Mudança de procedimento retarda chegada de informações sobre casos de Covid-19 ao governo estadual

by Paulo Moreira

Volta Redonda – A diferença entre o número de casos confirmados de Covid-19 (a doença causada pelo novo coronavírus) registrados pela prefeitura de Volta Redonda e aqueles constantes nos boletins da Secretaria Estadual de Saúde  pode ser explicada pela mudança no procedimento de notificação dos casos. Agora, os casos testados e confirmados são informados diretamente à Prefeitura de Volta Redonda que, por protocolo, repassa as informações para o Ministério da Saúde.  O mesmo protocolo determina ainda que o Ministério da Saúde informe às secretarias estaduais.

Como o órgão federal está recebendo informações dos 5.571 municípios brasileiros e depois tem de repassá-las aos 26 estados mais o Distrito Federal, não é de estranhar que a velocidade com que as informações chegam ao estado seja menor do que aquela com que elas chegam aos municípios.

Para exemplificar, vamos pensar em um único caso: a pessoa sente sintomas que podem ser da Covid-19 e busca o sistema municipal de saúde. O médico atende a pessoa, registra o caso como suspeito e recolhe material para exame. O caso suspeito é informado ao Ministério da Saúde.

O Lacen faz o exame e confirma se tratar de um caso de Covid-19. A informação é passada à prefeitura, que, por protocolo, informa ao governo federal o caso confirmado. O governo federal (Ministério da Saúde) precisa receber essa informação (que veio junto com outras dos mais de 5.500 municípios) e repassar para a Secretaria Estadual de Saúde.

No caso específico de Volta Redonda, há um complicador a mais: na cidade existe um estabelecimento de saúde particular que faz diretamente os testes. Os resultados são repassados à prefeitura, que segue o protocolo e informa ao governo federal.

Com isso, fica explicado a diferença no total de casos registrados pela cidade em relação ao que é informado pela Secretaria Estadual de Saúde. Já o governo federal publica seus dados com frequência menor do que o governo estadual. A reportagem do DIÁRIO DO VALE visitou o site do ministério na Internet e constatou que o boletim mais recente daquele órgão tem data de 13 de março.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996