quarta-feira, 12 de agosto de 2020

TEMPO REAL

 

Capa / Região / Samuca confirma reabertura do comércio

Samuca confirma reabertura do comércio

Matéria publicada em 10 de julho de 2020, 18:21 horas

 


Prefeito de Volta Redonda diz que parada nas atividades foi para proteger a população

Samuca, na foto em visita ao zoo, reafirma que fechamento do comércio visou proteger vidas
(Foto: Felipe Carvalho-Secom VR)

Volta Redonda – Depois de fechar no dia 29 de junho, o comércio de Volta Redonda reabre neste domingo (12/07), a não ser que os índices de ocupação de UTIs da rede municipal ou de leitos de enfermaria do Hospital de Campanha ultrapassem a meta estabelecida no acordo entre a Prefeitura de Volta Redonda e o Ministério Público do Estado do Rio, que foi homologado pela Justiça. No entanto, o prefeito Samuca Silva considera improvável que essa quebra de meta ocorra. Essa foi apenas uma das informações que ele deu em entrevista exclusiva ao DIÁRIO DO VALE.

 

DIÁRIO DO VALE: Mantidos os atuais índices de ocupação de leitos de UTI, lotação do Hospital de Campanha e aumento de casos suspeitos, quando o isolamento será flexibilizado?

Samuca Silva: Neste domingo, dia 12. Os eixos de monitoramento estão dentro do limite hoje (sexta-feira, dia 10). Com isso, se eles se mantiverem assim, retornaremos com as atividades a partir de domingo, e provavelmente ficarão já que reduzimos os pacientes em números de enfermarias e UTI. Lembro que as atividades ficaram abertas por quase 50 dias pelo acordo que a prefeitura propôs ao MP e que foi copiado por diversas cidades. Fechamos para proteger nosso povo, pois houve um avanço do vírus na cidade e, com a não regulação de pacientes para o Hospital Regional, passamos de 50% de ocupação de leitos de UTI. Mas não perdemos nunca o controle de contágio do vírus. Agora, com a diminuição da pressão na rede municipal de saúde, voltamos a estar dentro das metas estabelecidas. E as atividades poderão retornar.

Essa tomada de decisões prévias está salvando vidas. A pandemia mundial está na cidade e precisamos que a população entenda isto. Ciclos virão e o pior, sob ponto de vista da crise, está por vir. A experiência de gestão que temos vai ajudar a superar a crise econômica gerada pela pandemia. Precisamos estar unidos como cidade para superar a pandemia.

 

DV: Está confirmado que o comércio retorna com horário liberado?

Samuca: Sim. No início da flexibilização adotamos horários alternativos, visando assim evitar aglomerações nas ruas principalmente pela manhã. Entretanto, vamos adotar agora o horário ampliado, espaçando assim melhor o tempo das pessoas frequentarem as atividades econôimicas. Mas pedimos a população para ir as ruas apenas em caso de necessidade e usando máscaras. O grupo de risco deve permanecer em casa.

 

DV: Quais as regras para bares e restaurantes?
Samuca: Bares e restaurantes podem funcionar com 30% de sua capacidade, com espaçamento entre as mesas de dois metros. Reforçamos que as aglomerações seguem proibidas na cidade. E que a força-tarefa segue atuando na cidade para garantir o cumprimento das medidas de combate ao coronavírus.

 

DV Quando a prefeitura terá uma avaliação dos resultados do novo protocolo de tratamento da Covid-19?

Samuca: Iniciamos o novo tratamento para casos de Covid-19 na última quinta-feira, dia 9, em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro. Acreditamos que nas próximas duas semanas já teremos um impacto positivo do tratamento, conseguindo diminuir o número de casos graves, internações e, consequentemente, óbitos.
Pedimos, diante desse novo protocolo, que as pessoas com os primeiros sintomas do coronavírus procurem nossas unidades de referência para começar a receber o medicamento, que visa diminuir a força do vírus e o consequente agravamento dos casos.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

22 comentários

  1. Avatar

    essa das motos e real valeu pessoal muito barulho

  2. Avatar

    Os políticos de volta redonda perdeu o respeito pelo povo e pelos comerciantes, depois que vi um vídeo onde um vereador
    Xinga um comerciante em frente a PMVR porquê revindica para abri o comércio. Aí percebemos que o prefeito e os vereadores da base estão escondendo algo. Fazer da pandemia um negócio para se manter no governo e muita falta de respeito com o cidadão Voltaredondese.

  3. Avatar

    Como eu já disse antes, o Ministério Público colocou uma coleira no Samuca, e ele parece estar gostando… Há mais coisas entre o céu e a terra do que pode imaginar nossa vã filosofia…

  4. Avatar

    Aberta por quase 50 dias? Eles se esqueceu que nesse ínterim o comércio fechou por uma semana por causa do famigerado eixo de 5% de novos casos, e agora tem esse outro famigerado eixo de 50% de ocupação da rede pública, o que por si só já é absurdo. Não é razoável fechar toda uma cidade quando METADE dos leitos estão disponíveis, e menos razoável ainda é quando essas metas agem isoladamente. Oitenta ou setenta por cento vá lá, mas METADE?!… E os eixos não deveriam atuar isoladamente. Se o número de casos suspeitos é baixo, isso significa que redundará em menos internações futuras. O contrário também é válido, pois mesmo que os casos suspeitos aumentem num período, o percentual de leitos ocupados, se relativamente baixo, poderá absorver a demanda extra… Tem que tirar os métodos determinísticos, que se baseiam numa certeza que não se pode ter numa situação como a dessa pandemia, e entrar com os probabilísticos, mais flexíveis e que se adequam melhor às curvas e mudanças circunstanciais…

    O plano foi bom durante um tempo, mas agora nem para salvar vidas serve. Não dá para colocar a culpa exclusivamente no comércio aberto, pois outras cidades estão abertas há mais tempo e não estão experimentando tantos casos quanto VR, que já foi o epicentro regional mas agora parece estar encarando uma segunda onda antes mesmo da primeira ter terminado. Será que estavam ministrando cloroquina e similares nos hospitais?…

  5. Avatar

    Prefeito Samuca quando vc vai FISCALIZAR, MULTAR e tirar de circulação as motocicletas BARULHENTAS , sem placas , sem escapamento , sem retrovisor e motociclitas (motoboys)colocando em risco a propria vida e dos contribuintes íntegros ; como fpi feito em Barra Mansa pelo prefeito Rodrigo drable e autoridades.

    • Avatar

      Verdade. Está um absurdo a quantidade de motocicleta sem silencioso rodando livremente na cidade. Uma zoeira livre e absurda. Cabe a prefeitura fiscalizar e coibir. Alô prefeito fala aí…..

  6. Avatar

    Seja que Deus quiser eu que não vou marcar toca na rua

  7. Avatar

    eu sabia que ia dar nisto , o cara nunca foi nada na politica e assume a Prefeitura mais importante do Sul do estado , fracasso redundante, este cara quebrou o comercio, arrebentou os investidores, é um cagão que se colocou de joelhos diante do ministério público, não lutou pela população, SABENDO QUE O DELE ESTA GARANTIDO SE LIXOU PARA OS OUTROS, O PIOR PREFEITO DE VOLTA REDONDA DE TODOS OS TEMPOS.

  8. Avatar

    Aqui a gente faz aqui a gente paga , voce VAI PAGAR O QUE VOCE FEZ COM OS COMERCIANTES, MUITOS FORAM A FALENCIA , VOCE DIZIMOU O COMERCIO VOLTA REDONDENSE, COITADO DO SEU SUBSTITUTO, VOCE VAI SAIR DA POLITICA PARA NUNCA MAIS VOLTAR SEU COVARDE.

  9. Avatar

    E o terminal rodoviário de Volta Redonda também vai voltar para atender os passageiros?

  10. Avatar

    Esse prefeito não sabe oq fazer, lamentável,ele se contradiz em tudo q faz ou fala,muito sem noção…..

    • Avatar

      Depois que pulou de galho em galho , ou melhor de partido em partido e colou no Wilson Witzel , ficou perdido .
      Pelo menos decidiu não tentar reeleição , porque viu que precisa de dois anos fora da política para tentarem esquecer sua gestão desastrosa .viu que falar é diferente de fazer . Viira com candidato a deputado .

    • Avatar

      Pressão do empresariado

    • Avatar

      Provavelmente a grana chegou do governo federal ou estadual, isso é tudo maracutaia da prefeitura pra receber verba, fazem muito barulho para aparecer e a grana chegar, triste fim para samuca e Wilson witzel,poderiam ter feito a diferença, chegaram do nada e fizeram o mesmo, bem que Bolsonaro avisou que a verba seria desviada

  11. Avatar

    Nosso Prefeito PENSA.

    • Avatar

      E VERDADE PENSA , QUEM FAZ E O MP , QUE DIANTE DO ACOVARDAMENTO DO MESMO DEITA E ROLA EM CIMA DO COITADO DO COMERCIANTE.

  12. Avatar

    Oba, vai ter feira domingo.

    • Avatar

      Deixa fechado prefeito deixa quebrar bem melhor não tem nem candidato a pegar essa bomba nas próximas eleições,nem vc quer kkkkkkk

Untitled Document