Missas presenciais são retomadas na igreja Matriz de São Sebastião

by Diário do Vale

Número de fiéis é limitado e, ao todo, a igreja tem a capacidade para acolher até 160 fiéis, mantendo o distanciamento
(Foto: Arquivo)

Barra Mansa– Após seis meses sem celebrações presenciais, a igreja Matriz de São Sebastião, que fica no Centro de Barra Mansa, retornou neste fim de semana com as missas abertas aos fiéis. Uma das medidas, que a igreja está adotando, para evitar a contaminação da Covid-19, é abrir o local quinze minutos antes de cada horário das celebrações. E após o ato religioso, a igreja é novamente fechada para a higienização, além disso, é obrigatório o uso de máscaras para entrar na igreja, sendo uma norma sanitária de segurança e prevenção à doença.
Na manhã de sexta-feira, dia 11, voluntários de diferentes comunidades ajudaram na limpeza e preparo da igreja para receber os fiéis no fim de semana. De acordo com informações da paróquia, os fiéis devem agendar sua participação nas missas pelo telefone: (24) 3323-0524. O número de pessoas é limitado e, ao todo, a igreja tem a capacidade para acolher até 160 fiéis, mantendo o distanciamento de segurança. A distribuição de senhas para quem fizer o agendamento antecipado, que só vale para as missas da semana, é feita nas quintas e sextas-feiras, das 10h às 17h.
Conforme divulgado pela paróquia, os dias e os horários das missas na Matriz de São Sebastião acontecem da seguinte forma: às terças-feiras, às 12 horas; nas quartas-feiras às 12 horas e 19 horas; às quintas-feiras às 7 horas, na sexta-feira às 7 horas, aos sábados às 19 horas e aos domingos às 7 horas, 9h30 e às 17 horas.
Desde que foi decretada a pandemia as igrejas católicas tiveram que cancelar as missas presenciais, que passaram a ser transmitidas pela internet em horários e dias diferenciados. Há cerca de um mês, como forma de reaproximar os fiéis, as paróquias passaram a fazer a distribuição da comunhão, mantendo as regras de distanciamento, uso de máscaras e álcool em gel.

Momento esperado

Moradora do bairro Roberto Silveira, a aposentada Maria Aparecida de Almeida, de 60 anos, ficou feliz com a notícia da retomada das missas presenciais. Ao longo dos últimos meses, ela manteve a rotina de acompanhar as missas pela internet, no entanto, conforme destacou, a oportunidade de poder voltar a frequentar a igreja será muito gratificante.
– Essa pandemia, tudo o que vem acontecendo, nos faz querer estar mais próximos de Deus. Eu não deixei de acompanhar as missas, mas sabemos que pela internet não é a mesma coisa. Eu gosto mesmo é de ir à igreja e já até pedi a minha filha para poder fazer meu agendamento – disse a aposentada.
A cabeleireira Maria de Fátima Dias da Silva, de 54 anos, também comemorou o retorno das missas presenciais que, de acordo com ela, já estavam fazendo falta em seu dia a dia. De acordo com ela, que tinha o costume de frequentar as celebrações sempre às quartas-feiras, no horário de meio dia, e às sextas-feiras, pela manhã, esse é o momento de agradecer e pedir proteção em meio a tantas coisas ruins que vem acontecendo em decorrência da pandemia.
– Nesses seis meses vimos muito sofrimento, muitas pessoas perdendo seus entes queridos, adoecendo, ficando sem emprego. Se estamos com saúde, se temos um lar e se não nos faltou nada, temos que agradecer a Deus. Poder ir à missa, após isso tudo, vai ser muito bom – enfatizou Maria de Fátima.

Confira os dias e horários das missas na igreja Matriz de São Sebastião

Terça-feira: 12 horas
Quarta-feira: 12 horas e 19 horas
Quinta-feira: 7 horas
Sexta-feira: 7 horas
Domingo: 7h, 9h30 e 17h

Por Roze Martins 

You may also like

3 comments

LeitorVR 14 de setembro de 2020, 23:10h - 23:10

Que saudades desse cantinho de Barra Mansa!!

José sincero 15 de setembro de 2020, 06:47h - 06:47

O engraçado é que o povo do mimi não está reclamando do culto na igreja católica, estou aqui tentando entender o porque disso?????????

Morador de Barra Mansa 16 de setembro de 2020, 11:18h - 11:18

José Sincero,
Pois muita gente deixou de frequentar essa paróquia, tamanha politicagem
que fazem, então em época de eleições, nem se fala.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996