Conselheiros tutelares são eleitos na região

by Diário do Vale
Jonas vota em colégio de Barra Mansa (foto: Divulgação)

Jonas vota em colégio de Barra Mansa (foto: Divulgação)

Sul Fluminense –  Pela primeira vez na história, o processo eleitoral para a escolha dos conselheiros tutelares foi unificado em todo o país. As eleições ocorreram neste domingo (04), das 8h às 17h, e contaram com boa participação popular. Em Barra Mansa, por exemplo, o pleito bateu recorde com mais de 2,2 mil votos e elegeu 10 conselheiros, sendo cinco titulares e outros cinco suplentes.

A votação em Barra Mansa ocorreu no CEI (Centro de Educação Integrada) Vieira da Silva, no Centro. Ao todo, 23 pessoas se candidataram às vagas.

Os escolhidos tomarão posse em janeiro de 2016 e ficarão no cargo até 2019.

O prefeito Jonas Marins (PCdoB), ao lado da primeira dama e secretária municipal de Assistência Social, Maria José Cezar, foi um dos primeiros a votar.

– Fiz questão de comparecer à votação, pois reconheço que a função pública de conselheiro tutelar é de grande relevância na defesa e garantia dos direitos da criança e do adolescente – declarou o prefeito.

A promotora da Infância e Juventude de Barra Mansa, Carolina Naciff, e o promotor de Justiça Diogo Erthal, acompanharam toda a votação. Organizado pela comissão eleitoral do Conselho dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA), o pleito envolveu cerca de 60 voluntários.

– Este ano, pela primeira vez, o processo eleitoral para escolha dos conselheiros tutelares foi unificado em todo o país. O objetivo foi chamar a atenção dos cidadãos para a importância do papel do Conselho Tutelar na defesa dos direitos das crianças e adolescentes. Ficamos muito felizes com o comparecimento dos eleitores em Barra Mansa e agradecemos o apoio da prefeitura na divulgação da eleição – comentou a promotora, informando que os conselheiros eleitos tomarão posse no dia 10 de janeiro de 2016.

E durante a eleição de conselheiros tutelares em Barra Mansa, uma mulher de 63 anos morreu depois de passar mal. Maria Madalena Ribeiro chegou a ser socorrida pelo Corpo de Bombeiros, mas não resistiu e morreu na Santa Casa da cidade, para onde foi levada.  De acordo com familiares, ela teria sofrido um infarto.

 Resende

O resultado da eleição em Resende foi divulgado ontem pelo Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e Adolescente da cidade. Entre 27 candidatos, foram eleitos cinco conselheiros titulares e outros cinco como suplentes. Mais de 3,8 mil eleitores compareceram à votação.

Os novos conselheiros serão empossados no dia 10 de janeiro de 2016, para exercerem mandato até 2020.

 Pinheiral

Já em Pinheiral, o processo eleitoral também contou com grande participação popular. A eleição aconteceu no Centro Municipal de Ensino Roberto Silveira. A eleição reuniu 945 votantes e escolheu os novos conselheiros tutelares para o mandato 2016-2019.

De acordo com a secretária municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Laís Marcelino, a participação popular foi essencial.

– Sabíamos da importância de mobilizar a população para a primeira eleição unificada em todo país e os moradores aderiram ao processo. Isso só reforça a importância e o papel que os novos conselheiros devem ter. Desejo que os cinco eleitos tenham consciência relevância do seu papel na garantia dos direitos da criança e do adolescente – disse.

Devido ao grande número de eleitores na fila, o governo municipal e o Conselho da Criança solicitaram a Promotoria, a liberação de mais uma cabine de votação para agilizar o processo.

Confira os nomes dos conselheiros titulares e suplentes eleitos.

Barra Mansa

Titulares

– Ana Maria Valva Duque: 182 votos

– Marinilda da Silva Lopes: 179 votos

– Vanea dos Santos Faria: 178 votos

– Adriana Cristina da Costa: 155 votos

– Isabela Cristina de Carvalho: 142 votos

Suplentes

– Telma Maria de Souza Ribeiro: 137 votos

– Sandra Maria Cunha: 131 votos

– Nadson Blenner Rodrigues: 114 votos

– Maria José Barcellos: 106 votos

– Tungstênio Costa Machado: 92 votos

 Resende

Titulares

– José Henrique Vale Freire: 305 votos

– Maria Elena de Almeida Rabelo: 282 votos

– Maria de Fátima dos Santos Sousa: 276 votos

– Alcione Ferreira Vieira de Souza: 251 votos

– Thiago Diniz de Carvalho: 239 votos

Suplentes

– Mislene da Silva Santos Carlos: 216 votos

– Luís Antônio Fidelix: 201 votos

– Marlene de Fátima Martins de Almeida: 194 votos

– Núbia Tamara Lélis dos Santos: 170 votos

– Paulo César Rodrigues: 169 votos

 Pinheiral

*Titulares

– Celina da Silva Gonçalves

– Claudia Maria Silva de Abreu Pinho

– Gláucia Nogueira Barbosa

– Lúcia Dalva da Silva Mateus

– Robson Neves Guilherme

*Suplentes

– Ana Carolina Secreto

– Eli Pacheco

– Fabiana Rosa

– Cida de Paula

– Indiara Ferreira

 *A quantidade de votos não foi divulgada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA)

You may also like

3 comments

armando 6 de outubro de 2015, 07:57h - 07:57

Cadê os de Valença????????????????????? Barra do Piraí????????????? Mendes?????????????? Vassouras????????????? Das outras regiões????????? Ô estagiário, vc errou no título da matéria. Qual região vc se refere?

CARLOS AUGUSTO DOS SANTOS 6 de outubro de 2015, 07:22h - 07:22

HOUVE PROBLEMAS EM VR?

Paratemas 5 de outubro de 2015, 22:12h - 22:12

Cadê o resultado de VR ? Pq a apuração está demorando tanto ? No Brasil, qualquer brecha vira possiblidade de fraude eleitoral. Vide a última eleição.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996