quinta-feira, 20 de janeiro de 2022 - 07:10 h

TEMPO REAL

 

Capa / Tempo Real / Vacinação infantil contra a Covid-19 terá início na próxima semana em VR

Vacinação infantil contra a Covid-19 terá início na próxima semana em VR

Matéria publicada em 13 de janeiro de 2022, 18:39 horas

 


Seis escolas vão sediar a imunização infantil na cidade

O Colégio Professora Delce Horta Delgado, no bairro Aterrado, será um dos locais que  sediar a imunização infantil na cidade – Foto: Cris Oliveira(PMVR).

Volta Redonda- A Prefeitura de Volta Redonda, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), se prepara para dar início à vacinação de crianças de 11 a 05 anos contra a Covid-19. Os lotes de vacinas do laboratório norte-americano Pfizer chegaram ao Brasil nesta madrugada (13). O município aguarda a entrega dos imunizantes, a distribuição é feita pelo Governo Estadual.

A expectativa, segundo a Secretaria de Saúde, é que Volta Redonda inicie a vacinação no início da próxima semana, entre segunda ou terça-feira. Isso depende, exclusivamente, do cronograma de entrega do governo do estado. A vacinação começará com a faixa etária de 11 anos (todas as crianças dessa idade) e crianças com comorbidades de 5 a 10 anos, que também terão prioridade na imunização, com a apresentação de comprovação clínica.

O intervalo entre as duas doses deverá ser feito em até oito semanas. Por determinação do Ministério da Saúde, as crianças devem estar acompanhadas dos pais ou responsáveis no ato da imunização com os seguintes documentos: caderneta de vacina, cartão SUS ou CPF.

Onde as crianças devem se vacinar?

O coordenador da Vigilância em Saúde de Volta Redonda, o médico sanitarista Carlos Vasconcellos, esclareceu que a vacinação infantil começará com o público de 11 anos e será sediada em seis unidades escolares, das 09h às 17h, sendo elas:

– Colégio João XXIII – bairro Retiro;

– CIEP Wandir de Carvalho – bairro Siderlândia;

– Colégio Professora Themis de Almeida Vieira – bairro Conforto;

– Colégio Professora Delce Horta Delgado – bairro Aterrado;

– Escola Municipal Professor Jaime de Souza Martins– bairro Santo Agostinho;

– C.M.E.I. Profª Mariana Aparecida Vieira Bressan – bairro Santa Cruz.

Crianças com sintomas gripais podem se vacinar?

O médico sanitarista Carlos Vasconcellos orienta que crianças com sintomas de Covid-19 ou síndrome gripal devem adiar a vacinação. Para que a imunização seja feita, a recomendação é que o quadro de saúde esteja totalmente normalizado.

“Crianças que estejam com sintomas de Covid-19, ou que tenham tido a doença confirmada há menos de 28 dias, terão a vacinação adiada. No caso de crianças com sintomas gripais, os pais devem levar a criança até uma unidade básica de saúde para realizar a testagem para a doença”, finalizou Vasconcellos.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

9 comentários

  1. Imagine como será quando voltarem as aulas , máscara de pano não protege contra omicron!

    Com esse vírus mais transmissível, as medidas de proteção têm que acompanhar o risco. Então faz sentido usar uma máscara melhor — explica Mori.

    Segundo ele, a máscara mais segura é a PFF2, de preferência com a tira na cabeça, mas a que prende atrás da orelha também é boa opção. Em terceiro lugar, a KN95, que é uma equivalente à PFF2, mas sem os mesmos certificados.

    Caso nenhuma dessas esteja acessível, a recomendação é usar a cirúrgica com uma de pano por cima, nessa ordem porque a cirúrgica vai filtrar e a de pano terá o papel de ajustá-la melhor. Como última opção, a cirúrgica, bem ajustada, ou a de pano, com, no mínimo, duas camadas.

    — Mas essas duas opções representam risco grande em espaços fechados com muita gente — alerta o pesquisador. — É preciso desmistificar a PFF2. Ela não é mais difícil de achar, basta procurar além da farmácia, como lojas de material de construção ou EPI. E como pode ser reutilizada várias vezes, não é tão cara.

    De qualquer forma, é importante levar sempre em conta dois pontos centrais: ajuste e filtração. Não adianta ser PFF2 se o ar sair pelas laterais. Ou a de pano bem ajustada, mas com tecido de tricô. Além disso, é importante considerar o conforto, para que a máscara seja corretamente utilizada, pelo tempo necessário.

  2. Usem mascaras nas crianças e adolescentes!

    Covid-19: Brasil registra 97.986 casos em 24h
    Nesta quinta-feira (13), o Conselho Nacional de Secretários de Saúde contabilizou

    • Se todos estão apenas usando uma máscara de pano ou apenas uma máscara cirúrgica, não fará nenhuma diferença” com essa variante altamente transmissível,

      Se você realmente não quer exposição, você tem que usar o tipo certo de máscara”, disse Monica Gandhi, especialista em doenças infecciosas da Universidade da Califórnia em São Francisco. Ela recomenda máscaras N95 certificadas ou as máscaras KN95, KF94 e FFP2, que são certificadas na China, Coreia do Sul e Europa.
      Na falta dessas opções, ela recomenda uso de máscara de pano multicamadas bem ajustada em cima de uma máscara cirúrgica. As máscaras cirúrgicas são feitas de polipropileno, que tem características de carga eletrostática que bloqueiam o vírus.
      “Se todos estão apenas usando uma máscara de pano ou apenas uma máscara cirúrgica, não fará nenhuma diferença” com essa variante altamente transmissível, diz ela.

  3. Acho que vai dar aglomeração e crianças juntas vira bagunça, um drive-thru ou mais postinhos aplicando seria melhor?
    Por que o Ginásio do Vila Rica não entra para atender essa região?
    Sei não, tô fugindo de aglomeração, ainda mais com essas crianças que as mães não põe máscaras.
    Fora H3N2 que tá por aí…

    • Garantia de ensino remoto para os que assim desejarem!!!!!!

      E o ensino hibrido garantido pelo M até o fim da pandemia?

      Sem o ensino hibrido as crianças e adolescentes com comorbidades serão boi de piranha.

      Mascara de pano não impede Ômicron, isso se realmente usassem…

  4. Se adolescentes com comorbidades de 16 e 17 anos podem doar sangue, porque não podem tomar 3 dose de reforço da vacina de Covid?

  5. Quem vacinar por volta de fim de janeiro , só em Abril terá 2 imunizações completas.

    Nada mais justo que crianças com comorbidades continuem optando pelo online.

  6. Acho muito pouca escola, fora que não tem nenhuma que abranja a região de Belvedere, Vila Rica, Tiradentes, Roma, Casa de Pedra, Sideropolis , Sessenta .

    Se fosse nos postinhos ou tivesse drive-thru seia melhor…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Untitled Document