sábado, 30 de maio de 2020

TEMPO REAL

 

Capa / Tempo Real / TJ mantém acordo que permite flexibilização e comércio de VR deve reabrir na semana que vem

TJ mantém acordo que permite flexibilização e comércio de VR deve reabrir na semana que vem

Matéria publicada em 21 de maio de 2020, 18:11 horas

 


Volta Redonda – O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, através de decisão da desembargadora Maria Aglaé Tedesco Vilardo, negou recurso do Ministério Público do Estado visando a não reabertura das atividades econômicas na cidade. Com isso, segue valendo no município o acordo judicial feito pela Prefeitura de Volta Redonda, através de proposta feita pelo prefeito Samuca Silva, que prevê a reabertura gradual, com regras rígidas e baseadas em monitoramento do avanço do vírus e da capacidade de atendimento da população. Na próxima quinta-feira, o comércio deve reabrir, se as notificações continuarem dentro do índice que permitiu o acordo.

O prefeito Samuca Silva destacou que a vitória da prefeitura no Tribunal de Justiça demonstra que o planejamento técnico feito pelo governo municipal estava correto.

– Não trabalhamos com achismo e, sim, com técnica. Nossa proposta de acordo, aceita agora pelo TJ, garante o monitoramento diário do vírus e da capacidade de atendimento a população. Caso uma das metas seja extrapolada, voltamos a fechar as atividades econômicas até os números se adequarem. É melhor um comércio aberto na semana que vem, salvando vidas, do que o comércio fechado por tempo indeterminado como vemos em outros locais – comentou Samuca.

Em sua decisão, a desembargadora destacou a medida da prefeitura de, a partir desta quinta-feira, dia 21, fechar as atividades econômicas por sete dias após o número de casos suspeitos terem aumentado mais de 5% por dois dias.

– A desembargadora destacou em sua decisão vários pontos de nossos argumentos, como proposta técnica, aumento de leitos, entre outros. Mas nossa medida de cumprir o acordo e fechar as atividades por conta do aumento de casos, mostrou nossa credibilidade e coragem. Estamos mais felizes com a decisão, mas mantemos as orientações de que as pessoas que possam ficar em casa, fiquem, e se forem as ruas, utilizar máscaras e evitar aglomerações – destacou Samuca.

Os seis eixos de monitoramento condicionantes para a reabertura do comércio: o número de casos suspeitos não poderá aumentar em 5% por dois dias seguidos; A ocupação de leitos no CTI não ultrapassar 50%. A ocupação de leitos no Hospital de Campanha não ultrapassar 60%. O grupo de risco permanecer em isolamento social; Uso de máscara obrigatório nas ruas; Além de manter a proibição de qualquer tipo de aglomeração.

Com a manutenção do acordo, as atividades econômicas retornam na próxima quinta-feira, dia 28, após sete dias para que os possam voltar para as metas estabelecidas em acordo.

Permanecem fechados na cidade até a próxima quinta: serviços de escritório, apoio administrativo e outros serviços prestados; atividades profissionais, cientificas e técnicas; atividades financeiras, de seguros e serviços relacionados; informação e comunicação; comércio e reparação de veículos automotores; alojamento; bares e restaurantes (exceto serviço de delivery); comércio varejista; outras atividades e serviços; seleção e agenciamento e locação de mão de obra; atividades imobiliárias; além de agências de viagem, operadores turísticos e serviços de reserva; e shoppings.

Poderão continuar funcionando as seguintes atividades, com restrição de atendimento e de número de clientes, espaçamento, entre outras medidas: supermercados; horti-fruti; farmácia; óticas; material de construção; clínicas médicas; laboratórios; agropecuária (venda de ração e comida de animais); e padarias.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

18 comentários

  1. Avatar

    A década de 80 foi terrível para o Brasil, pois tivemos hiperinflação e queda na renda per capita no Brasil e o PIB caiu 10%, mas como a desgraça nunca morre, repetimos a década de 80 nos anos 2014, 2015 e 2016 onde tivemos uma brutal recessão e o PIB caiu 10%, com colapso fiscal tremendo. Ou seja, em apenas 3 anos tivemos toda a desgraça da crise da década de 80…. Foi terrível!
    Aí veio o impeachment da Dilma Roussef e o povo brasileiro respirou tranquilo, pensando que o comunismo foi embora e não teríamos mais irresponsabilidade fiscal e gastança generalizada, ou seja, estávamos melhorando aos pouquinhos com crescimentos de 1% ao ano e fazendo a arrumação da economia que os comunistas tinham desestabizados.
    No entanto, os comunistas da China vieram em auxílio do PT, pois nos mandaram o coronavírus para desestabilizar a economia, fechar o comércio, aumentar o desemprego e acabar completamente com a economia brasileira! Os comunistas chineses esconderam por mais de um mês a existência do vírus para o mundo, e assim tivemos a pandemia!
    Enquanto mantivermos o comércio fechado, estaremos condenando milhares de criança à fome e as doenças geradas pela subnutrição! A ONU já disse que se o comércio continuar fechado haverá a morte de milhões de crianças no mundo inteiro! Por isso eu faço um apelo ao Samuca, pense nas crianças que vão morrer daqui alguns meses pelo desemprego de seus pais, e faça o favor de abrir o comércio para que os pais de família possam levar o leitinho para as crianças!

  2. Avatar

    O decreto federal permiti a abertura de salões e barbearias além de academias, se a prefeitura não cumpre decreto porque o cidadão é obrigado a cumprir, o exemplo tem de vir de cima.

  3. Avatar
    Bolsominion Orgulhoso

    Tem que morre uma galera mesmo.

    Assim melhora o trânsito na cidade.

    e o Shopping fica mais vazio

  4. Avatar

    Prá mim pode fechar tudo menos mercado e farmácia … material de construção e casa de material elétricos podem fechar . Sem alimento e sem remédio ninguém pode ficar. Lembrei do meu cachorro meu ladico , às lojas de rações também tem abrir os gatos e os cachorros também tem prioridade .

  5. Avatar

    Ótima notícia. Quem tiver com sintomas de COVID não procure hospital. Ajude a manter o comércio aberto. Tem gente q gosta de entrar em estatística… é só ficar em isolamento domiciliar e QUIETO. Não atrapalhe minha vida.

    Parabéns, prefeito. Volta Redonda é a cidade mais preparada do Brasil, sem dúvidas.

  6. Avatar

    A gente que tem crianças em escolas e vão de vam os donos estão comprado esse ano não vai ter mais preciso que alguém em direito pode me informar o que fazer

    • Avatar

      Simples não paguei.

      Não há prestação de serviço.

      Você fez um contrato de prestação de serviço.

      Meu salário foi reduzido, meu esposo perdeu o emprego.

      Não há como pagar o dono da van pra ficar em casa.

  7. Avatar

    O plano do Samuca é bom, inteligente e equilibrado, mas tem um dos seis eixos que eu considero bem bizarro, que é o fechar o comércio por uma semana quando o número de casos suspeitos atingir mais de 5% por dois dias seguidos… Ficou muito mal feito. Ficamos mais de duas semanas com índice inferior a 2%, sendo que na maioria dos dias bateu 1%. Bastaram dois dias seguidos fora da curva para fugir do convencionado e fechar o comércio. Hoje já voltou à faixa de 1%, sinal de que foi realmente um ponto fora da curva e nada teve a ver com a movimentação maior na cidade… Os demais eixos apresentam uma margem de segurança, mas esse não. Precisa ser alterado!…

    Samuca, aumenta para cinco dias isso aí! Olha o que aconteceu hoje, com 1% só de notificações. Tá na cara que dois dias não são adequados para aferição da curva de contaminação e menos ainda justificar fechamento do comércio. Isso tem que ser ajustado!…

  8. Avatar

    Pô sou a favor da reclusão, contudo esse abre e fecha é insano, pois vai detonar o comércio de VR.

    A crítica aqui é que o tempo pra se fazer algo para controlar a doença já foi perdido e o problema tornou-se crônico, agradeçam ao capitão bucho-furado e cérebro de passarinho a bagunça nesse país, pois se medidas mais rígidas tivessem sido tomadas já estaríamos com um controle maior e o comércio a funcionar de forma mais segura, desde que também cada uma faça a sua parte.
    A questão agora é trabalhar e não continuar com o negacionismo, pois iremos pagar – economicamente – de forma bem pior, porque já estamos chamando a atenção no mundo por nossa negligência e isso pode ser desculpa pra detonar a nossa economia.
    A questão é flexibilizar o comércio com cada uma fazendo o que têm de ser feito pra conter a doença, indecisões e mudança de decisões são mais danosas, porque o empresário não pode trabalhar com a incerteza, por mais que ela já exista em um ambiente normal.

    • Avatar

      Proíbe crianças e idosos no comércio.

      E o resto sai se necessário com máscara e banho de álcool em gel.

      Passei de carro pela Amaral Peixoto e estava lotada de idosos.

    • Avatar

      Fala merda não, desde do princípio a responsabilidade sobre a quarentena foi de governadores e prefeitos.

  9. Avatar

    Esquecemos que tem o dia dos namorados se aproximando… Mais pessoas contaminadas.

    • Avatar

      As pessoas podem comprar pelo internet ou delivery.

      Namorados não estão fazendo quarentena entre si.

      Então a data não aumenta os casos.

      Já nos dias das mães meu bairro estava lotado de churrascada com família toda.

      Vão dar um presentinho para a as mães e matam a coitada.

  10. Avatar

    Que palhaçada heim.

  11. Avatar

    O prefeito está enfeitando demais a pavão. Se existe uma decisão do STF determinado que apenas prefeitos e governadores podem abrir e fechar o comércio, então, é só determinar a abertura e ponto final.

  12. Avatar

    Pelo amor de Deus ! Aonde estão os líderes deste país ! Os juristas e homens de decisões!!
    Muitos não morrerão por vírus , mas vão sofrer com esta incerteza que nossos líderes estão tendo
    Assumam responsabilidades!! Coloquem suas caras a tapa . Parem com este negócio de indefinições!!
    Tomem decisões pautadas em um acordo dos órgãos envolvidos ,população,associações ,entidades, autoridades etc..
    Enquanto acharem que são donos da verdade ,vai acontecer o pior . Porque estamos sofrendo não por este vírus ,mas pela desunião dos líderes deste país. Deixem as divergências e se unam para resolver um problema que está afetando a todos cidadãos brasileiros, onde ricos ,pobres, cultos,incultos,brancos,negros, poderosos ou não , estão no mesmo barco!
    E se este barco afundar ,todos irão sofrer consequências !

  13. Avatar

    Parem com essa palhaçada “abre-fecha” comércio.

    Tomem vergonha na cara e decidam de uma vez por todas essa questão.

    Soltem o gado ou o mantenham preso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Untitled Document