Prefeitura diz que cancelou audiência após decisão que suspendeu licitação de linhas da Sul Fluminense

by Paulo Moreira

Prefeitura continua tentando licitar as linhas da Viação Sul Fluminense

Volta Redonda – A prefeitura de Volta Redonda suspendeu a audiência pública que seria realizada para discutir a licitação das linhas da Viação Sul Fluminense. A decisão está ligada aos recursos que a procuradoria do município está impetrando para reverter a decisão do conselheiro Rodrigo Melo do Nascimento, que suspendeu a concorrência que iria escolher uma empresa de transporte coletivo para operar as 31 linhas da Sul Fluminense.
A decisão que suspendeu a licitação foi publicada no Diário Oficial do Estado do Rio na terça-feira da semana passada (01/10), antes da realização da audiência pública, que estava marcada para a segunda-feira desta semana (07/10). A concorrência, que já contava com empresas interessadas, seria realizada na segunda-feira (04/10).
A ação que resultou na decisão de Rodrigo Melo do Nascimento foi aberta no tribunal pela Viação Santa Edwiges, de Barra do Piraí.
A procuradoria já recorreu. O prefeito Samuca Silva ressaltou, em declaração dada no dia 01 de outubro, que a prefeitura está empenhada para que a população possa ter acesso a um transporte público de qualidade o mais rápido possível, já que as reclamações são inúmeras.
– Estamos do lado da população. A cada dia, vemos que a atual empresa está passando por dificuldades e não está conseguindo prestar serviços de qualidade. Inclusive está sendo administrada por interventor judicial e tendo até ônibus recolhidos. Vamos buscar meios legais para realizar essa licitação o mais rápido possível – completou Samuca.

Sobre o caso

Em maio deste ano, o prefeito Samuca Silva, após meses de fiscalização técnica e constatados os problemas (atrasos, veículos em péssimas condições, falta de acessibilidade, superlotação, entre outros) decretou a caducidade do contrato de concessão das linhas da Sul Fluminense. O Tribunal de Justiça do Rio já decidiu que o decreto é válido. Diante disso, a prefeitura iniciou processo de concorrência das 31 linhas operadas pela empresa.
Depois de conseguir reverter no Tribunal de Justiça uma decisão da justiça local que mandava suspender a licitação, a prefeitura remarcou a concorrência para o dia 4 de outubro. A empresa de Barra do Piraí, que já havia tentado evitar a licitação com o recurso à Justiça de Volta Redonda, foi ao TCE e obteve uma decisão de um conselheiro, que a prefeitura agora tenta reverter.

You may also like

9 comments

Jorge Nunes 9 de outubro de 2019, 07:57h - 07:57

A Sul Fluminense está rodando com menos da metade da frota há muito tempo! Vou sempre ao Belvedere, região atendida pela linha Circular 16, e ouvi de usuários de ônibus de lá que tem dias que os ônibus simplesmente não rodam, ou rodam em horários intermitentes, com um carro só, quando deveriam ser três. A sorte deles é ter o intermunicipal da Agulhas Negras, que também está com frequência reduzida.

Aí o prefeito deveria ser mais incisivo contra o TCE, mostrando o quanto essa decisão arbitrária de um conselheiro está prejudicando toda uma população. Acontecendo a licitação ou não, a nova empresa não deve começar a operar tão cedo, mas o problema provocado pela Sul Fluminense HOJE é premente! Deve haver algo que possa ser feito como alternativa, como uma convocação emergencial de um “pool” de empresas.

Magoo 9 de outubro de 2019, 07:41h - 07:41

“conselheiro” tem poder de Juiz?
Alguém pode explicar isso?

verdade 9 de outubro de 2019, 06:22h - 06:22

É a empresa tá agonizando, mas se utilizando de todos os meios para continuar com o incontinuável… rs rs rs… olha é bom seguir o que manda a lei de licitações a 8.666/93 a risca, tentar inovar sempre leva a impugnação do edital.

Se o TCE continuar a manter a decisão o lance é abrir um novo processo com o edital a risca com o que manda a lei, essa empresa não têm como se manter e mesmo essas contra medidas serão suficientes para a manutenção de suas atividades, pois já caducou a concessão.

O que mais chama a atenção como vereadores, tentaram, a todo custo manter essa empresa mesmo estando fora da lei com relação a concessão, isso é preocupante, pois existe uma lei maior e deve ser seguida fora os princípios que são ignorados, dentre eles o da imparcialidade.

Ferês nader 9 de outubro de 2019, 08:33h - 08:33

Licitação não pode carta marcada igual foi em barra mansa…Onde foi beneficiado Paulo Afonso dono da colitur e também do no da elite

Passageiro solitário 9 de outubro de 2019, 05:33h - 05:33

Isso já virou palhaçada, com isso quem fica a ver navios somos nós que indiretamente sustentamos essa corja.

Tá difícil 10 de outubro de 2019, 00:05h - 00:05

Virou brasil

Passageiro 8 de outubro de 2019, 23:57h - 23:57

Muito estranho essa insistência desta empresa. O povo de Volta Redonda já não aguenta mais o descaso da Sul Fluminense.
Cada sia a empresa deixa mais precário seu serviço de transporte. Isso está fazendo nós não suportarmos mais esta empresa. Já defendi muito a Sul Fluminense, mas hoje estou contando nos dedos o dia dessa Licitação ocorrer e os serviços de transporte público melhorar.

Emir Cicutiano 8 de outubro de 2019, 22:22h - 22:22

O prefeito já não tinha dito lá atrás, antes dos embates judiciais, que o TCE já tinha analisado e aprovado o edital? Por quê isso agora?…

Pedro 8 de outubro de 2019, 22:20h - 22:20

Faça a Audiência Pública e quando reverter a decisão, faça a licitação já com a Audiência Pública realizada.
Não entendo porque essa pressa do prefeito (da transparência, da legalidade) em atropelar os trâmites e fazer a licitação antes da audiência pública.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996