turista.
Montanha enorme de lixo em frente a Casa da Boneca, mato tomando conta da cidade, buracos nas rua, quando chove vira um caos.
Comments are closed.