Duas queimadas no entorno da Pedreira da Voldac ameaçam a fauna e flora do local

by Diário do Vale

Hoje pela manhã, o fogo na entrada da Pedreira da Voldac, no caminho de entrada, na base e no alto dos morros, queimou tudo, inclusiva na parte de cima das pedreiras – Foto: Divulgação MEP.

Volta Redonda- Em menos de um mês, duas queimadas na região da Pedreira da Voldac, em Volta Redonda preocupa a comunidade, e provocam ‘agonia e morte’ de diferentes espécies. No domingo, dia 21, o Padre Juarez Sampaio, pároco episcopal na Região de Volta Redonda e também responsável pelas comunidades católicas dos bairros Voldac – Santa Cruz, diante do que viu, reagiu com tristeza. “É muito triste, mais uma vez observar a área da Pedreira da Voldac e toda sua vegetação sendo queimada na entrada do local, no caminho do bairro Santa Cruz. O povo tem muito que crescer no cuidado com a natureza. Assim, não teremos nada no futuro”, alertou o religioso.

Segundo afirmou um membro da equipe ambiental do MEP(Movimento Ética na Política), que esteve no local, hoje pela manhã, o fogo na entrada da Pedreira da Voldac, no caminho de entrada, na base e no alto dos morros, queimou tudo, inclusiva na parte de cima das pedreiras, onde certamente trouxe mortes à rica fauna e flora da região.

Gildete da Silva, diretora da Cooperativa Folha Verde, vigilante ambiental, e que sempre alerta quando vê queimadas na região, também reagiu. “O povo tá abusando muito. No início do mês avisei da queimada nas proximidades da Pedreira da Voldac. Na quinta, nossa cooperativa, só não perdeu o material reciclado, por estarmos dentro de uma outra pedreira, na rua Nossa Senhora do Amparo. O fogo ficou no topo e não chegou”, relatou Gildete.

Biólogo alerta

O biólogo ligado ao MEP, Michel Bastos ao ver as fotos da queimada foi enfático. “Uma lástima. As espécies ficando desalojadas podem morrer”, alertou com pesar.

A coordenação do MEP já encaminhou fotos do cenário para a SMMA, via WhatsApp solicitando avaliação e providências diante do ocorrido. Também alertou geógrafos ligados à equipe do MEP, para que durante a semana, divulguem dados de satélite da atual situação do Pedreira e entornos.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996