sexta-feira, 13 de dezembro de 2019

TEMPO REAL

 

Capa / Região / Samuca anuncia contratação emergencial para substituir Viação Sul Fluminense

Samuca anuncia contratação emergencial para substituir Viação Sul Fluminense

Matéria publicada em 19 de novembro de 2019, 19:12 horas

 


Prefeito afirma que publicou edital para afastar qualquer possibilidade de intervenção pessoal no caso

Contratação emergencial permitirá substituição da Sul Fluminense nas linhas municipais

Volta Redonda – O prefeito Samuca Silva anunciou há pouco, em vídeo publicado em sua página no Facebook, que publicou um edital que permite a seleção de uma empresa que será contratada emergencialmente para substituir a Viação Sul Fluminense, que opera 29 linhas e quatro extensões no município. Em maio deste ano, o prefeito Samuca Silva decretou a caducidade da concessão das linhas da Sul Fluminense por conta do grande aumento de reclamações do serviço prestado pela empresa. A licitação das linhas da Sul Fluminense é inédita, já que o contrato anterior era uma delegação do serviço antes da lei de concessões. Com isso, Volta Redonda está próxima de efetuar licitação nas linhas pela primeira vez, assim que o Tribunal de Contas autorizar o processo. A contratação será feita por um período de até 180 dias a partir da emissão da ordem de serviço pela STMU.

Entre as garantias do edital, estão a obrigação de contratar os empregados da Sul Fluminense que sejam demitidos e a manutenção do valor atual das tarifas.

A expectativa da prefeitura é que, durante esse período, o Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ) libere a concorrência e será realizada a licitação para escolher a empresa que substituirá a Sul Fluminense em definitivo.

O edital mencionado por Samuca é um chamamento público; qualquer empresa, de Volta Redonda ou de  qualquer outro município do país, poderá concorrer, desde que atenda às exigências do edital, que estabelece critérios para a escolha da melhor proposta.

De acordo com o prefeito, embora a contratação emergencial, nos termos da lei, pudesse ser feita com qualquer empresa, sem necessidade de um processo formal de escolha, o chamamento público foi a maneira encontrada para que houvesse uma disputa justa:

– Nem o prefeito, nem ninguém da prefeitura poderá interferir de qualquer forma na escolha da empresa ou das empresas. Os critérios serão a rapidez para assumir as linhas e a idade dos ônibus que prestarão o serviço. Ninguém poderá dizer que tal ou qual empresa foi escolhida por vontade do prefeito ou de qualquer funcionário da prefeitura. Trata-se de uma seleção impessoal – disse Samuca.

Segundo o prefeito, as empresas interessadas no contrato emergencial podem apresentar propostas até 6 de dezembro e a viação vai assumir 29 linhas urbanas e quatro extensões de linha.

“Estamos buscando realizar a licitação de forma definitiva, o edital ainda segue em análise no Tribunal de Contas do Estado, mas a população não pode esperar mais. Por isso, estamos tomando essa medida de forma emergencial, para dar um retorno rápido a população de Volta Redonda que precisa de um transporte de qualidade”, comentou o prefeito.

O prefeito destacou que, após o prazo final de recebimento de propostas, a empresa deverá iniciar a operação na cidade de forma imediata, com prazo máximo de 40 dias.

“A empresa que apresentar condições de assumir as linhas mais rapidamente terá pontuação diferenciada dentro do edital. A empresa que tiver condição de iniciar a operação mais rápido tem pontuação maior. Se duas empresas empatarem nesse tempo, a diferença será na idade da frota de veículos. Isso vai fazer com que o serviço comece o mais rápido possível e que possamos dar um retorno rápido a população”, completou Samuca.

As linhas que atualmente estão sendo operadas, a título precário, pela Viação Sul Fluminense, foram divididas em quatro lotes e as empresas poderão disputar todos ou apenas os que interessarem a elas.

 

As linhas em disputa

Lote 01

110 – São Carlos X Colina
115 – São Cristóvão X Jd Amália
120 – Eucaliptal X Jd Amália
125 – Casa de Pedra X Conforto (Via 60)
225 – Açude x São Sebastião
305 – Santa Rita do Zarur X Jardim Amália
310 – Santa Rita do Zarur X Açude
505 – Santa Rita de Cássia X Conforto

Lote 02

160 – Circular 16
300 – Santa Rita do Zarur X Conforto
320 – Dom Bosco X Conforto 320 A – Dom Bosco X Conforto
325 – Santa Cruz x Conforto
450 -Nova Esperança X Jd Amália 450 – Nova Esperança rua 6
510 – Padre Josimo

Lote 03

405 – Coqueiros X Vila Elmira
415 – Belo Horizonte X Conforto
420 – Aero Clube Circular 420 – Aero Clube X Conforto
455 – Fazendinha X Ponte Alta
500 – Açude X Ponte Alta 500 – Açude 4 X Ponte Alta
525 – Açude x Jardim Amália

Lote 04

315 – Candelária X Conforto
400 – Vila Brasília X Vila Elmira
445 – Jd Cidade do Aço X Jd Amália
515 – Fundação Beatriz Gama / Santa Rosa
520 – Belmonte
530 – Açude x Jardim Amália (Vila Mury)
540 – Açude x Santo Agostinho
545 – Siderlândia Circular
550 – Siderlândia Circular

 

 


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

29 comentários

  1. Avatar

    Nem adianta Samuca pode colocar duas empresa ônibus de minuto em minuto que passageiro vai continuar reclamando transportes público não tem como ter qualidade todos vão reclamar não adianta seja elite sul fluminense colitur agulhas negras cidade do aço
    Não existe brasileiro satisfeito

  2. Avatar

    Este Samuca Agora que falta somente um ano para acabar este mandato aí quer mostrar serviço e besta é quem confiar porque ele acabou com a saúde da cidade e com a Cidade durante este tempo e agora fingi … só para bobo mesmo .Nunca mais voto nesse prefake.

    • Avatar

      Acabou no quê? Vc não sabe do que está falando… O mandato de um prefeito dura quatro anos. Se ele fizer tudo no último dia, ainda está valendo, ainda é lícito e é o que se espera. Que faça, AINDA QUE TARDE!!…

  3. Avatar

    Coitado dos funcionários.. se elite pegar as linhas demite todo mundo depois de 3 meses
    Foi oque aconteceu em barra mansa
    Colitur que por sinal é do mesmo dono da elite demitiu todos funcionários da sao joao batista

  4. Avatar
    Meu Nome é Zé Pequeno!

    Perguntinha!? Nesta nova licitação os ônibus que rodam em VR terão ar condicionado? Lerdo, velho e calorento ninguém merece!

  5. Avatar

    Esse cretino tá atrás de propina. Grande salafrario!!

  6. Avatar

    Se o Samuca esta fazendo por via certa ou errada o fato é que ele foi o único prefeito que teve coragem de mexer nesse vespeiro. Essa empresa não respeita os passageiros nem honra a concessão. Espero que o novo processo licitatório permita que mais empresas operem na cidade acabando com o monopólio e que o contrato inclua dispositivos que facilitem a recisão em caso de falta de qualidade do serviço. Parabéns Samuca por ao menos tentar melhorar o transporte público.

  7. Avatar
    GUSTAVO BERGA SOARES DA SILVA

    Vamos andar nos carros de aplicativo… E melhor, mais confortável, barato e seguro

  8. Avatar

    Parabéns sr Prefeito de Volta Redonda!
    Quem nos dera se o Prefeito de Barra do Piraí fizesse o mesmo em relação a Viação Santo Antônio!

  9. Avatar

    Um amigo, depois de ler o primeiro edital, disse que a concorrência não sairia. Ele acertou. E o prefeito disse que o TJ tinha concordado e liberado a licitação.

    VAI VENDO ái o que dá votar em candidatos que….

    • Avatar

      Já eu apostei e aposto que sai, mas que não seria rápido. Nunca é, sempre há entraves administrativos e judiciais…

  10. Avatar

    Chegaram alguns ônibus hoje na S.F.

  11. Avatar

    Passando só pra lembrar que o vasco ontem ganhou o segundo título de empate. Porém ainda estão comemorando o primeiro contra o flamengo rsrsrsrsrs. Vasco TRI rebaixado. Segue a matéria aí sobre os ônibus.

    • Avatar
      capeta da grota do santa cruz

      vascomelhortimedoriodejaneiroeoflamengovaiperderotitulodecampeão…

    • Avatar

      O vasco vai ganhar outro de segundo lugar jogando com o VOLTAÇO em 2020. Pode escrever no seu calendário.

      Falando em calendário, Vc estão anotando as mazelas dos politiqueiros em sues calendários de outubro de 2020 para relembrar deles? Se não fizerem já saibam que votarão neles sem qualquer cerimônia pq certamente estarão apaixonadíssimos por eles. kkk kkk

      Ah, e quem vota nulo ou deixa de votar está ajudando o candidato que está na frente nas pesquisas fajutas, além de pagar multa para os partidos dos mesmos que não querem votar.

    • Avatar

      “eles vivem de flamengo” segundo a torcida deles….vamo river…2×1 na galinhada preta

    • Avatar

      Kkk não fale do meu Vasco que eu choro

  12. Avatar

    Viação Elite também precisa ser fiscalizada.
    Tem deixado o povo nos pontos de ônibus por até 1 hora.
    Os motoristas estão dirigindo como se estivessem carregando bois e vacas.
    Não existe mais o trabalho dos fiscais e não existe tabela com os horários.
    Outra coisa: de nada adianta o povo telefonar reclamando, fica tudo do mesmo jeito.

    • Avatar

      É verdade hoje fiquei de 18:30 no santo Agostinho até 19:46 esperando a linha do cerâmica e veio super lotado. Sem contar a lerdeza de alguns motoristas que só conhecem o freio. Só Deus.

    • Avatar

      Quem reclama da condução dos motoristas da Elite é porque está acostumado com a esbórnia e com o risco. Por isso raramente se vê um ônibus dessa empresa quebrado na rua… É igual quando estou num coletivo e ouço alguém reclamando da “lerdeza” do motorista, mandando ele acelerar. A minha vontade é de acelerar a mão na cara do pacóvio. Se ele quer chegar rápido, ande de carro, de táxi. O motorista não está ali para satisfazer seus caprichos de nóia…

  13. Avatar

    Tomara que seja rápido. Não aguento mais mofar no ponto esperando essas tranqueiras, principalmente depois de 17:30

  14. Avatar

    E socorro todos os dias ser horário a população perde socorro não ponto final do acude tem motorista que me avisa que está saído e muita falta de respeito com a população que ficar a mer ser dos empresários que anda de carro voces devria anda um pouco só para senti na pele ônibus banco que cai e quando chove e lá fora e dentro do ônibus muitos estão ser freio e os funcionários de mal humor com a população que sofre parabéns Sr.samuca espero que seja antes das eleições.

    • Avatar

      Tomara que a elite ganha todas as linhas de ônibus em volta redonda pois é a única empresa boa que anda na linha com os usuários. Torço pra pegar tudo até as linhas da pinheiral e cidade do aço. Vai que essa é tua elite.

  15. Avatar

    Tem que ter no Edital, empresa que oferece o menor valor da passagem, para validação da referida empresa.
    Tem que ter concorrência entre as empresas que prestam o transporte coletivo, para que se tenha eficiência e qualidade

    • Avatar

      Samuca ta mais cagado doque poleiro de galinheiro agora quer fazer nome em cima da daqueda da vsf falar verdade a empresa não vai falir não vai sair e o povo mais uma vez sendo enganado iludidos com esse samuca malandrao sai fora a vsf vai dar a volta por cima terá seu nome honrrado novamente eu acredito nos adms judiciais q estão no comando e em Deus q e justo

  16. Avatar

    Agora não vai ter “brechas” no edital que possam permitir liminar para suspender o processo?
    A pressa dos políticos em “jogar para a platéia” acaba prejudicando os usuários, pois tentar atropelar as regras do jogo só está prolongando a disputa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Untitled Document