quinta-feira, 14 de novembro de 2019

TEMPO REAL

 

Capa / Região / Samuca Silva substituirá a Sul Fluminense mesmo se TCE mantiver licitação suspensa

Samuca Silva substituirá a Sul Fluminense mesmo se TCE mantiver licitação suspensa

Matéria publicada em 9 de novembro de 2019, 22:17 horas

 


Prefeito vai usar opção de contratação emergencial para evitar que população continue a ser prejudicada por serviços de má qualidade

Samuca vai susbstituir ônibus da Sul Fluminense, com ou sem licitação
(Foto: Arquivo)

Volta Redonda – Depois de anunciar a caducidade, um tipo de rescisão de contrato da empresa Sul Fluminense, o prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, afirmou ao DIÁRIO DO VALE neste sábado, dia 09, que caso o Tribunal de Contas do Estado não se pronuncie sobre a licitação das linhas da Sul Fluminense na próxima semana, irá realizar um contrato emergencial com uma nova empresa (ou mais que uma) para prestar serviços nas 31 linhas operadas pela empresa.
A decisão de Samuca tem como motivo o aumento das reclamações em relação ao serviço prestado pela Sul Fluminense após a intervenção judicial na empresa e o decreto de caducidade da concessão de operação na cidade.
– O povo não pode pagar pela demora das instituições. O povo do bairro Santa Cruz, Siderlândia, Retiro, Santo Agostinho, está sofrendo demais. Fizemos o que deveria ser feito, ganhamos na justiça o direito de mudar a empresa, mas esta demora prejudica demais nosso povo. E isso não pode acontecer mais – afirmou o prefeito.
O prefeito Samuca Silva afirmou que o transporte público em diversos bairros, de fato, é ruim e que a prefeitura está prestes a realizar a troca da empresa.
– Nós ainda não realizamos a licitação das linhas da Sul Fluminense por conta do Tribunal de Contas, que suspendeu o certame. A prefeitura queria fazer a nova concessão com prazo de 10 anos e o TCE entende que deve ser 30 anos. Tudo bem, já alteramos o edital e estamos esperando o aval do tribunal. Se esse aval não acontecer essa semana, a prefeitura irá fazer um contrato emergencial. A população não aguenta mais esperar – disparou o prefeito.
A licitação das linhas da Sul Fluminense é inédita, já que o contrato anterior era uma delegação do serviço antes da lei de concessões. Volta Redonda está próximo de efetuar licitação das linhas pela primeira vez na sua história.

Entenda o caso

Em maio deste ano, o prefeito decretou a caducidade da concessão das 31 linhas que a Viação Sul Fluminense opera em Volta Redonda. A empresa era a campeã de reclamações dos usuários de transporte público na cidade.
Houve protestos dos trabalhadores da empresa e do Sindicato dos Rodoviários, que temiam pela perda dos empregos, mas o prefeito fez valer, no edital de licitação, uma lei proposta pelo vereador Edson Quinto em 2012, que obriga a empresa que assumir as linhas a contratar os empregados da que deixa de prestar os serviços.
O edital de licitação foi enviado ao Tribunal de Contas do Estado do Rio e recebeu sinal verde do órgão. A concorrência foi marcada para 17 de setembro, mas uma decisão da Justiça local suspendeu o certame.
Em 25 de setembro, o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro liberou a prefeitura para fazer a licitação das linhas da Sul Fluminense. No mesmo dia, por três votos a zero, o Tribunal de Justiça garantiu a legalidade do decreto assinado pelo prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, sobre o fim da concessão da empresa. O julgamento foi do mérito de uma ação impetrada pela viação Sul Fluminense pedindo a suspensão da medida.
Poucos dias antes da nova data marcada para concorrência, uma empresa de ônibus de Barra do Piraí recorreu a um conselheiro do TCE e conseguiu que ele decretasse novamente a suspensão da concorrência.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

30 comentários

  1. Avatar

    Quando um Prefeito cumpre seu papel os que perderam a boquinha arrumam um jeito de criar fofoquinhas . Vai ter choro !

  2. Avatar

    Mais onibus também para o Açude que também está sofrendo com a demora e ônibus lotado. Uma :pergunta por que viacão Elite não vai até Açude?

  3. Avatar

    Ônibus VSF da linha São Sebastião dá vergonha de utilizar.

  4. Avatar
    Cláudio Luís de Mesquita Carvalho

    Acorda, Volta Redonda.

  5. Avatar

    Esse cara se meteu em alguma treta, e agora está correndo contra o tempo pra se livrar. Nunca houve tamanha tentativa de posse de um “gestor” publico em serviços públicos concedidos.

  6. Avatar
    Maria Beatriz das graças cunha

    Os moradores do bairro Aero Clube também estão sofrendo. Estudantes têm que andar até o bairro mais próximo (Niterói)para não chegarem atrasados no Colégio, todo dia essa caminhada, sol ou chuva. Pois não temos ônibus circulando nós horários necessários. Sr.Prefeito não se esqueça de nós. Por favor.

  7. Avatar

    Esse “prefeito” continua enganando a gentalha.

    .

  8. Avatar

    A linha Barra Mansa via Retiro só usa ônibus sucateado. Sempre algum quebra e temos que andar em ônibus lotado além da sua capacidade em um trajeto longo.
    Deveriam haver mais empresas fazendo essa linha. Pois a linha que passa pela Vila Santa Cecília é muito melhor, porque existe a concorrência com outras empresas.

    • Avatar
      Cláudio Luís de Mesquita Carvalho

      A responsabilidade da linha Barra Mansa x Volta Redonda via Retiro, assim como das demais linhas intermunicipais, é do DETRO e do governador Wilson Witzel.

  9. Avatar

    E espero que ô sr.samuca resolver mesmo isso a população está sofrendo muito todos tem compromisso sempre chegando atrasado no serviço na escola e nos compromisso do dia a dia da população o transporte público está péssimo.boa sorte samuca

  10. Avatar

    O correto seria dar o fds ao tce, em letras minúsculas mesmo.

    Qual moral tem um tribunal imundo desse com integrantes envolvidos em corrupção para dar palpites em algo que não os diz respeito?

    O judiciário brasileiro, mais do que qualquer outro poder, é movido a lobby.

  11. Avatar

    Espero que o Sr.samuca consegue mesmo está péssimo o transporte público atrasado no serviço e escola e fará os outros compromisso que o povo tem.

  12. Avatar

    rua Josué Fernandes número 930 boa vista barra mansa.

  13. Avatar
    Greisminasvr@outlook.com

    A cidade do aço é igualmente ou pior a sulfluminense. Sexta feira dia 8/11,2 horas no ponto de ônibus para o Roma. Ônibus lotado, não parava, e super atrasado. Não sei porque a cidade do aço é protegida, qual será o acordo ??

  14. Avatar

    Falou o aprendiz de prefeito. kkk

    Um amigo disse que a licitação não sairia após ler o primeiro edital. E agora o Samuca vai fazer o quê mesmo? A bola da vez está com o TCE e seu quiser ou não pode chorar.

    Se for verdade que o TCE está entendendo que a concessão tem de ser de 30 anos, então podemos esperar mais ações na justiça. kkkk

    VAI VENDO aí o que dá votar em candidatos que NÃO CONHECEM a Administração Pública e NÃO ENTENDEM de Gestão Pública.

    • Avatar
      Cláudio Luís de Mesquita Carvalho

      Acorda, Volta Redonda. Vamos votar no candidato apoiado pelo presidente Jair Messias Bolsonaro e pelo governador Wilson José Witzel.

  15. Avatar

    BOA. Já passou da hora! Hoje a VSF não tem mais a menor condição de continuar operando as 31 linhas de ônibus municipais que deveria fazer com o maior zelo e respeito ao cidadão que paga a tarifa todos os dias e é abandonado na rua com quebradeira de ônibus velho. Enquanto o TCE não LIBERAR a licitação, que entre outras empresas em caráter emergencial para o bem de todos os usuários de ônibus da cidade, Parabéns prefeito pela determinação!

  16. Avatar

    É impressionante como as Autoridades eleitas democraticamente não tem poder de decisão.Essa empresa de ônibus já foi boa ACABOU. Não passa de uma massa falida que transporta muito mal o povo em suas sucatas que são conhecidas como ônibus.Essa empresa acabou.Abre LICITAÇÃO para substituir e fim de papo.

  17. Avatar

    Esse Francisco é um prego..

  18. Avatar

    Samuca vem surpriendendo sempre a população de Volta Redonda, e contamos com sua competencia mais uma vez para substituir a empresa Sul Fluminense antes que aconteça acifentes graves com esta empresa sucateada. Ja deu, e que o TCE nao interfira em quem quer o melhor pra Volta Redonda.

    • Avatar

      O que de bom ele está fazendo em VR que não consegui ver ainda? Não vale ajuda pessoal.

    • Avatar

      Covardia! Esta é a palavra para o que a empresa Sul Fluminense está fazendo com a população! Estes últimos dias principalmente, só tem piorado! Os pontos sempre lotados e não passa um ônibus, principalmente no Retiro. Coqueiros, Vila Brasília… Um total descaso! Quantas pessoas não chegaram atrasadas aí trabalho? Quem paga pelos prejuízos da população?
      Essa situação não pode mais continuar.

    • Avatar

      Mais uma falcatrua…
      Contrato emergencial???? Kkk
      Igualzinho aos hospitais.
      Coloca as Empresas que ele quer, aquelas que o favorecem e a população acredita….
      Uber é outro exemplo.

  19. Avatar

    Poxa, meu sonho era ter um prefeito assim em Barra Mansa. E o pessoal de Volta Redonda ainda reclama do cara.
    Aqui em Barra Mansa os ônibus não respeitam o horário e ninguém faz nada. As principais vias tudo esburacada, bom agora estão asfaltando algumas, mas com máquinas leves. Ou seja, é óbvio que durante as chuvas de verão, todo esse serviço será perdido.
    Servidores municipais chegando a passar fome. Aqui na minha rua, estamos ajudando um senhor de idade com mantimentos todo mês, porque o salário não dá. O Rodrigo tem coragem de pagar menos de um salário mínimo para esse pobre senhor. O que ele tem é um vale alimentação de 84 reais que atrasa todo mês.
    Por favor gente, vamos pensar melhor na hora de votar.
    Não acredito que Volta Redonda aqui do lado é tão melhor administrada que nossa Barra Mansa. É muito humilhante.

    • Avatar

      Vá com calma voce se realmente é da cidade vizinha e mora nela não convive com o dia a dia de Volta Redonda portanto não é isento assim para fazer um comentário tão seguro

      Se houver o contrato a população e qualquer empresário estabelecido no estado e no Brasil tem o direito de participar se for viável e claro, se interessarem temos que saber também, o prazo inicial do mesmo. Para o bem do povo e para a lisura deste processo que envolve, interesses e milhões e milhões de reais…

    • Avatar

      Falavam a mesma coisa quando era Neto o prefeito, mas levemos em conta que VR é uma Scania e BM um FNM sucateado… Samuca, muito provavelmente, não conseguiria fazer o mesmo trabalho em Barra Mansa, mas eu gosto do estilo dele governar, com visão de progresso, de inovação administrativa. Isso é o que sempre faltou ao Neto e eu sempre o cobrei por isso… Sabendo que o povo gosta de “ver”, Samuca está devendo grandes obras tangíveis. Não há nada que lhe sirva de legado, só os ônibus elétricos. Vamos ver com esse empréstimo, o que será feito…

    • Avatar

      Verdade viu, um excelente prefeito e têm demonstrado isso na cidade, só a turma da bagunça que reclama mesmo.

      Aliás o contrato emergencial é previsto pela lei de licitações, lei 8.666/93, contudo mesmo assim terá que licitar a concessão, pois a empresa que está atualmente está irregular, pois concessão de serviços públicos são 30 anos que podem explorar e essa aí já passou disso e como é comum em VR não haver respeito as leis foi ficando, contudo não dá mais, até mesmo por efeitos de lei e de serviços mal prestados aos cidadãos de VR.
      Se o prefeito desejasse, poderia criar a empresa municipal de transportes e tirar da iniciativa privada a concessão, porém eu não o faria, pois imagina contratar motoristas como funcionários públicos, através de concurso, aí que ônibus algum iria chegar no horário mesmo.

    • Avatar
      Comida azeda da fundação

      Pode levar esse prefake pra barra mansa ele não faz nada aqui só fala, bla bla bla

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Untitled Document